Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Vamos tirar suas dúvidas de costura

Muitas são as nossas dúvidas de costura, não sabemos os termos corretos ou o que significa cada coisa, o que é: fio reto, viés, corte e margem de costura, aqui iremos aprender um pouco.

Com o papel de garantir transparência, legitimidade e qualidade dos produtos e do ensino, a Maximus Tecidos vem ajudar você a tirar suas dúvidas de costura.

As dúvidas de costura:

Fio reto

Em cada processo da costura há etapas a serem seguidas, as peças possuem várias ‘partes’ a serem costuradas até formar uma peça completa.

A participação das costureiras, sejam profissionais ou por Hobbie no processo de produção de roupas, tem crescido consideravelmente, há até mesmo fábricas de tecidos no país em que o mercado têxtil é fortíssimo.

O importante é que essa etapa seja cada vez mais agilizada para ser concluída de forma rápida e com qualidade, não prejudicando o tempo da mão de obra e nem mesmo a qualidade da peça em confecção.

As dúvidas de costura são comuns para aqueles que não conhecem nada desse mundo, é normal estranhar e não reconhecer alguns termos.

Sem mais enrolações, vamos ao que nos interessa, o esclarecimento de algumas  dúvidas de costura, começando pelo:

 Fio Reto

  1. O fio reto é basicamente a direção do fio, é o sentido do fio no tecido, estes costumam ser paralelos uns aos outros, são a base do tecido, totalmente tensionados e firmes, estes são o ‘sustento’ do tecido.

Sua elasticidade é maior que a dos demais frios, isso faz com que haja o caimento da peça, podemos notar essa direção de fios quando colocamos uma roupa.

Viés

  1. O viés é a tira de tecido que dá o acabamento as peças, sabe aquela parte das mangas, golas da camisa, por exemplo, então, este é o viés.

Há vários tipos de viés, de tecidos e malhas diferentes, todos podem ser usados para acabamento das peças, estas servem para uma espécie de proteção, evita que sua roupa rasgue ou descosture, por exemplo.

Corte do tecido

  1. O corte do tecido é basicamente você cortar o tecido com que vai trabalhar, mas não, você não pode realizar este processo de qualquer forma, a etapa do corte é importante para a otimização do seu material.

E até mesmo a economia dele, jamais faça cortes a olho, sempre use as marcações e moldes.

Para cada peça de roupa há tipos de cortes diferentes, tudo depende da peça que você deseja confeccionar.

Um conselho, possua uma tesoura reta e afiada, e corte sempre na direção do fio, para que assim haja menos chances de ocorrer erros.

Margem de costura

  1. A margem de costura é o seu salva vidas no universo da costura, jamais realiza a confecção de uma peça sem antes fazer as marcações de margens.

Antes de partir direto ao tecido, você vai precisar de moldes, e a maioria deles não vem com as margens marcadas, portanto você terá que fazer isso.

Esta etapa depende do objetivo de resultado e peça, você pode usar a margem padrão: entre 1 e 1,5 cm ou margens sob medidas, que é quando são tiradas as medidas do corpo do cliente.

Lembre-se sempre que a margem é uma das etapas mais importantes do processo de costura, pois esta, se calculada e feita corretamente, pode evitar erros e prejuízo do resultado da peça.

1cm a mais ou a menos faz sim toda a diferença.

Procure uma empresa especializada, se você quiser aprender mesmo, terá que aprender com pessoas que saibam o que estão fazendo, a Maximus. Pode te oferecer isso.

Contando com profissionais devidamente qualificados para exercício da atividade, por meio de aulas virtuais, profissionais interessados em se especializar na área poderão procurar nossa equipe para a compra do curso desejado.

Os cursos oferecidos pela Maximus não só possibilitam que você aprenda sobre  dúvidas de costura, mas sobre todo o universo de aviamentos e tecidos.

Se você já costura ou quer iniciar, quer aprender novas técnicas, quer comprar tecidos de qualidade, a melhor qualidade de produtos e cursos de costura está na Maximus Tecidos, não perca sua chance. Acesse Gente que Ama Costurar.

Assuntos Relacionados

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *