A profissão de costureira é uma das mais antigas das quais temos notícia! É muito provável que exista costura desde que há civilização organizada, já que os registros mais antigos chegam a ter mais de 30 mil anos!
Se, anteriormente, as costureiras aprendiam o ofício com outras mulheres, geralmente da família, atualmente há uma infinidade de oferta de cursos profissionalizantes e de especialização para o segmento da costura. Mas quais as vantagens e desvantagens do curso de corte e costura?
Apesar de ser um ofício que data de muito tempo, já que a agulha feita em marfim mais antiga encontrada possui cerca de 30 mil anos e a agulha de metal é fabricada desde os anos de 1300, os cursos que formam costureiras são algo muito recente.
No Brasil, até a época de nossas avós, fazia parte das tarefas de casa saber costurar o básico, pregar botões e fazer barras ou pequenos consertos e era comum que, na maioria das famílias houvesse uma costureira.
Assim, esse ofício era ensinado de uma mulher para outra e a própria prática formava as costureiras. Algumas costureiras trabalhavam para fora e, com o tempo e a industrialização, costureiras começaram a atuar também em fábricas.
Atualmente, saber costurar não é algo tão comum assim, sobretudo nos grandes centros. Em compensação, há uma grande variedade de oferta de cursos de costura em diversas modalidades, inclusive cursos online.
Mas quais as vantagens e desvantagens do curso de corte e costura?
Você deve estar se perguntando se compensa fazer um curso de corte e costura ou se é mais viável aprender com a prática ou mesmo passar um tempo aprendendo com uma costureira mais eficiente. A resposta depende dos motivos que te levam a querer costurar.
Separamos as principais vantagens e desvantagens do curso de corte e costura para que você se decida pelo melhor meio de aprender a costurar. Veja as vantagens:
Se você deseja costurar, realizar um curso te permite optar pela grade curricular que melhor se adeque às suas necessidades.
Existem cursos para iniciantes, cursos de especialização, técnicas de overloque, máquinas de costura de diversos tipos e modelos, costura de tecidos finos, alta costura, modelagem e assim por diante.
Claro que é importante aprender e ouvir outros profissionais e isso vale para qualquer ofício. Mas sabe aquela história de traçar seu próprio caminho e andar com as próprias pernas? Todo costureiro famoso fez exatamente isso.
Acontece que a moda e a costura são segmentos que exigem ousadia, ainda que você deseje apenas costurar peças comuns, precisa de estilo próprio e nada melhor do que ter seu próprio negócio e ser autêntico.
As principais desvantagens de fazer um curso de corte e costura pode ser o tempo que você levará para se inserir nesse mercado. As costureiras que aprendem o ofício com outras imediatamente iniciam seu caminho prático e começam a costurar e ter contato com tecidos, cortes e clientes.
Esse é um item importante a se considerar, especialmente se você não possui muito tempo. No entanto, lembre-se: nos cursos o aprendizado pode ser melhor estruturado, além disso você está ali aprendendo, portanto, há um espaço maior para errar, o que, invariavelmente irá acontecer no começo.
Agora que você já sabe as vantagens e desvantagens do curso de corte e costura, pode optar pela forma de aprendizado mais adequada para você. Basicamente, o curso compensa muito, mas é preciso ter tempo e paciência.
No entanto, há cursos mais rápidos para iniciantes onde rapidamente você pode aprender a costurar peças básicas e, como em toda profissão, a dedicação faz toda a diferença!
A digitalização e organização dos croquis de moda são passos essenciais para estilistas, estudantes de…
Neste episódio você vai ver um lado do crochê que talvez você nunca tinha visto.…
A arte urbana tem diversas formas de manifestação, cada uma delas trazendo uma perspectiva única…
Já imaginou costurar suas próprias lingeries e pijamas com acabamento profissional? Ou então investir neste…
Neste episódio da Rádio da Costureira, recebemos Hadassa Braz, uma jovem empreendedora que tem a…
A moda sempre foi uma forma poderosa de expressão pessoal, refletindo nossa identidade, cultura e…