Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Vestido de Noiva: Quais os Melhores Tecidos?

O casamento representa a união de duas pessoas através do amor e do companheirismo, onde ambos compartilhem os mesmos ideais e tenham uma vida em comum. Saiba sobre vestido de noiva.

Sabemos que tudo precisa ser planejado com bastante antecedência e que os preparativos vão desde a compra das alianças, a cerimônia religiosa, a festa e outros detalhes.

Já para a noiva sem dúvida a sua maior preocupação é o seu vestido de noiva, muitas dúvidas, muitas incertezas até chegar ao modelo ideal para o tão sonhado dia do seu casamento.

Muitas noivas seguem tendências ao escolher o seu vestido de noiva, modelos usados por princesas, atrizes, vestidos de filmes, bem como muitas tem seu próprio estilo de acordo com sua personalidade. 

Tecidos para o vestido de noiva:

Cada modelo de vestido tem um tipo específico de tecido para sua confecção. Por isso precisa ser estudado minuciosamente para obter um resultado que encante a noiva bem como a todos que estiverem presentes.

Os tecidos para o vestido de noiva na maioria das vezes são acrescentados de adereços como pedrarias, pérolas, bordados, sempre combinando para que haja harmonia.

  • Cetim

O cetim é um dos preferidos da maioria das noivas e estilistas por ser clássico e versátil, tendo diversas variações como o cetim duchese e o cetim bucol que são mais incorporados.

A maioria das noivas prefere o cetim cem por cento de seda, o qual proporciona um acabamento mais liso, permitindo um ajuste ao corpo para modelos mais incorporados.

O cetim pode ser utilizado em vestidos minimalistas ou em modelos mais sofisticados com bordados e pedrarias, sendo um tecido versátil.

  • Chiffon

É um tecido que possui delicadeza e leveza, sendo o preferido para casamentos ao ar livre, é  uma ótima opção para sobrepor outros tecidos, sua composição pode ser de seda, poliéster ou poliamida.

  • Tafetá

O vestido de noiva em tafetá transmite a sensação de sofisticação, sendo uma das opções das noivas que almejam glamour, com um toque acetinado e um caimento estruturado sendo usado em modelos com saias mais longas e volumosas.

  • Crepe

É um tecido macio e fino, possui aparência enrugada, não possui brilho, sendo indicado para saias rodadas,

  • Rendas

Existe uma grande variedade de renda, a escolha depende muito do modelo do vestido e o efeito desejado, a chantilly é um tipo de renda mais leve, a renascença e a soutache são mais armadas, já a renda point d’esprit com pequenas bolinhas é a preferida das noivas. Também bastante procurada para o vestido de noiva é a renda guipure, não sendo um tecido tão leve porém mais detalhado, um tecido bastante trabalhado, que se destaca por sua beleza.

  • Musseline

É um tecido com um caimento mais solto, menos volumoso, está associado à sofisticação, podendo ser utilizado em sobreposições, ideal para casamentos  ao ar livre, diurnos.

  • Organza

Organza é um tecido transparente, muito utilizado na confecção do estilo princesa, um pouco mais rígido que o chiffon, serve para vestidos mais estruturados.

  • Tule 

O tule é um tecido sofisticado para o vestido de noiva, sempre está em alta, muito lembrado pelos estilistas da alta-costura, o tule de seda é um dos favoritos pelo toque refinado, utilizado nas sobreposições, bem como em detalhes, decotes, mangas. É um tecido versátil, fashion e moderno.

  • Charmeuse

Também muito usado na confecção do vestido de noiva, é um tipo de cetim mais específico, normalmente é feito de seda ou de fibras sintéticas, perfeito em modelos acinturados, sendo considerado um tecido luxuoso sem perder a leveza.

  • Gazar

Ideal para um vestido com saia de princesa, volumosas e armadas, o gazar é um tecido bem incorporado e também transparente.

Conheça nosso curso de costura Maximus Tecidos! Aprenda a fazer vestido de noiva e muito mais peças de alta costura! Confira nosso site!

 

Assuntos Relacionados

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *