Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Um dia de modelista

A profissão de modelista é uma das mais importantes na indústria da moda e confecções de vestuários. O dia de modelista não é fácil, acredite… pode ser bastante atarefado!

Mas você sabe realmente o que é a profissão de modelista e qual o seu papel nessa área tão cobiçada?

Neste artigo vamos te explicar direitinho sobre esse trabalho. E também sobre como é o dia de modelista para quem cumpre essa função na empresa, ou mesmo, para quem segue carreira autônoma.

Não deixe de conferir este artigo e descobrir mais sobre essa profissão tão interessante, porém tão desconhecida ao mesmo tempo.

Modelista x Estilista

Você sabe qual a diferença entre uma modelista e uma estilista?

É muito comum pensarem que essas duas coisas são sinônimas, porém elas correspondem à duas profissões totalmente diferentes ainda que muito relacionadas uma com a outra.

Então vamos à essas diferenças que você precisa entender:

Estilista

O papel do estilista é possivelmente o mais destacado no meio da moda. É o que alude ao máximo do glamour e do prestígio.

Estilistas das marcas mais famosas da alto costura são a grande inspiração da maioria das pessoas que buscam sucesso nessa área.

O estilista cria a peça. Ele desenvolve a ideia e a desenha. Ele cria uma peça para atender à uma necessidade e despertar o desejo de seu público alvo.

Deve dominar os interesses desse público bem como as tendências que vão influenciar e até mesmo determinar essas necessidades e preferências.

Modelista

O papel é transformar a ideia em realidade. É o de viabilizar a confecção da peça.

Muitas vezes é a modelista que vai criar a peça piloto, verificar com o estilista como ela deve ser, quais os ajustes devem ser feitos, quais as técnicas necessárias para transformar a peça em algo utilizável pelo público.

Depois de criar o modelo adequado para a peça. A modelista deverá reproduzir o modelo em vários tamanhos para que a peça possa ser confeccionada em produção.

Este é um cargo de muita responsabilidade pois se houver algum erro ou inadequação no molde criado pela modelista, toda a produção será comprometida.

A modelista é a responsável pelos moldes, e portanto é o pivô na produção. O dia de modelista resume-se à viabilizar esse elo entre o croqui e a própria peça que deverá ser confeccionada.

Quando num desfile, ela precisa montar todos os moldes de todas as peças exclusivamente.

Quando de uma produção para varejo, ela que desenvolve os moldes para os tamanhos diferentes que serão produzidos.

A rotina

Agora que você já sabe a principal diferença entre os papéis desempenhados por um estilista e por um modelista, vamos entender como funciona o dia de uma modelista e qual a sua rotina de trabalho.

Confira:

Modelistas tem uma função chave nas grandes confecções. Elas são muito respeitadas entre o meio e são decisivas para toda e qualquer etapa do processo de produção da peça.

A modelista deve entender junto à estilista tudo a respeito da peça que será criada.

Qual o aspecto estético, o tipo de material a ser utilizado, o caimento que a peça deve ter no corpo, para então desenvolver o molde ideal para que a peça possa ser reproduzida de acordo com o padrão que assumirá.

A modelista ainda será responsável por ampliar ou reduzir os moldes para que sejam confeccionados os diferentes tamanhos da peça.

Um dia de modelista pode ser abarrotado de coisas para fazer, mas quem segue essa profissão declara que é sua verdadeira paixão! Se você se interessou, que tal investir nessa carreira?

Conheça os cursos de modelagem e moulage da Escola de Moda Online da Maximus Tecidos: Clique Aqui!

Aperte Aqui e Faça sua Assinatura de Moldes, Moda & Estilo e tenha acesso a Maior Biblioteca de Moldes de Costura do Brasil!

Matrículas Abertas Curso MODELISTA PROFISSIONAL Certificado pelo MEC através da FBr: Aperte Aqui!

Matrículas Abertas Curso MODELAGEM PROFISSIONAL DE MALHAS Certificado pelo MEC através da FBr: Aperte Aqui!

Assuntos Relacionados

Comentários

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *