Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Veja como se faz costura bem acabada

Veja como se faz costura bem acabada

Muitas etapas são importantes para a confecção de roupas no universo da costura. Nesse texto falaremos sobre a finalização das peças, portanto, siga as dicas e veja como se faz uma costura bem acabada!

O acabamento pode definir se a peça foi bem feita ou mal feita, portanto ele pode invalidar todas as etapas anteriores, ainda que realizadas com perfeição! Certamente você já viu uma peça com acabamento mal feito, descosturando ou desmanchando em suas mãos! Ninguém quer isso, não é mesmo?

A fase do acabamento de roupas

É o acabamento que define se uma peça é ruim ou está deselegante. Costuras se soltando e tecido com fiapos são exemplos de acabamentos mal feitos e que, infelizmente, ainda são muito comuns de serem encontrados.

Veja como se faz uma costura bem acabada, conferindo a importância dessa finalização para as peças que você costura!

Basicamente, a etapa do acabamento depende do capricho e paciência de quem faz a costura. Existem costureiras especializadas em fazer acabamento de peças, porque possuem maior delicadeza para esta etapa.

Mas se você trabalha com costura, o acabamento bem feito precisa fazer parte da sua rotina de trabalho. Para tanto, que tal reservar um tempo maior para revisar as peças acabadas e, se necessário, refazer algo que não ficou tão bom? Afinal, a entrega de sua peça ao cliente precisa ser impecável!

Técnicas para um acabamento perfeito

Acompanhe as técnicas a seguir e veja como se faz uma costura bem acabada.

A decisão sobre qual técnica utilizar precisa vir de quem costura. Para poder fazer a melhor escolha, saiba mais sobre os acabamentos mais comuns:

  • Acabamento rebatido

Esse tipo de acabamento também é chamado de costura inglesa e é muito utilizado em camisas, principalmente as mais finas e de modelos sociais.

É também uma técnica utilizada em barbatanas ou passadores. É um acabamento que dá perfeição às peças e deve ser aprendido por quem costura sob encomenda, especialmente roupas masculinas.

  • Picotagem

A técnica de picotar é bastante utilizada quando o tecido corre o risco de rasgar ou desfiar. É uma das técnicas mais simples e que pode ser feita com a própria tesoura de costura, e que, no entanto, rende um resultado muito bom para acabamento

de extremidades.

  • Zigue-zague

O zigue-zague é ideal para tecidos que esticam muito, como as malhas e elastano. Esse tipo de acabamento é feito pela maioria das máquinas de costura mais modernas e o ideal é que seja colocado rente à borda da peça. Também é um tipo de acabamento que pode ser utilizado para tecidos que desfiam com facilidade.

Dicas para obter melhores acabamentos

O acabamento é um processo que depende do tipo de tecido e de peça que está sendo costurada. Com o aprimoramento, a costureira vai se apropriando das técnicas ideais para cada caso. Mas algumas dicas podem ser importantes para melhorar todos os tipos de acabamento:

  • Escolha tecidos de boa qualidade

Tecidos bons são fundamentais para garantir um bom acabamento. Apesar de existirem tecidos que desfiam por conta do tipo de fibra, tecidos de boa qualidade tendem a oferecer melhores acabamentos quase como regra.

  • Escolha linhas e agulhas ideais para o tipo de tecido

As linhas e agulhas precisam ser adequadas ao tipo de tecido que está sendo costurado. Quanto mais fino o tecido, mais fina a agulha que deve ser utilizada. A linha precisa ser ideal para o tipo de tecido, se mais resistente ou mais delicada e fina.

Agora que você já leu todas as dicas em veja como se faz uma costura bem acabada, já pode dar aquele acabamento perfeito às suas peças!

Conheça os cursos de corte e costura da Escola de Moda Online da Maximus Tecidos: Clique Aqui!

Assuntos Relacionados

Comentários

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *