Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Como calcular a quantidade de tecido para uma peça de roupa

Calcular a quantidade de tecido certa para cada peça diferente de roupa pode ser um grande desafio, principalmente para quem está iniciando nesse mercado de confecção.

Comprar a quantidade de tecido errada é mais comum do que você imagina, mesmo para pessoas que possuem alguma experiência no ramo. Isso porque, existem algumas peças que seguem uma regra especial, que podem acabar atrapalhando seus cálculos.

Se você desenha entender melhor sobre o assunto, confira a seguir algumas dicas:

Como saber a quantidade de tecido certa para a roupa?

Para descobrir a metragem certa da quantidade de tecido, é preciso primeiro definir qual modelo de roupa será feito, e com isso, ter algumas medidas em mãos do seu cliente, como a altura e circunferências, por exemplo.

Acompanhe a seguir algumas informações:

Peças comuns

Em peças comuns e simples, ou seja, que não possuem nenhum tipo de detalhe a mais e com caimentos básicos, como camisetas, saia reta, short, regata, bermudas, calças e outras, você precisa calcular da seguinte forma:

Comprimento da peça a ser confeccionada + 20 centímetros = quantidade de tecido ideal.

Se você quer criar uma saia lápis com 60 cm de comprimento, é preciso adicionar mais 20 centímetros, como uma medida extra de tecido para as margens da costura, acabamentos e bainha. O total será 85 cm de tecido.

Para peças simples plus size, o ideal é acrescentar 30 centímetros a mais.

Saia com ½ godê

Para esse modelo de saia, primeiro é preciso saber qual a medida da cintura do seu cliente. Assim, você calcula a medida total da cintura dividida por 3,14 para ter o raio da cintura.

Feito isso, você deve calcular o raio da cintura, dividir por 2 e multiplicar pelo comprimento da saia, adicionando 10 cm no final para saber a quantidade de tecido que deverá comprar.

Roupas com manga

Se você deseja criar peças de roupas que tenham mangas, sejam casacos, blusas, camisas ou vestidos, por exemplo, o cálculo deve ser feito da seguinte forma para saber a quantidade de tecido ideal a comprar:

Comprimento da peça mais o comprimento da manga e mais 20 cm.

Peças com detalhes em pregas ou franzidas

Para saber a quantidade de tecido desses modelos de peças, calcule 2 vezes o comprimento da peça, adicione 20 centímetros como medida extra para ter o total.

Essa metragem pode variar de acordo com a quantidade das pregas, franzidos e a profundidade desses detalhes.

Saia godê modelo total – quantidade de tecido

Quando você quiser confeccionar uma saia godê total, saiba que vai precisar de uma quantidade de tecido um pouco maior do que o normal, pois essa peça gasta muito tecido, principalmente se a saia for longa.

Antes de tudo é preciso saber qual o raio da cintura, para isso, calcule a regra de matemática de 6,18. Assim, a conta será a medida total da cintura dividido por 6,18 para ter o raio da cintura do cliente.

quantidade de tecido

Feito isso, você precisa calcular o raio da cintura 2 vezes, mais a medida do comprimento que a saia vai ter, adicionando mais 10 centímetros.

É válido lembrar que esse cálculo serve para modelos de saias mais curtas e não muito compridas.

Aprender sobre a quantidade de tecido ideal para cada modelo de peça de roupa que você vai confeccionar pode te ajudar principalmente a não ter prejuízos quando for fazer essa compra, evitando a compra desnecessária de tecido ou comprando a medida errada, faltando tecido.

Quando você aprende sobre essa quantidade, fica mais simples de fazer as peças e diminuir as chances de erros. Lembre-se que cada peça possui uma quantidade de tecido certa. Calcule sempre antes de comprar para evitar problemas.

Acesse nosso curso de Modelista Profissional  e acesse nosso site Maximus.

Assuntos Relacionados

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *