Vantagens e desvantagens do curso de corte e costura


3

A profissão de costureira é uma das mais antigas das quais temos notícia! É muito provável que exista costura desde que há civilização organizada, já que os registros mais antigos chegam a ter mais de 30 mil anos!

Se, anteriormente, as costureiras aprendiam o ofício com outras mulheres, geralmente da família, atualmente há uma infinidade de oferta de cursos profissionalizantes e de especialização para o segmento da costura. Mas quais as vantagens e desvantagens do curso de corte e costura?

Costura como profissão

Apesar de ser um ofício que data de muito tempo, já que a agulha feita em marfim mais antiga encontrada possui cerca de 30 mil anos e a agulha de metal é fabricada desde os anos de 1300, os cursos que formam costureiras são algo muito recente.

No Brasil, até a época de nossas avós, fazia parte das tarefas de casa saber costurar o básico, pregar botões e fazer barras ou pequenos consertos e era comum que, na maioria das famílias houvesse uma costureira.

Assim, esse ofício era ensinado de uma mulher para outra e a própria prática formava as costureiras. Algumas costureiras trabalhavam para fora e, com o tempo e a industrialização, costureiras começaram a atuar também em fábricas.

Atualmente, saber costurar não é algo tão comum assim, sobretudo nos grandes centros. Em compensação, há uma grande variedade de oferta de cursos de costura em diversas modalidades, inclusive cursos online.

Mas quais as vantagens e desvantagens do curso de corte e costura?

Vantagens do curso de corte e costura

Você deve estar se perguntando se compensa fazer um curso de corte e costura ou se é mais viável aprender com a prática ou mesmo passar um tempo aprendendo com uma costureira mais eficiente. A resposta depende dos motivos que te levam a querer costurar.

Separamos as principais vantagens e desvantagens do curso de corte e costura para que você se decida pelo melhor meio de aprender a costurar. Veja as vantagens:

  • Você escolhe a grade do curso que deseja

Se você deseja costurar, realizar um curso te permite optar pela grade curricular que melhor se adeque às suas necessidades.

Existem cursos para iniciantes, cursos de especialização, técnicas de overloque, máquinas de costura de diversos tipos e modelos, costura de tecidos finos, alta costura, modelagem e assim por diante.

  • Você traça seu caminho profissional

Claro que é importante aprender e ouvir outros profissionais e isso vale para qualquer ofício. Mas sabe aquela história de traçar seu próprio caminho e andar com as próprias pernas? Todo costureiro famoso fez exatamente isso.

Acontece que a moda e a costura são segmentos que exigem ousadia, ainda que você deseje apenas costurar peças comuns, precisa de estilo próprio e nada melhor do que ter seu próprio negócio e ser autêntico.

Desvantagens do curso de corte e costura

As principais desvantagens de fazer um curso de corte e costura pode ser o tempo que você levará para se inserir nesse mercado. As costureiras que aprendem o ofício com outras imediatamente iniciam seu caminho prático e começam a costurar e ter contato com tecidos, cortes e clientes.

Esse é um item importante a se considerar, especialmente se você não possui muito tempo. No entanto, lembre-se: nos cursos o aprendizado pode ser melhor estruturado, além disso você está ali aprendendo, portanto, há um espaço maior para errar, o que, invariavelmente irá acontecer no começo.

Agora que você já sabe as vantagens e desvantagens do curso de corte e costura, pode optar pela forma de aprendizado mais adequada para você. Basicamente, o curso compensa muito, mas é preciso ter tempo e paciência.

No entanto, há cursos mais rápidos para iniciantes onde rapidamente você pode aprender a costurar peças básicas e, como em toda profissão, a dedicação faz toda a diferença!

Conheça os cursos de corte e costura, modelagem e moulage da Escola de Moda Online da Maximus Tecidos: Clique Aqui!


Like it? Share with your friends!

3
Maximus Tecidos
A Maximus Tecidos é conhecida por ser a maior loja online de tecidos do Brasil, cujo propósito é resgatar o hábito de costurar. Este propósito se cumpre através da venda de tecidos e produtos de modelagem e desenho online, com um preço justo e acessível para chegar em todos os lugares do Brasil. E com o patrocínio da produção de conteúdo de moda gratuito na internet. Além da loja online com entrega em todo Brasil, temos lojas físicas em Toledo e Cascavel no Paraná. https://www.maximustecidos.com.br/

0 Comments

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *