Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Guia prático para tirar medidas como uma estilista

Guia para tirar medidas Clube da Costureira

Oi, gente! Olha eu novamente aqui no Clube da Costureira papeando com vocês 🙂

Desta vez abordaremos o dilema de muitos que estão começando na área da costura: como tirar medidas?!

Vou ensinar como encontrar a medida certa para costurar aquela maravilhosa peça que você viu na vitrine de uma loja, numa revista, no instagram ou alguma celebridade usando.

De início, tirar medidas pode parecer uma tarefa complicada, já que um centímetro a mais ou a menos pode fazer toda diferença numa peça feita sob medida. Mas com as dicas que separamos abaixo você vai perceber que não há segredos.

Quando você decide costurar algumas das suas próprias roupas, é nítida a afeição que adquirimos para com essas peças, em detrimento daquelas compradas, prontas. Mandar fazer roupas sob medida é uma experiência muito mais rica!

Nas atividades cotidianas do dia a dia, ou em ocasiões especiais, sempre estamos trajados de alguma forma, mais ou menos elaborada. Mas quando vestimos aquilo que nos mantém autênticos, comunicamos o nosso estilo. Nosso jeito de vestir imprime uma marca. E não é uma etiqueta que define o êxito de um look, mas sim o seu caimento.

Roupas e maneiras não fazem uma mulher; mas quando ela está feita, elevam grandiosamente a sua aparência. (Arthur Ashe)

E aí, vamos começar?! ???? ????

Para confeccionar sua roupa com caimento perfeito, precisamos tirar as medidas corretamente. E para isso, tudo que você precisa é de:

a) uma fita métrica;

b) uma caneta;

c) um bloco de anotações ou um caderno de medidas.

Medidas certas em apenas 6 passos 

1Tente usar apenas peças íntimas:

O ideal é que o corpo a ser medido esteja vestindo apenas peças íntimas. No entanto, roupas justas também ajudam. Não meça usando jeans ou peças volumosas. Esses detalhes fazem muita diferença.

2Fique em frente ao espelho:

Caso queira tirar as suas próprias medidas, basta ficar na frente de um espelho para que veja as posições corretas da fita.

3Não deixa a fita esticada nem frouxa demais:

Para saber exatamente como medir, a fita deve ficar confortável, sem apertar. Não deve “cavar” ou fazer um recuo no corpo, mas também não deve ficar frouxa. Basta enrolar a fita na área do corpo a ser medida e mantê-la no lugar. Você pode colocar seu dedo atrás da fita para um folga suficiente, mas não mais do que isso.

Confira os principais pontos a serem medidos:

como-tirar-medidas-01  como-tirar-medidas-02

como-tirar-medidas-03

como-tirar-medidas-04

Viu como não é difícil!? E você nem precisa de um monte de medidas para começar!

Continuando…

4Crie um padrão de medidas:

Com as medidas que acabou de tirar, crie um “padrão de medidas”, assim você terá o tamanho certo a partir das medidas que tirou. Anote tudo! Você pode usar uma agenda para anotar cada medida de forma clara e específica. O Caderno de medidas da Maximus é perfeito para essa finalidade.

5Consulte uma tabela de medidas:

Para uma identificação de medidas correspondente ao tamanho desejado, consulte uma tabela como essa onde você identificara cada numeração de manequim, pode ajudar muito! Confira:

 

tabela-de-medidas

6Check list do material recomendado:

Agora que o primeiro passo foi dado, certifique-se de que possui todas as ferramentas de que precisa:

  •  Já definiu o modelo da roupa?
  • Já passou o modelo pro papel? Esse é um ponto importante, pois, ao colocar no papel, você poderá acrescentar, alterar e definir como ficará a peça. Se você tem dificuldade para fazer seu croqui, experimente as Réguas para Desenho de Moda que, num instante, terá um corpo desenhado para criar em cima dele o que você quiser!

Cumprindo essa jornada, tudo favorece para uma composição com estilo único e original, apenas seu!

Afinal, roupas que vestem bem, fazem uma declaração de quem você é ????

Vista essa ideia 😉

Vou esperar os comentários aqui embaixo sobre como foram as experiência de vocês com roupas sob medida. Quem já mandou fazer? Tiveram mais frustrações ou alegrias com o resultado final?

Ahhh! Vocês também podem conferir outro conteúdo que também já compartilhei por aqui: Desenho de moda para estilistas e costureiras iniciantes

Até a próxima!

Assuntos Relacionados

Comentários

29 respostas

  1. Estou tendo muita dificuldade com cava e manga… sempre fica repuxando quando levanta o braço o corpo todo vai junto…

    1. Cava e manga, é uma parte muito delicada, é a chave pra um bom caimento. geralmente quando a cava está muito grande prende o braço, e a roupa levanta . Quando a cava e a manga está corretamente cortada, a roupa não levanta. Mara Belchior Estilista, modelista e costureira. Para aprender mais fácil, compre uma peça de brechó, ou uma roupa usada , desmanche e estude a cava.

      1. Olá Mara, ótima ideia de comprar uma peça de brechó com uma modelagem bacana e desmancha-la e seguir como molde 😉

      2. Veja no YouTube. Tem uns vídeos bacanas, que ensina fazer moldes. Eu gosto muito dos vídeos da Marlene Mukai. Aprendi muito com ela.

    2. Olá !cavas tem que treinar.fiz 10 camisas e todas com moldes individuais ,muito treino,e ainda treinando

    1. Pra aprender moda festa, pode ver muita coisa no youtube e no pinterest, que é uma rede social gratuita, tem muitas dicas, quase tudo em inglês,no pinterest pode procurar como” sewing dresses” que quer dizer costurar vestidos, cada vestido que clicar aparece outros, vai gostar.

    2. Olá Macia, como vai?
      Maravilhosos modelos de moda festa são feitos em alta costura (moulage)
      O ideal é que tenha conhecimento e prática de modelagem e costura em geral. Se vc tiver um bom molde básico de vestido vai ajudar muito. Analise de forma detalhada a transformação do molde básico para o vestido de festa.

    1. Gancho de calça perfeito dá trabalho, você pode fazer um manequim se seu próprio corpo. Tem alguma ideias no you tube. Mas você pode se enfaixar a parte do quadril e coxas com filme plastico de embalar alimentos, corta as laterais tira e usa como molde. Tenho umas cliente totalmente fora de proporção , incluindo” eu”, faço isso pra ganhar tempo, com provas, tem tecidos muito moles que não dão caimento.

  2. Sempre amei criar roupas a partir de fotos, desde de criança sempre desenhei looks; Agora posso fazer e tenho imensa satisfação em aprender. Obrigado por essa matéria. Em seguida vou falar sobre minha experiência com as medidas perfeitamente corretas que ensinastes. Muitíssimo obrigado a todas vocês!

  3. Olá. Eu tenho 48 anos. Sou neta de costureira, num tempo em que muitas mulheres ainda faziam roupas sob medida, especialmente roupas para ocasiões especiais. Minha avó costurava vestidos de noivas e debutantes, além é claro de peças para o dia a dia. Acho que fiquei mal acostumada. Desde que ela se foi, não encontro costureira que trabalhe com a perfeição de acabamentos com que ela o fazia. No entanto, o que mais me chama atenção são os erros de modelagem. Ainda não encontrei uma profissional que saiba realmente o que está fazendo quando modela e corta um vestido. Penso que isso talvez se deva ao fato de que os cursos oferecidos hoje são mais voltados à industria, onde as demandas são distribuídas por atividades, cortadeira, costureira reta, overloquista etc. A demanda por modelista é bem menor. Enfim, acho que os cursos não formam uma profissional completa como é necessário que se seja pra trabalhar com roupas sob medida.

  4. Sou apaixonada por costura.
    Estou tentando aprender e vou conseguir.
    Venho de uma família de ótimas costureiras, vou conseguir!

  5. Adoro costurar más não tenho muita confiança mas tenho certeza que vou conseguir e contando com a Maximus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *