Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

A cultura do tecido algodão

O Algodão ´é de longe o tecido mais popular do mundo, utilizado em diversos setores para criação de diferentes produtos, a sua versatilidade é realmente impressionante e diferente de todos os outros materiais. Mas se você quer conhecer um produto de verdade, é muito importante que você entenda quais são os processos que ele passa até chegar em você como produto final. Por isso, hoje vamos te contar tudo sobre a cultura do tecido algodão.

A cultura do tecido algodão envolve diversos aspectos, sobre sua origem, como ele é cultivado e como se transforma no produto final que você com certeza utiliza em diversos aspectos da sua vida.

Da flor ao caroço, hoje você vai aprender tudo o que precisa sobre a cultura do tecido algodão no mundo todo, inclusive a sua chegada e produção no Brasil, que ocupa o terceiro lugar no ranking de produção mundial.

A cultura do tecido algodão: a origem

Quando você quer conhecer um produto de verdade, é preciso voltar aos primórdios e entender de onde ele veio, ou de onde se originou, esse é um dos aspectos mais importantes quando o assunto é a cultura do tecido algodão.

A sua origem teve inicio na África Central, mais precisamente na Península Arábica e também Paquistão e nas Américas, onde ele já era utilizado desde 4,500 anos A.C! As primeiras referências oficiais sobre o algodão, aparecem em documentos antigos da primeira legislação da Índia, que é hoje a segunda maior produtora desse material no mundo.

Os primeiros a utilizarem o algodão como uma fibra que possibilitaria a confecção de roupas e diversos acessórios que revolucionam as sociedades da época, foi também o povo árabe, que a partir do século IX também iniciaram o processo de exportação desse material para a Europa, que se encarregou de leva-lo para o restante do mundo.

O algodão no Brasil

E se queremos falar sobre a cultura do tecido algodão, é importante que você entenda também como ela aconteceu no Brasil. Na verdade, os primeiros registros conhecidos mostram que a civilização indígena já dominava todos os aspectos do algodão desde o plantio até a tecelagem, mesmo antes dos portugueses aparecerem por aqui.

Mas foi somente após a chegada dos colonizadores que o Brasil se tornou um dos produtores em larga escala desse produto. Em 1750 a primeira plantação comercial de algodão brasileiro se iniciou no Nordeste. Já por volta de 1790 o Brasil começou a ter o seu lugar garantido entre os maiores produtores de algodão do mundo todo.

Entre os séculos XVIII e XIX o Brasil chegou inclusive a ser o maior produtor de algodão do mundo, quando o algodão já era o tecido mais popular durante a revolução industrial Inglesa.

Hoje em dia, o Brasil ainda tem o seu lugar consolidado como o terceiro maior produtor de algodão do mundo, onde se destacam os estados de Mato Grosso e Bahia. Por ano o Brasil exporta cerca de 1,250 bilhões de dólares!

O algodão no seu cotidiano

E agora que você já entendeu um pouco mais sobre a cultura do tecido algodão, já parou para analisar quais são os produtos que você utilizou somente hoje? O algodão está em itens que você com certeza utiliza no seu dia a dia, como:

  • pano de prato
  • toalhas
  • coador de café
  • cotonete
  • roupas
  • calçados

Então, quando o assunto é a cultura do tecido algodão, não podemos negar que não existe nem sequer uma pessoa no mundo que não utilize esse material.

Conheça os tecidos de algodão no site da Maximus Tecidos: Clique Aqui!

Assuntos Relacionados

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *