Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Como é feito a produção de tecidos?

Os tecidos estão por toda a parte. Estão nas roupas usadas pelas pessoas, nas cortinas, nas mesas, na decoração das festas, nas camas… Por isso hoje vamos entender como se dá a produção de tecidos. Mais do que proporcionar moda e estilo ou proteger o corpo das condições climáticas, os tecidos, por muito tempo, tiveram […]

Os tecidos estão por toda a parte. Estão nas roupas usadas pelas pessoas, nas cortinas, nas mesas, na decoração das festas, nas camas… Por isso hoje vamos entender como se dá a produção de tecidos.

Mais do que proporcionar moda e estilo ou proteger o corpo das condições climáticas, os tecidos, por muito tempo, tiveram um papel social, pois retratavam a classe social de determinada pessoa e até mesmo sua crença.

Antigamente não se produzia tecido. As pessoas usavam pele de animal para se proteger, mas com o passar dos anos, a indústria têxtil começou a ganhar espaço e hoje é uma das maiores do mercado de produção.

Foto: Pinterest

O processo

Podemos dividir a produção de tecidos em duas fases. A primeira, antes da revolução industrial, em que os tecidos eram produzidos artesanalmente, ou seja, pela mão das artesãs, que costuravam fio a fio, até obterem o trabalho final.

A segunda, após a revolução industrial, em que o trabalho passou a ser feito, quase integral, por máquinas nas fábricas através do processo de linha de produção. Os ganhos dessa fase foram a produção em massa dos tecidos.

Apesar disso, ainda hoje existem pessoas que se dedicam a tecelagem artesanal. Pessoas que fazem sua renda através da costura, bordado, tricô, crochê e outras maneiras de se confeccionarem peças de tecido manualmente.

A produção de tecidos, porém, começa bem antes que a etapa de costurar ou tramar os fios. Ela começa na colheita da fibra animal ou vegetal, ou na produção da fibra sintética, que é feita através de uma mistura química.

Após ser colhida, no caso da fibra natural ou vegetal, ela passa por máquinas que farão a remoção de sementes e impurezas, deixando-a preparada para a tecelagem.

O algodão e o linho são exemplos de fibras naturais, extraídas da natureza e o nylon e poliéster são exemplos de fibras sintéticas, produzida em processos químicos.

Etapas da produção de tecidos

  • A primeira etapa é o processamento das fibras – Independente de serem naturais ou sintéticas, elas devem passar por um processo de filamento através de uma máquina que as enrola.
  • Após isso, ele vai sendo armazenado em bobinas, para depois serem colocadas em um tear, que irá entrelaçar os filamentos, transformando-os em panos.
  • Assim como, nas grandes fábricas, esse processo é muito moderno e controlado por computadores, pode-se encontrar facilmente locais onde o tear dos fios é feito de forma manual.
  • Para a produção de tecidos, são necessários dois conjuntos de fios. Um na vertical e outro na horizontal, de modo que se entrelaçam entre si.
  • Referente a cor, durante todo o processo de produção do tecido, a sua cor é indeterminada e, ainda conta com resquícios de sementes e outros detritos, de modo que é necessário o tratamento dos tecidos antes de incluir uma coloração a eles.
  • Após serem lavados e descoloridos com cloro, são submetidos a vários produtos, que subtraem os óleos e ceras existentes na fibra do tecido.
  • No processo de coloração, o tecido é submetido a soda cáustica, para aumento dos poros e melhor absorção do pigmento da cor.
  • Apenas depois disso, é que os tecidos passam pela etapa de tintura e ficam prontos para serem enviados para as fábricas de roupas e para as fábricas de produtos têxteis.
  • Depois disso, os tecidos se transformam em peças de roupas, lençóis, toalhas, cobertores e demais produtos de utilidade diária.

Avaliando todas as etapas da produção de tecidos, desde a colheita da fibra, até a confecção das peças de roupas, pode-se ver a grande importância que o tecido exerce na vida das pessoas, na forma de expressão, na cultura e na economia de um país.

Assuntos Relacionados

Comentários

2 respostas

  1. Que aprender a Costurar? A Maximus Tecidos acaba de lançar um Curso de Costura Online super completo, com mais de 160 aulas. As alunas tem 5 anos de acesso as aulas, suporte por WhatsApp para dúvidas diretamente com a Estilista e Professora Nea Santtana e Certificado de Costureira Profissional ao concluir todas as aulas, Clique no link para saber todos os detalhes, conteúdo das aulas, garantia e como fazer sua matrícula: https://materiais.maximustecidos.com.br/curso-de-costura-online-costura-de-sucesso-nea-santtana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *