Como é feito o tecido de algodão egípcio


13
1 compartilhada, 13 points

Se você está pretendo comprar algum tecido para costurar algo e ainda está na dúvida qual é o melhor, saiba agora como é feito o tecido de algodão egípcio e quais as suas diferenças entre outros tecidos.

Você já ouviu falar em algodão egípcio? Vamos falar como é feito o tecido de algodão egípcio, ele nada mais é do que um tipo de tecido fabricado a partir de algodões naturais, feitos através de uma colheita natural do algodão.

O algodão é uma planta com inúmeras finalidades, desde sua produção voltada para a indústria têxtil até a fabricação de produtos farmacêuticos. Sendo uma fibra de origem vegetal, o algodão, nesse segmento, uma das alternativas mais procuradas.

Foto: reprodução

Como Surgiu o Tecido de Algodão

O algodoeiro foi domesticado há pouco mais de 4000 anos no sul da Arábia, considerando a legislação mais antiga da Índia, enquanto no Peru, os Incas e outros tipos de civilizações já utilizavam do algodão desde 4500 a.C.

Os escritos mais antigos, muito antes da Era Cristã, apontam o Egito, Sudão, Índia, e toda a Ásia menor como a principal região para cultivo, e já usavam o algodão como matéria prima, e produto de primeira necessidade.

Foram os árabes que se encarregaram, durante o segundo século na Era Cristã, de introduzir o algodão pela Europa.

Foram eles também os primeiros fabricantes de papeis e tecidos com esse tipo de fibra. Sendo assim, a Europa começou a utilizar, regularmente, o algodão, no período das Cruzadas.

A Europa, no decorrer do século XVIII desenvolve novos tipos de máquina para fiação e tecelagem, começando assim a dominar o mundo do novo tipo de fios e tecidos.

O Algodão nos EUA e no Brasil

O algodão começou a ser usado, no Estados Unidos, como cultura comercial na Geórgia e na Carolina do Sul utilizando os primeiros descaroçadores. Eli Whitney foi o responsável por inventar o descaroçador de algodão, em 1972.

Ele desenvolveu uma máquina que separasse mecanicamente as sementes do algodão da fibra, gerando assim, uma enorme revolução na indústria desse tecido natural, e colocando os EUA como o maior produtor de algodão, mundial.

No Brasil, desde antes da invasão dos portugueses, a técnica de plantio e dominação do algodão já tinha sido desenvolvida pelos índios, que já colhiam, fiavam, teciam e tingiam os tecidos feito com esse tipo de fibra.

O algodão era convertido em fios para a produção de cobertores e redes, além de também conseguirem aproveitar a planta para fins alimentícios e para a cura de algumas doenças.

A produção com finalidade comercial sobre o algodão, começou pela região do Nordeste, o primeiro produtor significativamente grande foi o Maranhão, por volta de 1760, que já começou exportar sacas para Europa.

O Algodão Egípcio

Atualmente existem inúmeros tipos de tecido fabricados com o algodão, e você vai saber agora como é feito o tecido de algodão egípcio, e quais são as suas qualidades em relação aos outros tipos de tecidos.

Com vasto conhecimento na produção de linho, o povo egípcio utilizou das mesmas técnicas para desenvolver e manipular o novo material que chegara da Índia. Dessa forma, não demorou para o país especializar-se nesse ramo e ganhar reconhecimento mundial pelo algodão egípcio.

O conhecimento egípcio com às condições climáticas e do solo foram alinhadas. Dessa maneira, esse tipo de algodão precisa intensamente de sol, além de pouca chuva e solo úmido.

A colheita do algodão egípcio é feita de forma manual, enquanto a de outros algodões são feitas através de maquinários. Em razão disso, as características das fibras são preservadas de melhor maneira, produzindo um fio mais macio e cheiroso.

As qualidades do algodão de fio egípcio

  • Fibras finas e longas
  • Alta resistência
  • Conforto
  • Sofisticação
  • Praticidade

Gostou? Compartilhe com seus amigos!

13
1 compartilhada, 13 points

O que você achou desse post?

Não Gostei Não Gostei
0
Não Gostei
Confuso Confuso
1
Confuso
Engraçado Engraçado
2
Engraçado
Amei Amei
38
Amei
Incrível Incrível
7
Incrível
O Melhor O Melhor
5
O Melhor
Maximus Tecidos

A Maximus Tecidos é conhecida por ser a maior loja online de tecidos do Brasil, cujo propósito é resgatar o hábito de costurar. Este propósito se cumpre através da venda de tecidos e produtos de modelagem e desenho online, com um preço justo e acessível para chegar em todos os lugares do Brasil. E com o patrocínio da produção de conteúdo de moda gratuito na internet. Além da loja online com entrega em todo Brasil, temos lojas físicas em Toledo e Cascavel no Paraná. https://www.maximustecidos.com.br/

5 Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escolha um formato
Postagem
Compartilhe imagens com textos do seu trabalho.
Vídeo
Compartilhe o vídeo do seu trabalho.
Imagem
Compartilhe o recebimento do seu tecido ou suas criações.