Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Camila Nishida: conheça a jovem empreendora responsável pela Escola de Moda da Maximus Tecidos

Qual a relação entre psicologia, fios, linhas, tecidos, costuras, edição, gravação, estúdio? Aparentemente, pouca, não é mesmo? Mas para a Camila Nishida, diretora da Escola de Moda On-line da Maximus Tecidos, tem tudo a ver.

Camila Sayuri Nishida Jacobs, tem 26 anos, é formada em psicologia, mas há quase seis anos dedica-se ao mundo da moda, dos tecidos, da costura e também é uma das sócias da Escola de Moda On-Line, um braço da Maximus Tecidos.

Claro que no mês da mulher, não poderíamos deixar de trazer uma história inspiradora dessa jovem empreendedora que é cheia de vida e como ela mesma define-se: “uma mulher sonhadora e realizada”.

Apesar de ter se formado em psicologia em 2017, Camila desde muito pequena demonstrou interesse por moda. “As roupas mais lindas que tive foram costuradas pela minha mãe. Para mim, isso é a moda em essência: a roupa feita pelas mãos de quem amamos. O interesse na vida adulta, naturalmente, surgiu quando comecei trabalhar na Maximus. Foi como o desabrochar de uma sementinha regada na infância”.

O trabalho na Maximus Tecidos, teve início no fim de 2016. “O Junior precisava de alguém para escrever as descrições dos tecidos vendidos pelo e-commerce, a loja online da Maximus Tecidos. Eu não entendia de tecidos, mas amava escrever e precisava trabalhar. Entrei na empresa como estagiária e aprendi de tudo: da fotografia à logística, do cadastro ao atendimento, da conferência à embalagem… Foi assim que tudo começou!”.

De lá para cá, Camila aprimorou-se sobre esse mundo da moda e também tornou-se integrante da família Jacobs. Casada com Junior Jacobs há três anos, os dois trabalham junto e amam o que fazem. “Somos intensos. Nós amamos fazer tudo juntos: tomar café da manhã juntos, treinar juntos, trabalhar juntos, assistir filmes juntos, comer juntos, beber um vinho juntos, não fazer nada juntos, ir à missa juntos, amamos conversar sobre tudo, enfim, amamos estar na presença e cuidar um do outro”.

A relação profissional dos dois também se estreitou quando se tornaram sócios da Escola de Moda On-Line. “Uma vez que decidimos ter uma empresa como sócios, os problemas do Júnior são os meus, e os meus, são os dele. Vibramos pelas mesmas conquistas e perdemos o sono pelas mesmas preocupações. Tanto no trabalho, como no nosso casamento, temos papéis diferentes como donos e como homem e mulher, mas a regra é clara: nosso casamento sempre vem em primeiro lugar. Portanto, não importa qual é a pauta: somos eu e ele juntos lutando contra o problema e não lutando um contra o outro”.

Com esse pensamento, eles veem o crescimento da Escola de Moda On-Line. “Hoje, a Escola de Moda Online da Maximus tem 10 cursos, mais de 36mil alunas e alunos no Brasil e em mais 43 países. Tem um espaço próprio. A ideia da Escola surgiu em junho de 2017, quando ajudei o Junior a organizar um curso presencial de Desenho de Moda com o professor e estilista Valmir Pazeto. Esse foi o nosso primeiro “negócio” como sócios e com o lucro do curso, compramos a nossa cachorrinha Pan. Menos de ano depois, a terceira edição desse curso presencial foi gravada, tornando-se um curso online. Como já trabalhávamos com tecidos, naturalmente surgiu a ideia de um curso de costura, que foi o segundo. Depois, veio o de modelagem. Depois vieram outros e os cursos foram acontecendo como uma consequência de já trabalharmos no mercado digital, tendo como base toda a estrutura de marca e clientes da Maximus Tecidos, que desde 2015 já vendia para todo o Brasil. A Escola nunca foi uma ideia pronta, foi um projeto que começou muito, muito pequeno e com uma dose grande de trabalho e outra dose de timing e sorte, com mudanças no mercado do consumo de educação online, cresceu rápido e precisou desbravar seu próprio caminho e ter sua própria estrutura”.

Além de sócia-proprietária da Escola com o Junior e o cunhado Lucas Jacobs, Camila também atua como diretora. “Comando toda a produção audiovisual das gravações e edições de cada aula em nosso estúdio. Além disso, cuido de todo o conteúdo pedagógico dos cursos junto aos nossos professores”.

Com tantos, afazeres, ainda sobra um tempinho para cuidar de si. “Me dedico muito ao trabalho e tenho um tempo para mim. Tem uma frase que diz: “você é a sua empresa”. Se eu não estiver bem, naturalmente a gestão do que me cabe no trabalho não será feita dando o meu melhor. Na minha rotina de hoje, o meu primeiro compromisso do dia é sempre comigo mesma. É por isso que acordo as 5h da manhã”.

É dessa maneira que a jovem empreendedora mantém em mente que “pôr a mão na massa” diariamente não é tão difícil, mas há desafios. “Tem que ter a autorresponsabilidade de que não existe nada garantido a não ser as contas no fim do mês e isso é desafiador. Quanto a ser jovem e mulher: não tenho a experiência dos mais velhos, o que naturalmente faz com o que o termo “aprender com o erro” seja bem aplicado na prática. E como mulher, certamente já fui julgada pelo palco, por quem não vê os bastidores. Mas se posso dar um conselho a outras jovens mulheres que querem empreender é: sonhe alto e tenha um propósito bem claro. Não faça algo só por ser “modinha”. Faça algo que você veja valor. Empreender é um jogo a longo prazo, é uma entrega diária (e na vida real é um pouco mais difícil do que falam por aí). Então já que é pra se entregar… que seja por um propósito nobre e coerente com seus valores”.

Como toda a jovem empreendedora, Camila tem uma mulher que a inspira: Katia Maria Favato Nishida. “Minha mãe. Minha mãe me deixou sonhar alto, mas nunca me poupou do mundo real. Me ensinou a trabalhar, a rezar, a cuidar do lar e da família. É meu exemplo de mulher, de esposa e de mãe”.

Assuntos Relacionados

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *