Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Como É Feita A Malha?

A malha é um dos tipos de tecidos mais procurados, visto que há várias categorias e é possível encontrar o tipo de malha ideal para a peça que planeja ser feita. Que é um tecido versátil é algo claro, mas você sabe como é feita a malha?

Saber como são feitos os tecidos é essencial para entender quais são as suas principais características. E saber quais são as particularidades de cada tecido é essencial para escolher o tipo ideal.

Então, se você está pensando em comprar tecido tipo malha para fazer uma blusa, vestido, saia ou qualquer outra coisa, entender sobre o seu processo produtivo é realmente muito esclarecedor e importante!

Entendendo como é feita a malha

Então, como é feita a malha? A malha é um tecido cuja confecção é feita através do entrelaçamento dos fios, mas o seu diferencial é que cada entrelaçamento passa por dentro do anterior em um único sentido.

Os tecidos que são caracterizados como malha são feitos majoritariamente dessa forma. Qual a consequência disso? Um tecido extremamente elástico.

É interessante entender que há duas categorias de tecidos: tecidos planos e malhas. Os tecidos planos não são elásticos naturalmente, podendo apresentar uma flexibilidade maior caso seja acrescentada porcentagens de elastano na confecção.

Já a malha é naturalmente elástica justamente por conta da trama em que ela é feita. Se o material em si for elástico, então as propriedades de flexibilidade da peça serão bem altas.

O fato de como é feita a malha faz com que ela seja um dos tipos de tecido queridinhos do mercado têxtil. Suas variações são muito utilizadas para confeccionar peças que ficam justas ao corpo.

Meias, por exemplo, costumam ser feitas de malha. Vestidos, saias, blusas e calças também são ótimas opções. Mas, atenção, não necessariamente a malha ficará justa ao corpo, pois depende muito do tipo de fio que estará sendo usado.

E sobre isso é muito interessante esclarecer: a malha não é caracterizada pela matéria-prima dos fios, mas, sim, como eles são estruturados. Na verdade, é esta a distinção, na maioria das vezes, entre os tipos de tecido: a trama.

Como é feita a malha: o material dos fios importa?

Os tipos de fios podem ser divididos em duas categorias: naturais e sintéticos. É possível ter uma roupa 100% com fios naturais, com 100% de fios sintéticos e, também, como uma mistura dos dois.

Avaliar a composição do tecido é MUITO importante, pois isso lhe dará informações preciosas sobre a peça.

  • Fios naturais

Os fios feitos com matéria-prima natural, como algodão ou linho, costumam produzir tecidos um pouco mais pesados e que amassam com facilidade. Não é via de regra, mas de forma geral há essa característica.

Um ponto muito positivo para os tecidos naturais é que eles conseguem trocar muito calor com o ambiente, ou seja, são peças mais frescas.

  • Fios sintéticos

Os fios sintéticos abrem um leque de opção, pois há diversos tipos. Poliéster é o principal deles. São tecidos interessantes para roupas de frio, pois concentram calor (não há tanta troca com o meio).

Onde comprar malhas?

Saber como é feita a malha e suas características é o primeiro passo para fazer uma boa compra. Entretanto, há diversos tipos de malhas e cada qual possui a sua particularidade.

Para saber exatamente qual categoria comprar é preciso saber a finalidade que terá o tecido. Para quem não tem muita familiaridade com os tipos de tecidos e não sabe qual adquirir, uma recomendação é a Maximus Tecidos.

Na Maximus Tecidos, acesse o site e confira a variedade e malhas disponíveis!!!

Assuntos Relacionados

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *