Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Alta-Costura: moulage e acabamentos especiais

Oi pessoal, tudo bem com vocês? Hoje vou falar um pouco sobre a Alta-Costura, tema que eu adoro, pois une muitas de minhas paixões: moulage, história da moda e técnicas especiais de costura.

No post de hoje vou compartilhar com vocês um pouco de como é a divisão de trabalho dentro de um atelier e também algumas curiosidades bem bacanas, vamos lá?

Para começar, gosto sempre de contar um pouco sobre o que é Alta-Costura, pois quem não está familiarizado com a história e a indústria da moda pode ficar um pouco perdido.

Maximus Tecidos alta-costura Clube da Costureira 600x300
Foto: Pinterest

A Alta Costura de forma resumida é a criação de roupas em escala artesanal de modelos feitos sob medida e de forma artesanal.

Diferente da indústria tradicional de vestuário, onde as peças são feitas em larga escala e vendidas em grandes lojas, na Alta Costura o processo é diferente pois exige o talento das costureiras mais experientes.

Dentro de um atelier de Alta-Costura há duas divisões: O atelier flou e tailleur.

O Atelier Flou é destinado à construção de vestidos e peças desenvolvidos pela técnica de moulage, enquanto que no tailleur, são feitas as peças de alfaiataria, como construção de peças estruturadas.

Maximus Tecidos alta-costura Clube da Costureira 600x300
Foto: Pinterest

Uma peça de roupa feita em um atelier de Alta-Costura pode demorar semanas ou até meses para ficar pronta, pois todo o processo é artesanal, ou seja, muitas das costuras e acabamentos são feitas à mão.

Você não encontrará máquinas industriais como overloque e galoneira por exemplo, esses acabamentos são feitos de forma muito cuidadosa e primorosa, utilizando no máximo a máquina de costura reta.

Aliás, um dos grandes destaques de uma roupa de Alta Costura é a forma como ela é feita e os acabamentos especiais.

Foto: Pinterest

A forma de modelagem eleita nesses ateliers é a técnica de moulage. Técnica que sou apaixonada e que ensino no curso online Segredos da Moulage Francesa.

Nesta técnica a roupa é feita diretamente sobre o manequim, sem a necessidade de cálculos matemáticos, réguas e tabelas de medidas. Parece mágico, não é?

Esta técnica confere grande qualidade ao molde final, e como uma peça de Alta-Costura é como uma obra de arte, a forma de fazer o molde precisa ser a mais assertiva possível.

Quando uma cliente de Alta-Costura chega em um atelier, prontamente suas medidas são tiradas e passadas para um busto de moulage com medidas similares às suas.

Foto: Pinterest

Caso haja diferença, essas medidas são adaptadas através da técnica de bourrage. Eu já falei um pouco mais sobre a técnica neste post aqui (clique aqui), então se você quer saber mais sobre, eu recomendo fortemente que leia este conteúdo!

Essa forma garante que a roupa servirá como uma luva no corpo da cliente.

Após são realizados os processos de construção e finalização da peça.

Ah, não posso deixar de mencionar aqui o uso das matérias primas, ou seja, os tecidos.

Você sabia que muitas maisons possuem fortes parcerias com os fabricantes de tecidos?

A Chanel por exemplo, possui uma parceria de longa data com a Linton Tweed, empresa situada no Reino Unido e responsáveis pela confecção da famosa matéria prima, muito utilizada nos tailleurs da marca. Além disso, as empresas Chanel e Linton, desenvolveram padrões com mesclas de fios exclusivos, usados somente pela Chanel.

Foto: Pinterest

Viu só como a Alta-Costura é um setor de extrema importância para quem trabalha com moda, já que uma peça considerada Couture, passa por inúmeros processo que envolvem desde o desenvolvimento de tecidos exclusivos, modelagem sob medida, seleção dos bordados, pérolas, plumas e técnicas de acabamentos especiais.

Você sabia dessas curiosidades? O que achou deste post? Comente aqui!

Assuntos Relacionados

Comentários

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *