Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Transferência/ transposição de pence

Para que a peça de roupa tenha uma modelagem que se adeque ao corpo, é preciso usar algumas estratégias no momento da costura, como as pences, mas o que muitas pessoas possuem dúvidas é sobre como fazer a transposição de pence.

Nas partes curvas e com volume do corpo, é comum que as pences façam parte da roupa para trazer um ajuste melhor. Elas podem ser feitas no quadril, cintura, busto e caso você não queira esses detalhes, é possível fazer a transposição de pence.

Mesmo que de início pareça um pouco difícil, com o passar do tempo e com muita experiência, é possível aperfeiçoar essa técnica que pode te ajudar muito a criar novas modelagens de peças de roupas.

Pensando em te ajudar, hoje trouxemos algumas maneiras de como fazer a transposição de pence, o que é esse detalhe na peça e como usar essa técnica para fazer ajuste, dar volumes e recortes às roupas. Confira a seguir!

O que são pences?

As pences são alguns ajustes que podem ser feitos nas roupas para que os tecidos tenham a forma do corpo, e são feitas para eliminar alguns excessos. As pences são quase imperceptíveis, e ficam como se fossem dobras do lado avesso da peça.

Existem alguns pontos que são muito importantes para que as pences sejam feitas nas roupas, e você também pode fazer a transposição de pence, caso haja necessidade.

Os moldes das peças feitas como base representam uma planificação que o nosso corpo não possui. Por isso, as pences e outros detalhes são feitos para trazer um ajuste melhor e criar peças diferenciadas.

Mas, para que isso seja possível, é importante conhecer a técnica de transposição de pence em diferentes modelos.

Como fazer a transposição de pence em algumas peças

Blusas com pence na cintura

Em blusas que possuem pence no meio da cintura, você pode usar a modelagem da frente da peça com as pences básicas feitas, na cintura e no busto. A intenção é fazer a transposição da pence para passar o volume.

Para isso, pegue o molde da blusa da frente com as pences feitas e copie em um outro papel. Marque em qual local você deseja colocar a pence.

Corte o local até o final da pence. Feito isso, feche a parte da cintura e do busto. Para unir essas partes, use uma cola ou fita. Feche as pences. Assim você verá que uma nova pence foi aberta.

Com isso, coloque o papel por baixo dessa nova pence e pronto, a transposição foi feita.

Pence na cintura e lateral

Para fazer a transposição da pence nesses casos, você precisa transferi-la para a lateral, abaixo da cava na peça, no primeiro molde, desconsiderando a pence feita na cintura.

Você também pode transferir a pence do ombro para a lateral da peça, mantendo a da cintura.

transposição de pence

Peças com pence no ombro

Nesses casos, primeiro você precisa fazer uma cópia da base usando as principais pences da peça, marcando o local em que você deseja fazer a transposição da pence.

Feito isso, corte essa linha até o final da pence e cole as do busto e da cintura. Quando fechar, você vai notar que uma nova foi aberta, coloque o papel por baixo e verá que foi transportada.

Para que as peças de roupas tenham um bom caimento no corpo das clientes, sem ficar folgadas ou em estiramentos, você precisa fazer essas previsões nos moldes. Mas, quando isso ainda acontece, as pences podem ser uma solução para a peça.

Elas podem ser utilizadas em diferentes modelos de roupas, dependendo do que você desejar ajustar ou trazer como detalhe para a peça.

Agora que você viu como fazer a transposição de pence, use essa técnica quando preferir e veja novos detalhes interessantes nas suas roupas.

Acesse nosso curso de Modelista Profissional e acesse nosso site Maximus Tecidos.

Assuntos Relacionados

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *