Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Como Fazer um Vestido Envelope? 

Uma das vantagens do vestido envelope é que não tem mistério algum para costurá-lo, o único segredo é que quanto melhor o tecido, ainda mais fácil será para fazê-lo. 

Por ser uma peça muito bonita e ter um ótimo caimento no corpo, quando do tamanho certo, o vestido envelope continua tendo muito destaque nas vitrines das lojas, já que nunca sai de moda. 

Se você for iniciante no mundo da costura, não fique apreensivo, só escolher uma ótima loja de tecidos que não encontrará problemas na hora da costura, o que precisará fazer é só decidir a cor do seu vestido! 

Primeiro passo – parte de trás

Para fazer um vestido envelope no tamanho midsize, você trabalhará com um tecido de, no mínimo, dois metros. Obviamente, a quantidade de pano deverá ser de acordo com as suas medidas e com o comprimento de sua escolha. 

Numa superfície plana e firme, coloque o tecido e comece a cortar na parte das costas. Uma dica é utilizar uma camisa como molde, dobrada por cima do tecido, assim não correrá risco de estragar tecido. 

Mas atenção! Não afunda muito a tesoura na hora de cortar o decote, já que a tendência do vestido envelope já é ficar com um decote mais aberto. E outro detalhe é que ainda terá que fazer a bainha da costura.  

Baseando-se na camisa como molde, acrescente mais alguns centímetros para cortar a barra da manga, sempre deixando espaço de um dedo para a bainha. Após essa parte, a partir da cintura, comece abrindo o vestido, dando o formato evasê. 

Segundo Passo – parte da frente 

Agora para cortar a parte da frente do seu vestido envelope, dobre o tecido de novo, fazendo isso você consegue economizar tempo, cortando as duas partes da frente de uma vez só. 

O tecido precisa estar com alguns centímetros a mais, porque diferente da parte de trás, agora o vestido será cortado aberto, mas com as mesmas medidas da parte das costas. 

Para criar o efeito transpassado no decote, dobre em diagonal a parte do ombro até a cintura. É nessa hora que você escolherá o tamanho do seu decote, mas uma sugestão que dou é fazer o decote mais fechado e ir abrindo depois, do que ir direto na sorte. 

Agora é só cortar de acordo com as dobras que você fez! 

Terceiro Passo – costura 

Comece montando o seu vestido com alfinetes para que na hora da costura o tecido não escape da posição certa. É uma boa dica em geral, pois qualquer peça que esteja sendo trabalhada, a costura precisa ficar bem feita. 

Agora é passar a costura em ponto reto e para o acabamento de seu vestido, use o ponto em zig zag. 

E seguindo esses três passos, já está pronto o seu vestido envelope! Viu como é fácil? Agora é colocar as mãos na massa e ir se divertir, costurando suas próprias roupas. 

Quer aprender a fazer mais vestidos lindos? 

A sensação de terminar a costura de um vestido envelope é ótima. Mas você não gostaria de aprender outros modelos, ou melhor, conhecer mais sobre a modelagem em geral? 

Se a sua resposta for sim, então faça o curso Modelista Profissional com a incrível Marlene Mukai. Veja como você pode criar os seus próprios moldes, sem ter experiência, isso mesmo, aprenda do zero! 

Só na Maximus Tecidos você encontra tudo o que precisa, venha conferir nossos produtos.

Assuntos Relacionados

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *