Existem alguns tipos de tecidos para vestido básicos que são comuns – como renda, tule, cetim; organza, etc. Estes são tecidos clássicos e tradicionais de festa.
Escolher o tecido correto para o vestido pode parecer uma tarefa fácil em um primeiro momento – basta o cliente escolher o que gosta, certo? Errado!! Escolher o tecido incorreto pode dificultar ou impossibilitar a costura e o ajuste da peça.
Embora alguns tecidos sejam costumeiros e por si só já transmitem certo glamour e sofisticação, é preciso levar em conta o biotipo de cada pessoa, o efeito desejado, o design da peça escolhida e a possibilidade de trabalhar com o material desejado dentro destes parâmetros.
Como é possível observar são muitos fatores envolvidos na escolha do tecido ideal. Por isso, o auxílio do profissional responsável pela confecção da peça pode ser realmente de grande ajuda. Conhecer bem as opções também pode ser de grande auxílio no momento de avaliar as alternativas.
O tule moderno (também conhecido como bobina) foi produzido pela primeira vez após uma complexa máquina de tecelagem que poderia produzir com eficiência o tecido foi patenteada em 1809.
Depois disso, o tule se tornou parte integrante de vestidos de noiva, vestidos de noite e lingerie. Outrora um têxtil proibitivamente caro e luxuoso feito de seda, o tule tornou-se prontamente disponível para as massas, graças à introdução de fibras sintéticas mais baratas, como nylon, rayon e poliéster.
O cetim geralmente tem uma fluidez agradável e são usados principalmente em roupas de noite. O acabamento acetinado confere ao tecido uma superfície lisa e brilhante.
É considerado ideal para roupas com cortes mais volumosos, como evasê, sereia, ou os clássicos vestidos de princesa.
O crepe é um tecido tradicional, possui muita leveza e normalmente é confeccionado com fios de seda. Este tipo de tecido é fácil de ser trabalhado, mas pode variar de acordo com o peso e pureza do material.
O tecido pode ter ainda uma certa textura em alguns casos. É bastante resistente, sendo ideal não apenas para vestidos de festa mas também para peças mais formais em geral.
É um tecido leve, macio, e muito fluido, o que gera um movimento bonito e elegante. O Musseline possui certa transparência e normalmente pede o uso de forro ou camadas adicionais para que não mostre demais.
Pelo movimento e fluidez, é o material ideal para confecção de peças longas e com corte mais delicado.
Uma outra qualidade do material é que ele não amarrota facilmente, sendo perfeito para aplicação na confecção de peças da moda íntima, e quando misturado com aplicações de renda as peças ficam com um ar sensual, bastante feminino e elegante.
A Renda é uma das primeiras coisas que vem em mente quando se fala em tipos de tecidos para vestido de festa.
É uma opção que pode ser muito versátil, podendo ser utilizada tanto durante o dia quanto a noite, pode conferir um ar discreto, sexy ou romântico a peça, tudo depende de como ela é aplicada, da padronagem escolhida e do corte da peça.
A Maximus tecidos finos é uma loja que atua a mais de três décadas no ramo e oferece variadas opções de tipos de tecidos para vestido. A loja online torna tudo ainda mais acessível, fácil e simples.
A digitalização e organização dos croquis de moda são passos essenciais para estilistas, estudantes de…
Neste episódio você vai ver um lado do crochê que talvez você nunca tinha visto.…
A arte urbana tem diversas formas de manifestação, cada uma delas trazendo uma perspectiva única…
Já imaginou costurar suas próprias lingeries e pijamas com acabamento profissional? Ou então investir neste…
Neste episódio da Rádio da Costureira, recebemos Hadassa Braz, uma jovem empreendedora que tem a…
A moda sempre foi uma forma poderosa de expressão pessoal, refletindo nossa identidade, cultura e…