5 dicas essenciais para quem quer ser modelista


6
7.4k compartilhadas, 6 points

Oi gente! Tudo bem? Eu sou a Maísa Rasche. Vamos falar hoje dessa profissão que amo ter escolhido para minha vida. A parte técnica da moda que a maioria foge, até desenvolver uma peça do início ao final e aí entender a satisfação que é ser modelista.

Vamos listar 5 pontos essenciais para quem quer ser um ótimo modelista. Aquele profissional requisitado por suas modelagens terem pouquíssimos ajustes, ou por ficarem bem de primeira. Sim, isso acontece muito, desde que o modelista siga pelo menos esses 5 passos.

1. ESTABELEÇA SUAS BASES

As bases são nosso norte. Estabeleça sua tabela de medidas e crie as bases necessárias para cada situação. Se seu cliente possui uma tabela de medidas diferente da sua, crie novas bases para esse cliente. Crie e teste. Se sua base estiver correta, a probabilidade da sua peça já interpretada ficar correta é muito grande.

Maximus Tecidos Clube da Costureira modelista 600x300
Aqui no blog tem um post que ensina como tirar medidas profissionalmente, leia aqui!
O caderno de medidas/agenda da costureira e do estilista é o guia que todo profissional da moda sob medida precisa ter! Adquira o seu AQUI!

2. DEFINA O TECIDO QUE VAI TRABALHAR ANTES DE FAZER A MODELAGEM

O tecido é essencial para que você comece qualquer modelagem. É ele que vai definir a base que você vai usar. É ele que vai definir o caimento da peça. E consequentemente se a criação que o estilista desenvolveu, vai de acordo com o que as características do tecido te oferece.

Maximus Tecidos Clube da Costureira modelista 600x300
Foto: reprodução Pinterest.
Conheça o site da Maximus Tecidos: a maior loja online de tecidos do Brasil!

3. USAR A BASE SEM MARGEM DE COSTURA

Siiiiimmm! É essencial que se use a base sem margem de costura, pois a margem de costura vai depender da máquina que você irá usar, e do tipo de acabamento que você definir. Ou seja, pense neste exemplo. Se você fizer uma blusa que será costurada na over 4 fios, você deverá utilizar uma margem de costura de 0,8cm. Se você pegar essa mesma base para fazer um jaleco, você provavelmente irá costurar em uma over 5 fios, onde terá que usar uma margem de costura de 1,2cm. Se você fizer uma regata com um viés aplicado com aparelho na reta, ou mesmo na galoneira, você não irá colocar margem de costura, pois o viés é aplicado já no tamanho do molde final. Se você fizer um recorte e sua base já tiver margem de costura, é bem provável que você irá esquecer de colocar a margem neste recorte e o molde não irá fechar depois. Portanto, evite usar qualquer base que já possua margem de costura.

Maximus Tecidos Clube da Costureira modelista 600x300
Foto: reprodução Pinterest.

4. FAÇA A CONFERÊNCIA DE MEDIDAS

Sempre que você finalizar um molde, seja uma base ou um molde já interpretado, você deve fazer a conferência de medidas, ou seja, ver se tudo está se encaixando. Por exemplo, em uma blusa, o ombro da frente deve encaixar no ombro das costas, a lateral da frente, na lateral das costas, e a cabeça da manga deve encaixar na cava da blusa. Fazendo essa conferência, você consegue corrigir erros antes de cortar o tecido e costurar a peça.

Maximus Tecidos Clube da Costureira modelista 600x300
Foto: reprodução Pinterest.

5. ENTENDA DE COSTURA

Quando fazemos a modelagem de uma peça, devemos entender qual será a sequência operacional, ou seja, o passo a passo na costura. Conhecer a costura dá autonomia para o modelista reavaliar a peça e sugerir formas mais simples de costurar, que ajude na produção, e também te permite estabelecer a melhor forma de fazer a modelagem da peça, pensando nos acabamentos de cada modelo.

Maximus Tecidos Clube da Costureira modelista 600x300
Foto: reprodução Pinterest.

Essas dicas simples são grandes diferenciais pra você ser um modelista de alto nível, bem requisitado e que as pessoas confiem. Além dessas dicas, alguns outros pontos são essenciais. Neste vídeo falo dos 10 erros mais comuns pra quem faz modelagem, e que quando corrigidos te dão muita segurança e a agilidade no trabalho.

Assiste e comente quais você pode melhorar no seu dia a dia.

Faça meu curso online de gradação de moldes AQUI!

Clique aqui e conheça o meu site!

Forte abraço,

Maísa Rasche


Gostou? Compartilhe com seus amigos!

6
7.4k compartilhadas, 6 points

O que você achou desse post?

Não Gostei Não Gostei
0
Não Gostei
Confuso Confuso
0
Confuso
Engraçado Engraçado
0
Engraçado
Amei Amei
4
Amei
Incrível Incrível
1
Incrível
O Melhor O Melhor
0
O Melhor
Máyra Macedo

Apesar de ter nascido em família de costureiras maravilhosas eu comecei a costurar meio que por instinto e com muita criatividade. Eu não o sabia nada sobre moldes, mas eu sempre dava um jeitinho de fazer a roupa que eu queria. Fiz cursos de modelagem, mas desenvolvi meu próprio método e comecei a dar aulas e ensinar a modelagem de uma forma simples e descomplicada pra quem quisesse aprender lá no meu canal do YouTube e é lá que faço quase tudo e incentivo pessoas a iniciarem na arte da costura.

0 Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escolha um formato
Postagem
Compartilhe imagens com textos do seu trabalho.
Vídeo
Compartilhe o vídeo do seu trabalho.
Imagem
Compartilhe o recebimento do seu tecido ou suas criações.