Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Aprenda quais são e como usar as principais réguas de modelagem

Na hora de construir suas modelagens, ligar um ponto ao outra à mão livre nem sempre é fácil. As réguas de modelagem fazem toda diferença na hora de construir um bom molde, com elas conseguimos fazer traçados mais firmes e perfeitos.

Podemos encontrar vários tipos de réguas de modelagem, mas entre tantas opções, existem aquelas que são indispensáveis para quem trabalha com modelagem. São elas:

  1. Régua Esquadro;
  2. Régua Curva francesa CC;
  3. Régua Curva de costura;
  4. Régua Curva de alfaiate.

PRINCIPAIS RÉGUAS DE MODELAGENS E SUAS FUNÇÕES:

  •  RÉGUA ESQUADRO

O esquadro é uma das réguas mais importantes para quem vai fazer a modelagem. Ele serve para traçar ângulos retos e auxilia na construção dos moldes. Com o auxilio do esquadro também é possível fazer o posicionamento das curvas de decote no molde, além de ser usado para orientação de fio e viés do tecido.

O tamanho de 50 cm é ideal e confortável para os traçados iniciais e sequenciais do molde.

  • RÉGUA CURVA FRANCESA

A curva francesa tem muitas versões e a curva CC 22,5 cm é uma opção muito precisa para traçado de decotes e cavas, ela é fácil de usar e seu traçado fica perfeito. As curvas mais acentuadas facilitam os traçados.

  • RÉGUA CURVA DE COSTURA

A curva de costura com certeza é uma das réguas que mais causam confusão, principalmente porque existem vários tipos, modelos e tamanhos. A curva de costura de 42 cm é a mais versátil e simples de usar.

Com essa curva de costura você poderá traçar cavas infantis com a parte interna, tanto a cava da frente como das costas. Já a parte periférica da régua pode te auxiliar no traçado de gancho, colarinhos, cava adulto e decotes além de traçar círculo inicial para babados.

  • RÉGUA CURVA DE ALFAIATE 

Esta régua é mais alongada e rasa, ideal para fazer lateral de saias, vestidos, calças e casacos, por causa do seu formato de curva mais suave. Com ela você também pode fazer traçado de gancho de calças, cavas e decotes.

A curva de alfaiate é uma régua muito versátil e ajuda no traçado de muitas outras partes do molde.

Você encontra essas réguas em kits no site da Maximus Tecidos: clique aqui!

COMO USAR AS RÉGUAS DE MODELAGEM:

Para saber mais sobre réguas de modelagem, você pode assistir essa minha aula gratuita com truques e aplicações das réguas mais usadas na moda sob medida:

No site da Maximus Tecidos você encontra kits com as principais réguas de modelagem:

CLIQUE AQUI para conferir!

Conheça mais os Tipos de réguas usadas para a modelagem: Aperte Aqui!

Assuntos Relacionados

Comentários

3 respostas

  1. Que aprender a Costurar? A Maximus Tecidos acaba de lançar um Curso de Costura Online super completo, com mais de 160 aulas. As alunas tem 5 anos de acesso as aulas, suporte por WhatsApp para dúvidas diretamente com a Estilista e Professora Nea Santtana e Certificado de Costureira Profissional ao concluir todas as aulas, Clique no link para saber todos os detalhes, conteúdo das aulas, garantia e como fazer sua matrícula: https://materiais.maximustecidos.com.br/curso-de-costura-online-costura-de-sucesso-nea-santtana

  2. Muto boa explicação, mas deviam mostrar menos a professorz e focar mais nas maneiras de riscar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *