Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Veja Os Tipos De Tecidos Para Vestido

Existem alguns tipos de tecidos para vestido básicos que são comuns – como renda, tule, cetim; organza, etc. Estes são tecidos clássicos e tradicionais de festa.

Escolher o tecido correto para o vestido pode parecer uma tarefa fácil em um primeiro momento – basta o cliente escolher o que gosta, certo? Errado!! Escolher o tecido incorreto pode dificultar ou impossibilitar a costura e o ajuste da peça.

Embora alguns tecidos sejam costumeiros e por si só já transmitem certo glamour e sofisticação, é preciso levar em conta o biotipo de cada pessoa, o efeito desejado, o design da peça escolhida e a possibilidade de trabalhar com o material desejado dentro destes parâmetros.

Como é possível observar são muitos fatores envolvidos na escolha do tecido ideal. Por isso, o auxílio do profissional responsável pela confecção da peça pode ser realmente de grande ajuda. Conhecer bem as opções também pode ser de grande auxílio no momento de avaliar as alternativas.

1.    Tule

O tule moderno (também conhecido como bobina) foi produzido pela primeira vez após uma complexa máquina de tecelagem que poderia produzir com eficiência o tecido foi patenteada em 1809.

Depois disso, o tule se tornou parte integrante de vestidos de noiva, vestidos de noite e lingerie. Outrora um têxtil proibitivamente caro e luxuoso feito de seda, o tule tornou-se prontamente disponível para as massas, graças à introdução de fibras sintéticas mais baratas, como nylon, rayon e poliéster.

2.    Cetim

O cetim geralmente tem uma fluidez agradável e são usados principalmente em roupas de noite. O acabamento acetinado confere ao tecido uma superfície lisa e brilhante.

É considerado ideal para roupas com cortes mais volumosos, como evasê, sereia, ou os clássicos vestidos de princesa.

3.    Crepe

O crepe é um tecido tradicional, possui muita leveza e normalmente é confeccionado com fios de seda. Este tipo de tecido é fácil de ser trabalhado, mas pode variar de acordo com o peso e pureza do material.

O tecido pode ter ainda uma certa textura em alguns casos. É bastante resistente, sendo ideal não apenas para vestidos de festa mas também para peças mais formais em geral.

4.    Musseline

É um tecido leve, macio, e muito fluido, o que gera um movimento bonito e elegante. O Musseline possui certa transparência e normalmente pede o uso de forro ou camadas adicionais para que não mostre demais.

Pelo movimento e fluidez, é o material ideal para confecção de peças longas e com corte mais delicado.

Uma outra qualidade do material é que ele não amarrota facilmente, sendo perfeito para aplicação na confecção de peças da moda íntima, e quando misturado com aplicações de renda as peças ficam com um ar sensual, bastante feminino e elegante.

5.    Renda

A Renda é uma das primeiras coisas que vem em mente quando se fala em tipos de tecidos para vestido de festa.

É uma opção que pode ser muito versátil, podendo ser utilizada tanto durante o dia quanto a noite, pode conferir um ar discreto, sexy ou romântico a peça, tudo depende de como ela é aplicada, da padronagem escolhida e do corte da peça.

Onde comprar tecidos de qualidade para vestidos de festa

A Maximus tecidos finos é uma loja que atua a mais de três décadas no ramo e oferece variadas opções de tipos de tecidos para vestido. A loja online torna tudo ainda mais acessível, fácil e simples.

Para conhecer as opções disponíveis basta acessar o site!

Assuntos Relacionados

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *