Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Tecidos Naturais Quais São?

quais são os tecidos naturais

Saber quais são os tecidos naturais e suas formas de utilização faz toda a diferença na hora de confeccionar a peça ideal. São várias as opções e combinações possíveis, e vamos explicá-las detalhadamente.

Primeiramente, é importante ressaltar que os tecidos naturais podem ser de origem animal, vegetal ou mineral. São usados por grifes conceituadas por todo o mundo, e tem um custo elevado, por serem utilizados em peças elegantes e de alto padrão.

A seguir, conheceremos quais são os tecidos naturais, suas origens e a melhor forma de utilizar cada um deles.

Quais são os tecidos naturais e como utilizá-los


Os tecidos naturais, como visto anteriormente, são versáteis e encontrados na natureza. Vamos conhecer quais são os tecidos naturais mais populares, e como utilizá-los:

  • Algodão: O algodão é o tecido mais popular em todo o mundo. Ele é utilizado na confecção de camisetas, calças, meias, lingeries e várias outras. O algodão tem origem vegetal, e tem variações, como, por exemplo o algodão pima e o algodão orgânico.
  • Seda: A seda é um tecido nobre e de alto custo. As peças confeccionadas com esse material têm um caimento leve, e são ideais para climas mais frescos. A seda é de origem animal, sendo produzida por uma larva, conhecida como Bombyx mori
  • Linho: O linho é famoso por compor peças sofisticadas e podendo ser, ao mesmo tempo, casuais, como camisas, blazers, calças, entre outros. É de origem vegetal.
  • Lã: A lã é um tecido clássico. Muito utilizada em peças para climas de baixa temperatura. É um material extremamente confortável e tem um caimento elegante. A lã é de origem animal, e comercializada em peças de luxo por todo o mundo.
  • Cânhamo: O cânhamo é o tecido mais antigo utilizado pelo ser humano, porém, hoje em dia não ouvimos falar muito dele. Isso se deve ao fato dele ser derivado de uma planta proibida em muitos países, a Cannabis ruderalis. Esse tecido é extremamente versátil, e o seu custo de produção é baixo, comparado com as outras opções naturais

    Os benefícios dos tecidos naturais

    Como todos os outros tecidos atualmente fabricados no mercado, os tecidos naturais têm suas qualidades, e seus contras. Agora que você já conhece quais são esses tecidos, vamos comparar seus benefícios e suas particularidades.

    Como já descrito acima, os tecidos naturais são os mais valorizados no mercado, e suas diferentes formas de utilização são amplas. A qualidade primordial desse tipo de tecido, é a durabilidade.

    Por conterem fibras naturais, esses tecidos são mais leves, e absorvem a transpiração com mais facilidade do que outros tipos de tecido.  As peças fabricadas a partir desses materiais, tem um toque delicado, e um caimento elegante.

Os contras dos tecidos naturais

Na hora de escolher qual tecido utilizar, é muito importante conhecer as especificidades de cada um, por isso vamos também abordar os contras desses materiais.

Primeiramente, o preço elevado desses tecidos podem ser uma questão importante a se lidar. Se você quer produzir uma peça mais popular, alguns tecidos, como a seda, por exemplo, podem acabar não sendo uma boa escolha.

Por não conter componentes sintéticos em sua composição, esses tecidos também tendem a desbotar mais rapidamente em comparação com outros tipos de tecido atualmente ofertados no mercado.

Outra questão importante, é o cuidado extra que se deve ter com esses materiais, que são mais delicados, na hora da lavagem das peças.

Saber quais são os tecidos naturais vão fazer muita diferença em sua produção, e agora que você aprendeu mais sobre o assunto, já pode colocar a mão na massa!

Para comprar os melhores tecidos naturais e com o preço mais justo do mercado, visite o site da Maximus Tecido.

Assuntos Relacionados

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *