Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

15 vídeos imperdíveis para aprender a bordar!

Ah, que alegria escrever pela primeira vez como colunista do blog Clube da Costureira! Deixa eu me apresentar: sou a Fernanda Herthel, tenho 27 anos, e atualmente moro em Santiago, no Rio Grande do Sul, apesar de ser carioca da gema. Amo moda e principalmente a parte de bordados e estou colocando todo meu conhecimento […]

Vídeos para aprender a bordar Clube da Costureira

Ah, que alegria escrever pela primeira vez como colunista do blog Clube da Costureira! Deixa eu me apresentar: sou a Fernanda Herthel, tenho 27 anos, e atualmente moro em Santiago, no Rio Grande do Sul, apesar de ser carioca da gema. Amo moda e principalmente a parte de bordados e estou colocando todo meu conhecimento na Internet: completei um ano de canal no Youtube em outubro.

3-1

Aprendi a bordar roupas em uma confecção carioca aos 12 anos de idade, a princípio para descolar uma graninha na fase escolar, mas fui ficando por lá por muito mais tempo, já que eu não conseguia me afastar das tendências de moda que acabava tendo acesso por conta de trabalhar diretamente nesta área. Imagine saber adiantado qual tipo de bordado entraria na moda? Imagine aprender a bordar com uma matéria-prima totalmente diferenciada e saber que aquela coleção estava a caminho da Europa? Fora a melhor parte, que era utilizar toda essa informação de moda nas minhas próprias roupas!

14717188_1738309943102220_365272054935516399_n
Mini Fernandinha 🙂

Sempre gostei de produzir minha própria moda. Nesse meio tempo fui bordadeira, virei costureira, aprendi modelagem e quando finalmente pensei que ia começar um negócio próprio nesse mundão fashion, a vida me trouxe para uma cidade que não produz nada na área de moda! Daí decidi criar o canal para continuar ativa, pois não cabia dentro de mim de tanta informação e precisava compartilhar.

14291699_1726641330935748_3812426232900525535_n
Catei uma câmera aqui de casa, juntei um monte de miçangas e estou nessa de fazer meus bordados escandalosos na Internet. E amando!

 

13423873_1691825534417328_5728455855413530814_n
Ah, minha bebê, a gatinha Salut, vez ou outra aparece comigo nos vídeos! E até ganha umas pecinhas de roupa!

Sou assim: não tenho nenhum diploma para pendurar na parede, nem influência na família. Apenas uma alma fashionista com muitas habilidades manuais, anos de prática, facilidade em geometria e uma exaustiva mania de fazer acabamentos perfeitos.

[cta-canais link=”http://ma.rds.land/7-canais-do-youtube-com-dicas-profissionais-de-corte-e-costura?utm_source=rd%20station&utm_medium=blog%20meio%20do%20texto&utm_campaign=7%20canais%20do%20youtube%20corte%20e%20costura”]

É com toda essa paixão por bordar que vou lhes apresentar esta arte a partir de agora. Topam vir comigo nessa viagem?

A história do bordado

E aí, vamos falar destes sonhos que são os bordados? Em um rápido passeio pelas vitrines das lojas ou perfis nas redes sociais, nossos olhos já se encantam com tamanho preciosismo dos bordados, não é? Sei bem como é isso, pois esse foi um dos motivos que me levaram a gostar tanto de bordar.

A origem dos bordados vem láááá da pré-história! E acreditem, o bordado mais antigo que se tem registro foi encontrado nas vestes de um fóssil descoberto na Rússia 30 mil a.C. e adornadas em ponto-cruz e grânulos de marfim.  Isso me  me faz lembrar das coleções de inverno/2012 desfiladas por Balmain e Dolce & Gabbana majestosamente adornadas, também em ponto-cruz.

balmain-paris-2012
Balmains, Paris – inverno 2012

 

dolce-e-gabbana-milao-2012
Dolce e Gabanna, Milão – inverno 2012

Como já pudemos perceber, ponto cruz não é coisa de toalha e lençol da época da vovó. Até porque, com todo respeito às toalhas de minha vozinha, bordar não tem idade, gênero, classe social ou limitações. A arte de bordar é tão forte que atravessou a história da humanidade sendo bordada com agulhas feitas de ossos e fios de vísceras de animais. Incorporou-se a decoração de interiores na Itália durante o Renascimento. Coloriu brasões, flâmulas e fardas identificando os países e seus exércitos. O bordado alcançou tamanho vulto social que representou o acesso de muitas mulheres à alfabetização, já que em muitos bordados era comum o uso da escrita em poemas ou trechos bíblicos, permitindo aprender o que na época, era privilégio apenas dos homens.

Quanta história, não é mesmo? E saber que toda essa arte hoje compõe nossos vestidos de noiva, aquele traje especial para o dia da formatura e até mesmo o vestido tubinho repleto de paetês que usamos na balada, é sensacional! E o que antes era ensinado nas abadias e mosteiros da idade média, agora podemos aprender assistindo a um vídeo no Youtube! #SouBordadeira

E a pergunta que não quer calar é: dá mesmo para aprender a bordar nossas roupas só assistindo tutoriais?

Modéstia parte, deixarei que os vídeos, literalmente, falem por mim! Pois preparei para o nosso primeiro post, uma seleção de aulas divididas em três níveis de aprendizado desde o iniciante, passando pelo intermediário até o nível avançado. Sem contar que se vocês ainda não conhecem meus talentos “bordadísticos”, vão poder reparar de cara, que eu amo uns brilhos exagerados, uns bordados de festa pra lá de suntuosos e que, aprender a bordar comigo, pode ser um bocado divertido, viu?  Então, vamos lá!

Índice

Nível iniciante

1 – Abacaxi de pedrarias

2 – Cropped de renda

3 – Cropped preto

4 – Bordado GRL PWR

5 – Bordado Carmen Miranda

Nível intermediário

6 – Vestido soltinho

7 – Sutiã de carnaval

8 – Bordado geométrico

9 – Bordado com chatons

10– Cinto de pedrarias

Nível avançado

11 – Moleton fashion

12 – T-shirt com franjas

13 – Vestido rosê quartz

14 – Moleton color fashion

15 – Vestido turquesa

 

  • NÍVEL INICIANTE

Vídeo 1: Abacaxi de pedrarias 

Muito indicado para as iniciantes por ser um bordado pequenininho, rápido de terminar e que já dá aquela sensação de autoestima nas alturas, por termos feito nosso primeiro bordado. Sem contar que este bordado possui poucos pontos para se aprender, é muito intuitivo e ainda utiliza pouquíssimo material, o que é uma mão na roda para quem quer começar nesta arte sem gastar muito. Faz um estilo de bordado mais discreto para quem quer começar pegando leve no brilho, mas com um abacaxi bem fashionista!

https://www.youtube.com/watch?v=CTUWXs32dFQ&t=10s

Vídeo 2: Cropped de renda 

Um excelente ensaio para um bordado de festa, esse bordado feito sobre renda nos abre as portas para os próximos bordados mais elaborados que virão, porém já nos coloca em condições de bordar um vestido de noiva, se quisermos! Com um mix de materiais, aprendemos neste vídeo diversas noções de como entender a renda que estamos bordando, processo fundamental para valorizarmos ainda mais a renda com pérolas, vidrilhos e paetês. Para iniciar os bordados com o pé direito!

https://www.youtube.com/watch?v=yA8srdpVsEA&t=198s

Vídeo 3: Cropped preto

Um bordado que preenche a peça de brilhos, gerando aquela sensação de encher os olhos, fazendo parecer que se trata de um bordado difícil, mas na verdade, todo ele é feito com apenas dois pontos muito fáceis. Outra vantagem desde bordado, é que utiliza apenas três materiais distintos, sendo dois deles paetês, materiais muito baratos e que neste caso rendem muito bem, fazendo deste bordado um campeão de economia. Para animar qualquer bordadeira iniciante!

https://www.youtube.com/watch?v=WdhzgdFyGxg&t=12s

Vídeo 4: Bordado GRL PWR

O mais teen de todos os bordados desta lista, este modelo mistura bordados geométricos com letras e florais, que imitam tattoos. Imprime um estilo urbano ao look, mostrando que bordado pode ser usado em peças do dia-a-dia, também. Tudo isso com a facilidade de precisar aprender apenas três pontos diferentes, e usando poucos materiais. Já pode juntar as amigas, a turma de adolescentes mais querida, fazer um brigadeiro e começar a bordar o ‘girl power’ da mulherada bordadeira!

https://www.youtube.com/watch?v=bEK6VZZsOnE&t=1s

Vídeo 5: Bordado Carmen Miranda

Este vídeo é dois em um, pois como ele aprenderemos sobre desenho de moda usando uma régua sensacional, e também como transformar um croqui de moda em um bordado muito fashionista. Ainda assim, fácil de fazer e perfeito para iniciantes, pois necessita de apenas um ponto para ser realizado. Usando vidrilhos pretos e uma série de materiais coloridos e misturados, somos remetidos a alegria e a força de Carmen Miranda neste bordado que é um dos mais rápidos de se fazer do canal.

https://www.youtube.com/watch?v=FqG7Y0mPx68&t=3s

  • NÍVEL INTERMEDIÁRIO

Vídeo 6: Vestido Soltinho

Encantador como tudo que é floral deve ser, com este bordado de flores aprenderemos um dos pontos mais desejados das roupas de festa que é o Ponto Atrás, usando pedrarias, excelente para fazer contornos, desenhos suntuosos e como sempre, tudo bem explicadinho. Ainda veremos como fazer uma efeito dedragê usando diferentes cores de paetê, que dão um efeito de profundidade às flores. Um bordado de nível profissional ao alcance de todos nós!

https://www.youtube.com/watch?v=Iy2yUhzgQQo&t=5s

Vídeo 7: Sutiã de Carnaval

Quem diria que bordar uma Sutiã poderia nos render tanta técnica de bordado? Neste vídeo bordaremos arabescos elaborados, que usados na borda do sutiã, simulam um efeito como de uma renda feita de pedrarias, que é um luxo. Com um único ponto de paetês, preencheremos toda peça com o macete de bordar no sentido do movimento corporal, que promove mais conforto na hora de usar. Sem contar que não fica arremate algum aparecendo no avesso do bojo. É ou não é imperdível?

https://www.youtube.com/watch?v=5WvJZIID7qk&t=13s

Vídeo 8: Bordado geométrico

Para as mais moderninhas, este bordado inspirado em obras de artes geométricas, causa impacto por ter um design totalmente diferente do usual. Com apenas paetês coloridos e três pontos diferentes, aprenderemos o conceito de profundidade que as cores e linhas podem causar aos nossos olhos, tudo diante do brilho intenso dos paetês, que também ganham destaque por serem materiais baratos e fáceis de encontrar. Simplesmente perfeito para quem tem alma de bordadeira contemporânea!

https://www.youtube.com/watch?v=Ra7uE_mHpWU&t=7s

Vídeo 9: Bordado com chatons

Muito procurado pelas bordadeiras de plantão, neste vídeo aprenderemos em detalhes, como bordar com chatons. Aprenderemos juntas uma técnica diferente para cada formato de chaton, deste o redondo, retângulo, até o navete, com riqueza de detalhes em cada explicação. Veremos que bordando com o macete de observar a carreira anterior, conseguimos nos guiar ao longo de todo o trabalho dispensando o uso de risco. Tem como ser mais prático?

https://www.youtube.com/watch?v=-8iUcfnnFiM&t=4s

Vídeo 10: Cinto de pedrarias

Versátil, podendo ser usado em vários estilos, este cinto de pedrarias, é um queridinho lá do canal. Feito com diversos tipos diferentes de chatons, com este cinto teremos uma aula sobre como usá-los em diversas técnicas conforme seu formato e modelo. Outra coisa maravilhosa deste bordado, é que ele dispensa o uso de risco, o que acelera a produção, fazendo desta peça uma excelente opção para venda. Bordadeiras que fazem e vendem, vão amar!

https://www.youtube.com/watch?v=V45rNxrx2I8&t=663s

[cta-canais link=”http://ma.rds.land/7-canais-do-youtube-com-dicas-profissionais-de-corte-e-costura?utm_source=rd%20station&utm_medium=blog%20meio%20do%20texto&utm_campaign=7%20canais%20do%20youtube%20corte%20e%20costura”]

  • NÍVEL AVANÇADO

Vídeo 11: Moletom fashion

O bordado mais assistido do canal, não conquistou este espaço à toa, né? Um vídeo muito rico em informações, desde como manipular a agulha corretamente durante o trabalho, até cerca de dez pontos diferentes, todos em um mesmo bordado. Fazendo uso de canutilhos, miçangas, arroz, pérolas e vidrilhos em uma completa harmonia de cores, design e encanto. Para quem quer aprender a bordar de tudo, ou uma florzinha, apenas. Uma aula imperdível e apaixonante!

https://www.youtube.com/watch?v=QhpZeabRC8Q&t=2s

Vídeo 12: T-Shirt com franjas

Pense num bordado que te faz chamar atenção por onde passa. É esse! Aprender a fazer franjas de pedrarias tem sido um desejo constante de muitas bordadeiras, até as mais experientes, pois estão super na moda. Neste vídeo, a aula de como fazê-las está completa e o efeito de luxo e riqueza deste bordado, é único. Fora as franjas veremos como um único ponto de paetê pode se tornar versátil com pequenas alterações. É para transformar aquela T-Shirt basiquinha, em uma obra de arte!

https://www.youtube.com/watch?v=FyJW87gXkVE&t=1s

Vídeo 13: Vestido rosê quartz

Muito além do que um bordado em vestido de festa pode ser, veremos técnicas de bordado dignas das casas de alta-costura. Como aplicar renda sobre vestido de festa, desde o corte e acabamentos para que não desfiem, até todo o processo de costura feito à mão, finalizando com bordados de pérolas e paetês, sobre a renda. Porém a grande surpresa fica por conta das flores de tecido engomadas e delicadamente boleadas uma a uma. Mais do que um bordado, um sonho!

https://www.youtube.com/watch?v=EJIUuFIeVb0&t=654s

Vídeo 14: Moletom color fashion

Uma explosão de cores tão fashionista, que é impossível não se encantar com este bordado. Utilizando diversos materiais diferentes, desde chatons redondos e retangulares, canutilhos, miçangas, paetês e a tão almejada corrente de strass, neste vídeo, a aula é riquíssima em detalhes sobre cada ponto. Veremos também os conceitos de espelhamento de bordado e a vantagem de aproveitar restinhos de materiais de outros projetos, gerando um efeito tão luxuoso! Vai perder?

https://www.youtube.com/watch?v=_iXLdH8pWss&t=1409s

Vídeo 15: Vestido turquesa

Aprender a bordar sobre tule se tornou um sonho para muitas bordadeiras, e este vídeo, torna tudo realidade. Aprenderemos todo o processo de aplicação de renda sobre tule e bojo, com dicas de corte, acabamentos e costura à mão, somadas a um bordado de pérolas e vidrilhos, onde veremos um ponto muito simples e que com o macete mostrado nesta aula, será realizado de forma fácil e rápida. Um bordado que faz moldura ao corpo da mulher, valorizando e fazendo brilhar!

https://www.youtube.com/watch?v=8uQoYaDZnPc&t=2s

Então, já escolheram qual vídeo irão assistir primeiro? Hahahaha Difícil decidir!

Eu desejo que esta viagem ao mundo dos bordados seja tão encantadora para vocês, quanto foi para mim aos 12 anos. Tão profunda e mágica que tem me segurado até hoje neste lugar de sonhos, fantasia e emoção. Muito mais do que pôr brilhos sobre tecido, bordar nossas roupas é enfeitar pelo lado de fora o cuidado que sentimos por nós mesmas, no lado de dentro. É se amar, se gostar bonita e se querer bem. Bordar é se dedicar e aprender, é se orgulhar por saber fazer!

Que ainda bordemos muitas coisas lindas juntas, embelezando nossas vidas por dentro e por fora e ajudando umas as outras. Dividam o bilhete desta viagem com outras pessoas, compartilhem estes bordados, este post e, que mais pessoas possam se orgulhar de bordar. 

Um beijo no coração de cada uma e até nosso próximo encontro! 

Assuntos Relacionados

Comentários

10 respostas

  1. Eu precisava de um vestido para ser madrinha na cor rosê quartz. Quando pesquisei na internet e achei o vídeo da Fernanda… me apaixonei! O tutorial parecia tão fácil e bem explicado, que criei coragem, comprei os tecidos na Maximus, peguei minha máquina recém tirada da caixa, e sem experiência NENHUMA, fiz um sonho de vestido (fotos abaixo)! Depois disso não perdi nenhum vídeo do canal!

    https://uploads.disquscdn.com/images/d166c15c8fe8928e835316c5b450ab0996b823f6110b9dd37b78ab031598d70c.jpg https://uploads.disquscdn.com/images/70c146418f2c6a3833aeb0e563fdd019aef273e0cab56d3038605a239e814065.jpg https://uploads.disquscdn.com/images/ffd6df2bf8677c57ff8f6df350a03aecc88be62f6311c9b2d7f148d9cec1b547.jpg

    1. Tem noção da minha alegria?? Parei de boca aberta na frente das fotos!!
      Carolina, ficou igualzinho e perfeito! Não sei se você já usou ele no casamento, mas estou aqui imaginando os elogios das pessoas e seu orgulho de poder dizer que foi você quem fez. E eu também estou aqui toda boba de poder ter feito parte disto. Por vezes me surpreendo com o poder de fornecer conteúdo que a internet tem, de capacitar pessoas a fazer coisas que nunca fizeram, de levar informação e toda a satisfação que envolve o ato de aprender algo novo. Muito obrigada por me catar lá no Youtube para me mostrar as fotos de seu vestido, me encheu o coração de alegria e inspiração para continuar inspirando vocês. Muito obrigada pela oportunidade de fazer parte disto e um beijo muito carinhoso pra ti, Carol! A melhor costureira de primeira viagem que já vi! <3

      1. Já usei o vestido e foi o maior sucesso! Todo mundo ficava espantado e dizia: foi vc que fez?! Kkk
        A melhor coisa foi a sensação de usar algo feito por mim. É uma realização pessoal fora do comum!!!
        Obrigada pelo elogio de ser a melhor costureira de primeira viagem, mas isso é porque tive a melhor professora! Só tenho o que te agradecer!
        E ainda quero fazer muitos look com vc! Todo sucesso pra ti!
        Bjus

    1. Foi feito sim, Jusilene! As pérolas de ABS não descascam com o uso ou lavagem e, são uma opção mais acessível que as pérolas de vidro! 😉 Obrigada por acompanhar o texto e beijinhos!

  2. https://uploads.disquscdn.com/images/2fa65c2f46d6e35012f39f0621fed67f82b225896ecfd789c5a7541e8d421c9b.jpg https://uploads.disquscdn.com/images/0fc4afa211c6fc9ba90ac26c0960f2b468607c3a7d35bda20d839b55ceeca16c.jpg https://uploads.disquscdn.com/images/e3618eaa20699cefc471e65dc0fbfc5a4d7c1ece0d8f938edb731d99a7a625aa.jpg

    Sou sua fã Fernanda, amo suas criações/modelagens, amei a calça cenoura,acabamento lindo sem overlock. Fernanda, sou iniciante, comprei uma renda simples, quero fazer uma blusa bordada, mas não de alcinhas, faz um molde e borda com a riqueza de detalhes que só vc sabe ensinar e compartilhar.Bjss

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *