Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Tudo sobre o TECIDO CETIM: Quais os TIPOS DE CETIM e a Diferença entre Cetim e SEDA

Olá, tudo bem? Neste artigo nós vamos falar sobre o tecido cetim. Um tecido que é tão clássico, elegante e que tem um papel importante na moda.

Entenda porque este tecido marcou gerações e está muito presente na moda até os dias de hoje.

Se preferir, você pode assistir este conteúdo dando play no vídeo abaixo:

O QUE É UM TECIDO CETIM?

O cetim é um daqueles tecidos que todo mundo sabe o que é. Fica fácil lembrar do brilho acetinado, do luxo e da elegância da seda, porque o cetim traz essa questão dos fios da seda. Apesar de que hoje em dia é mais difícil encontrá-lo na seda e sim mais fácil encontrar em outras fibras artificiais ou sintéticas.

Maximus Tecidos tecido cetim maximus tecidos Clube da Costureira 600x300

O cetim está muito presente na moda em blusas, camisas, vestidos e saias. Na moda festa o cetim aparece em vestidos muito luxuosos e também em vestidos usados por grandes artistas nos tapetes vermelhos e também em cenas de filmes muito marcantes.

Maximus Tecidos tecido cetim maximus tecidos Clube da Costureira 600x300

As roupas de cetim costumam ter um caimento muito bonito que pode ser leve ou pode ser pesado. Este é um tecido que pode ter várias gramaturas, por isso pode ser mais fluido e com movimento ou mais encorpado. A gramatura do tecido vai influenciar diretamente no caimento da roupa.

Confira todas as opções de tecido cetim no site da Maximus Tecidos aqui!

QUAL A DIFERENÇA DO CETIM E SEDA?

Alguns registros sobre histórias de tecidos dizem que a seda originalmente foi descoberta por uma imperatriz da China enquanto tomava o seu chá da tarde e caiu um bicho da seda dentro da xícara. Se essa parte específica da história é verdade, a gente não sabe, mas é certo que a seda vem da China.

Maximus Tecidos tecido cetim maximus tecidos Clube da Costureira 600x300

O processo de fabricação do fio de seda é lento, muito delicado e caro. É por isso que as roupas de seda precisam de um cuidado especial. Isso reflete diretamente no preço desse tecido. 

Existem muitos tecidos que usam o fio de seda na composição, como rendas, zibeline, tafetá e o cetim, por exemplo.

No entanto, o cetim tem uma característica única que é o seu brilho muito acetinado. Este brilho é diferente de outros tecidos brilhantes, porque só de bater o olho no tecido você já consegue perceber que é um cetim. 

Para um tecido ser chamado de cetim ele não precisa necessariamente ser de seda, pode ser de fibras artificiais ou sintéticas.

O cetim de poliéster é encontrado com mais facilidade tanto para comprar o tecido quanto para comprar a roupa pronta. É uma versão de cetim mais acessível, com várias cores diferentes e caimentos diferentes.

Embora a qualidade nunca vá se equiparar a um fio de seda, o caimento de um cetim de poliéster também pode ser muito semelhante. Ele tem o toque sedoso e o caimento vai depender da gramatura do tecido.

A tecnologia traz a possibilidade de se copiar um tecido de uma fibra muito específica como é o caso da seda e ter ele numa versão artificial ou sintética.

HISTÓRIA DO TECIDO CETIM

Os primeiros registros que se tem desse tecido era nas vestimentas dos imperadores dos reis e das rainhas, começando pela China e depois indo para outros lugares do mundo. 

No cinema tem filmes com figurinos muito clássicos que marcaram história na décadas passadas e que usaram o cetim, como por exemplo os filmes da Marilyn Monroe. Outro filme muito clássico é o Bonequinha de Luxo com a atriz Audrey Hepburn. 

Maximus Tecidos tecido cetim maximus tecidos Clube da Costureira 600x300

QUE TIPO DE ROUPA SE FAZ COM CETIM?

O cetim pode ser usado na moda festa, na moda casual e também na moda íntima.

Blazers, vestidos, saias, calças, blusinhas de cetim são puro charme. Aí vai da sua criatividade e ousadia na hora de montar seus looks. Isso é o mais legal da moda: a liberdade de inventar e reinventar.

Maximus Tecidos tecido cetim maximus tecidos Clube da Costureira 600x300

Para quem compra roupa pronta e quer uma roupa de cetim, além de ser fácil reconhecer o tecido visualmente, basta analisar a etiqueta para saber se é um cetim de poliéster ou um cetim de seda. 

Já para quem vai comprar o tecido para fazer uma roupa com brilho acetinado, é importante levar em consideração que existem tipos diferentes de cetim e até com nomes diferentes. Na maioria das lojas, inclusive na Maximus Tecidos, você vai encontrar tecidos acetinados com outros nomes.

Se tudo que tiver um brilho acetinado a gente for vender como cetim, então todos os tecidos brilhosos acetinados a gente precisaria chamar de cetim e isso ia gerar uma confusão muito grande. É por isso que hoje em dia todas as lojas acabam batizando os seus tecidos com outros nomes a depender da gramatura, da trama desse tecido, da textura que ele tem e trazendo o termo acetinado ou outros nomes.

Na Maximus Tecidos temos uma variedade imensa de crepes que tem a base acetinada, mas que tem o nome crepe porque tem a textura de um crepe, mas que quando a roupa fica pronta vai ter também a característica do brilho acetinado do cetim. 

É o caso, por exemplo, do Crepe Dior, do Crepe Pasquale, do Crepe Vogue e do Crepe Madame. Cada um tem um nome diferente, com gramatura e caimento diferentes, mas com um brilho acetinado semelhante. 

Então se você está querendo fazer uma peça com o brilho do cetim, uma dica de ouro é entrar em contato com a nossa equipe de consultores de moda para que possamos te indicar o tecido com o caimento ideal para o modelo que você deseja confeccionar. 

Confira todas as opções de tecido crepe no site da Maximus Tecidos aqui!

TIPOS DE CETIM

Existem vários tipos diferentes de cetim, um deles é o cetim italiano. Ele é um tecido bem encorpado, com um caimento pesado e indicado para fazer vestidos bem justinhos. No entanto, também dá para fazer vestidos amplos porque ele confere estrutura.

O cetim italiano é um cetim clássico de vestidos de noiva, principalmente vestidos que são lisos e sem muitos detalhes. É um tecido mais encorpado que possibilita fazer modelagens mais justas ao corpo, mas que também é muito utilizado em roupas infantis para fazer aqueles vestidos de festa que são mais amplos.

Para conhecer todos os tipos de cetim disponíveis no site da Maximus Tecidos: Aperte Aqui!

Espero que essas informações sobre cetim tenham sido úteis para você! Aperte aqui para ler mais artigos sobre tecidos.

Se você gostou, pode comentar aqui abaixo o que achou e também curta esse vídeo no canal do YouTube da Maximus Tecidos. Aproveita para se inscrever e seguir as nossas redes sociais aqui.

Assuntos Relacionados

Comentários

3 respostas

  1. Preciso de ajuda para escolher um tecido com pouco brilho,um belo caimento para confeccionar uma beca para advogado para ser usada em juri ,por favor me indiquem qual o melhor tecido😁

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *