Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Como a moda ajuda a entender o consumo?

Oi gente! Tudo bem? Neste post vamos falar sobre a moda de outra forma e aprender como ela se integra nos estudos sobre comportamento de consumo.

A moda e sua vertente histórica e cultural é sem dúvida terreno fértil para compreender os fluxos de consumo.

As histórias estão sempre começando e elas são contadas também pelas formas com que as pessoas manifestam suas práticas de compra, estéticas e visualidades.

Nesse sentido, é certo que a moda expressa as inúmeras maneiras pelas quais cada sociedade respondeu aos contextos que estavam inseridas.

Por isso, o poder simbólico da moda precisa ser entendido como um sistema cultural que manifesta as crenças e valores mais adotados de uma época.  Assim, por meio da roupa, principalmente, revela sinais do comportamento social.

Maximus Tecidos consumo Clube da Costureira 600x300
Foto: estilopropriobysir.com

O SENTIDO DA MODA

Considerando a moda como uma grande potência de manifesto, seu sentido é dialogar com o que está em sua volta.

Além disso, a cada escolha do que vestir comunicamos um signo simbólico da mensagem que é impressa e expressa nos/pelos produtos.

Em outras palavras, as vertentes da moda e do consumo se entrelaçam em cada ato de compra, de decisão pelo item que nos ajudará a contar quem somos.  Por exemplo, mais conservador ou progressista. Normativa ou disruptiva. Consumista ou sustentável. 

Desse ponto de vista,  o sentido fundamental da moda é comunicar e o consumo a ajuda nessa tarefa.

Maximus Tecidos consumo Clube da Costureira 600x300
Foto: whoismocca.com

 A MODA NÃO É INOCENTE

Do ponto de vista mercadológico, gosto de pensar que a moda não é inocente, pois ela se apropria, manifesta, expressa e capitaliza as demandas sociais.

Na verdade, homens e mulheres do universo da moda escolhem MUITO BEM o que das demandas sociais será incorporado pela moda. Ou seja, há uma estratégia por trás do que será lançado.

Da mesma forma, é necessário a compreensão de que a moda tem vários eixos, sendo elas: econômico, social, cultural, histórico, de consumo, estético, artístico, tecnológico… E desta maneira, todas essas conexões se integram nos estudos sobre comportamento de consumo.

O QUE É O CONSUMO?

Em primeiro lugar, cabe esclarecer que o consumo é um fenômeno inerente à nossa vida cotidiana. Sendo assim, é um mecanismo fortemente influenciador da dinâmica do planeta.

Frequentemente consumimos produtos, serviços, ideias, informações, e sim, também consumimos pessoas.

Por esse motivo, consumir se tornou uma das práticas mais expressivas da sociedade contemporânea.

Certamente, precisamos ter em mente que o consumo NÃO SERVE APENAS para comer, beber, vestir, morar…. Mas sim, O CONSUMO SERVE PARA EXISTIR.

Basicamente, o consumo é um modo de suprir necessidades humanas – de existência física e emocional.  Deste modo, ele atende às perspectivas econômicas, de produção, capital e poder.

Por esse motivo, criar e suprir necessidades e desejos é o mecanismo mais eficiente para fazer girar as engrenagens da economia e da moda.

No entanto, vamos nos distanciar das concepções básicas e racionais sobre o consumo.

Maximus Tecidos consumo Clube da Costureira 600x300

PARA QUE SERVE O CONSUMO?

A princípio, no âmbito comportamental, o consumo serve para CONSTRUIR IDENTIDADES, isto é, constituir e expressar diversas facetas do que somos, por meio de nossas escolhas de compra e manifestações estéticas.

Nesse sentido, a moda ajuda tanto a entender o comportamento de consumo, pois consumo e moda se retroalimentam, e ambos ajudam a entender de forma mais profunda os negócios e o comportamento humano.

Por isso,  analisar que por ser feita por pessoas e para pessoas, a moda é um guia para entender as manifestações de estilo, consumo e tendências.

Portanto, fica evidente a importância de estudar como as pessoas pensam para, assim, entender a moda e o consumo.

Maximus Tecidos consumo Clube da Costureira 600x300
Foto: macadameia.tumblr.com

Gostou deste assunto?

Confira meu post com 5 Motivos para Estudar História e Cultura da Moda. Clique aqui!

Se você quer aprender mais sobre o assunto, conheça o meu Curso Online sobre HISTÓRIA E CULTURA DA MODA CONTEMPORÂNEA. Clique aqui!

Assuntos Relacionados

Comentários

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *