Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Como é produzido o tecido linho

O linho (Linum usitatissimum – e suas subespécies) é uma planta herbácea pertencente à família Linaceae, nativa da Turquia e do Irã, e introduzida em regiões do norte da Europa, África e América do Sul. Saiba como é produzido o tecido linho:

O linho pode crescer até 70 centímetros de altura e floresce de junho a julho, polinizado por hemípteros. Durante o seu cultivo, necessita de muita luz solar, de preferência em clima temperado e solos úmidos mas bem drenados.

Registros históricos indicam que o linho era usado no Paleolítico Superior, cerca de 30.000 anos atrás. Depois de domado, o linho marcou presença na antiga Mesopotâmia e depois no Oriente Médio.

 

A maneira de como é produzido o tecido linho

Teve algumas mudanças até se tornar extremamente utilizado e reverenciado no Egito, onde era cultivado para servir a faraós e clérigos.

Além de diversas utilizações em velas de navios e armazéns, usos cerimoniais e principalmente como vestuário em processos de mumificação. O linho era considerado um símbolo de pureza pelos antigos egípcios, que a representavam em plena floração nas paredes de seus templos.

Para obter fibra dietética, as sementes de linho são colhidas. Este também é um processo manual em culturas orgânicas baseadas em raízes, as sementes são separadas do corpo do vegetal.

Falar como é produzido o tecido linho é lembrar que é um dos tecidos mais caros porque passa por um processo de curtimento e descamação para retirar a cola natural que gruda nas fibras em forma de artesanato.

O orvalho da noite será usado neste processo citado acima, a fermentação em água fria amolece as fibras após cerca de três semanas, tornando mais fácil de gerenciar. Em água quente, esse processo leva vários dias.

Depois de desmoronar o linho vai secar que é um dos processos mais sensíveis Porque toda a umidade deve ser removida para evitar a deterioração mas permaneça flexível. As fibras longas são separadas em uma etapa seguinte, chamada de sedação, e depois por fiação.

Saber como é produzido o tecido linho é importante, principalmente para ficarmos cientes de que quando cultivado e produzido organicamente (sem produtos químicos) o linho é totalmente sustentável.

O linho é um material extremamente versátil e resistente, utilizado na confecção de roupas e diversos acessórios de cama, mesa e banho, bolsas, objetos de decoração e design. Pode ser trabalhado em diferentes texturas e pincelado com pigmentos, por isso oferece infinitas opções.

Ele se destaca por garantir frescor, além de conforto e boas sensações. É um tecido de origem natural feito de linho ou linhaça que o torna agradável desde o toque, mas um ponto negativo é que amassa com facilidade.

Outras fibras como algodão e poliéster são adicionadas em sua composição para atender essa característica ao longo de sua vida. Além de saber como é produzido o tecido linho, é importante saber que cada um dos tipos tem suas características especiais.

A moda mais sustentável com materiais de qualidade, clássicos e duradouros está cada vez mais na moda, tendências que reforçam o uso da linha branca. Por fim, se você é daquelas pessoas que ama roupas com significado, fibras naturais e gostou de saber como é produzido o tecido linho, vale a pena incorporar e usar!

Para saber exatamente qual categoria comprar, você precisa saber a finalidade do tecido. Para quem não conhece muito os tipos de tecido e não sabe qual comprar, a Maximus Tecidos é uma recomendação.

Gostou do artigo? A Maximus Tecidos tem uma escola de moda online, na plataforma você encontrará vários cursos na área da costura. Veja também a loja virtual da Maximus Tecidos. Venha conferir tudo

 

 

 

Assuntos Relacionados

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *