Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Círculo Cromático de Moda para Combinação de Cores De Roupas e Tecidos

Neste artigo você vai aprender como usar o círculo cromático para fazer combinações de cores de roupas e tecidos. Se preferir, você pode assistir este conteúdo dando play no vídeo abaixo: Entender como usar o círculo cromático e fazer combinações de cores facilita a vida de quem trabalha com moda ou que deseja se vestir […]

Neste artigo você vai aprender como usar o círculo cromático para fazer combinações de cores de roupas e tecidos.

Se preferir, você pode assistir este conteúdo dando play no vídeo abaixo:

Entender como usar o círculo cromático e fazer combinações de cores facilita a vida de quem trabalha com moda ou que deseja se vestir melhor.

A partir do momento que uma costureira entende sobre combinação de cores, fica muito mais fácil comprar tecidos com maior assertividade. Você consegue combinar melhor os tecidos que você tem com tecidos novos.

Você também vai ter mais propriedade para indicar cores de tecidos para suas clientes.

Quem é lojista também consegue comprar com mais assertividade e montar sua loja e vitrine de forma mais harmônica. Além disso, você poderá indicar mais combinações de roupas coloridas para sua cliente, não apenas combinações com tons neutros.

O círculo cromático também é um acessório para ter dentro do guarda-roupa e podermos usar sempre que faltar criatividade na hora de escolher um look.

Conheça o Círculo Cromático da Maximus Tecidos Aqui!

O QUE É O CÍRCULO CROMÁTICO?

O círculo cromático nada mais é do que uma cartela circular em formato de pizza realmente dividida em 12 partes, cada uma representada por uma cor.

As cores do círculo são distribuídas da seguinte forma:

  • CORES PRIMÁRIAS: vermelho, amarelo e azul.
  • CORES SECUNDÁRIAS: formadas a partir da mistura de duas cores primárias que formam o verde, laranja e o violeta.
  • CORES TERCIÁRIAS: obtidas a partir da mistura de uma cor primária e a sua secundária vizinha.

São três cores primárias, três cores secundárias e 6 cores terciárias, totalizando 12 cores.

O círculo também é dividido entre cores quentes (amarelo, laranja e vermelho) e frias (verde, azul e violeta).

De um lado do círculo as cores são mais suaves e escuras, porque apresentam adições de cinza e preto. Ele possui setas que direcionam para sombra ou para saturação.

Do outro lado do círculo as cores são mais luminosas, pois apresentam adições de branco.

COMO FAZER MISTURA DE CORES COM O CÍRCULO CROMÁTICO

A mistura de cores pode ser feita com base na harmonia ou no contraste.

Uma mistura de cores baseada na harmonia é quando juntamos cores que possuem características em comum. Já uma mistura baseada no contraste é quando juntamos cores completamente opostas no círculo cromático, mas que têm uma harmonia.

CÍRCULO CROMÁTICO DA MAXIMUS TECIDOS

O círculo cromático para combinação de cores de roupas e tecidos desenvolvido pela Maximus Tecidos em parceria com a consultora de moda Roberta Pasqualatto, é muito completo e fácil de usar.

Ele vem com mais opções de cores terciárias, totalizando 18 cores. O material também vem com legendas sobre os tipos de combinações de cores com base na harmonia e no contraste.

Além disso, o círculo cromático da Maximus Tecidos possui setas que auxiliam na mistura de cores.

Uma cor pode ser combinada com um muitas outras cores, dependendo da proposta que você deseja. Pode ser uma proposta mais elegante ou mais criativa, por exemplo.

QUAIS AS COMBINAÇÕES DO CÍRCULO CROMÁTICO?

Você pode fazer combinações com o círculo cromático baseadas na harmonia ou no contraste. São elas: monocromática, tom sobre tom, análoga, complementar, complementar dividida e triádica.

  • COMBINAÇÃO MONOCROMÁTICA 

Mono quer dizer “uma” e cromática quer dizer “cor”. Esta é uma combinação baseada na harmonia em que você escolhe uma cor do círculo cromático e usa as peças do look nesta mesma tonalidade.

Para deixar a produção ainda mais interessante, você pode trabalhar com tecidos diferentes, texturas diferentes na parte de cima e na parte de baixo, mas sempre na mesma cor.

A combinação monocromática é muito elegante e alonga o corpo visualmente, porque não “quebra” o look em blocos. A base vertical é toda no mesmo tom.

  • COMBINAÇÃO TOM SOBRE TOM

Essa é uma combinação com base na harmonia em que escolhemos uma cor e combinamos com outras tonalidades da mesma família. Por exemplo, uma calça em tom violeta e uma blusa em tom lilás. As duas cores são da família do roxo.

Também é uma mistura de cores muito sofisticada, que passa a imagem de refinamento. Além disso, confere a impressão de silhueta mais alongada.

  • COMBINAÇÃO ANÁLOGA

Uma combinação de cores que têm características em comum. São cores que estão lado a lado no círculo cromático. Pode misturar duas ou três cores. Por exemplo: azul, verde e violeta.

Também é uma combinação com base na harmonia, mas que já traz um pouco mais de contraste para o visual. Você pode escolher misturar cores intensas e mais suaves, dependendo da mensagem que deseja transmitir.

Quanto mais cor e criatividade, mais ousado fica o look.

  • COMBINAÇÃO COMPLEMENTAR

É uma combinação de cores baseada no contraste que mistura cores completamente opostas (complementares) no círculo cromático, mas que têm uma harmonia perfeita.

O resultado é um look mais criativo, ousado e dramático porque trabalhamos altos contrastes entre as cores que vamos combinar.

Com o auxílio do círculo cromático, você vai apontar a seta para a cor escolhida e combiná-la com a cor que está no lado oposto.

É importante lembrar que as combinações não precisam ser feitas somente com cores intensas e vibrantes, você pode escolher combinar cores profundas (escuras) ou mais claras também.

  • COMBINAÇÃO TRIÁDICA 

É uma combinação que mistura três cores igualmente espaçadas umas das outras no círculo cromático, formando um triângulo perfeito. É uma mistura com base no contraste, mas com duas cores harmônicas entre si. 

  • COMBINAÇÃO COMPLEMENTAR DIVIDIDA 

Esta combinação ocorre quando se utiliza a cor escolhida e mais as cores vizinhas da sua cor complementar (oposta). 

É uma mistura baseada no contraste, mas que também traz harmonia.

Lembrando que a terceira cor não precisa ser necessariamente uma roupa, pode ser utilizada em algum acessório. 

POR QUE USAR O CÍRCULO CROMÁTICO?

Você pode utilizar o círculo cromático como uma ferramenta de venda e assim trazer mais criatividade para suas produções. A partir do momento que entendemos que uma cor pode ser combinada com tantas outras cores, de formas diferentes e trazendo mensagem diferentes, você consegue fazer com que o seu cliente te veja como uma autoridade da moda.

Você também pode utilizar o círculo cromático no seu próprio guarda-roupa e assim conseguir fazer suas peças renderem muito mais, porque as possibilidades de combinações são infinitas.

Adquira o seu Círculo Cromático para combinações de cores de roupas e tecidos no site da Maximus Tecidos. O frete é grátis para  todo o Brasil e ele é enviado em uma case personalizada.

Conheça o Círculo Cromático da Maximus Tecidos Aqui!

Conheça os Cards de Coloração Pessoal da Maximus Tecidos Aqui!

Encontre a Roberta Pasqualatto nas redes sociais aqui!

Beijos

Assuntos Relacionados

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *