Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Não passe frio: como fazer uma pantufa?

A pantufa pode ser feita de uma variedade de tecidos, como algodão ou lã. Você também pode usar cores e padrões diferentes para dar um novo visual à sua pantufa.

É essencial que o tecido usado para este projeto seja macio, leve e flexível para que possa se moldar facilmente ao formato de seus pés.

Fazer uma pantufa em casa é fácil se você tiver as ferramentas e materiais certos disponíveis no seu kit de costura; no entanto, se você não tem ideia de como começar a fazer suas próprias pantufas, nós o guiaremos em cada etapa deste processo para que você possa obter resultados profissionais sempre sem falhas!

Com o papel de garantir transparência, legitimidade e qualidade dos produtos e do ensino, a Maximus Tecidos vem mostrar a você como fazer uma pantufa.

Passo a passo de como fazer uma pantufa

 

A pantufa é feita costurando um pedaço de pano ao redor do pé e do tornozelo para que se encaixe perfeitamente. Esse tipo de “sapato” pode ser feito com qualquer tamanho e formato de tecido, mas é melhor usar um material macio como o algodão, camurça, lã, suede, tecidos mais quentes e confortáveis.

Você vai precisar de:

  • Tecido de sua escolha
  • V.A para o solado
  • Viés largo
  • Manta
  • Papel, caneta e um chinelo para moldes

Vamos aos passos iniciais para fazer uma pantufa:

  1. A primeira coisa que você deve fazer é medir o pé e o tornozelo para ter uma ideia do tamanho do tecido. Use uma fita métrica ou régua para medir desde os dedos dos pés até o fim do tornozelo. Isso lhe dará uma ideia de quanto de tecido sua pantufa precisará para caber corretamente nos pés.
  2. Você pode utilizar um chinelo de seu uso como molde, pegue-o e faça um molde em papelão com uma margem de 1 cm.
  3. Você pode utilizar uma manta ou até mesmo um papelão firme como base para o tecido, após ter o molde em papelão ou manta, recorte o tecido escolhido desse mesmo tamanho;
  4. Recorte um molde também para a parte de cima da pantufa (aquela onde encaixa o pé) esta pode ter metade do tamanho do molde da sola, deve ter 2,5 cm a mais de margem, pois ela faz uma curva;
  5. Recorte o tecido utilizando os moldes que acabou de fazer, repita o processo para parte de cima; faça esse processo de recorte na manta e E.V.A também (sendo o E.V.A apenas para o solado;
  6. Para a parte de cima utilize uma camada de: tecido, forro e manta, exatamente nessa ordem; costure essa parte estampa do tecido com estampa do forro, manta embaixo, após costurar a parte reta, vire do avesso, fazendo assim o lado estampado ficar aparamente, não feche a parte curva, pois está será costurada no solado;
  7. Para o solado costure primeiramente o forro e a manta (o forro com estampa aparente), logo após costure o E.V.A na parte em que a manta ficou aparente;
  8. ETAPA FINAL: costure a parte de cima fixando-a no solado;
  9. Costure o viés no contorno da pantufa. Prontinho!

Está prontinha sua pantufa, aproveite o conforto e o quentinho da sua pantufa.

Bom, agora que você já aprendeu um pouco sobre como fazer uma pantufa, que tal aprender ainda mais no Curso de Costura Criativa da Maximus?

Contamos com profissionais devidamente qualificados para exercício da atividade, por meio de aulas virtuais, profissionais interessados em se especializar na área poderão procurar nossa equipe para a compra do curso desejado.

Os cursos oferecidos pela Maximus não só possibilitam que você aprenda sobre  como fazer uma pantufa, mas sobre todo o universo de aviamento e tecidos, que pode garantir a qualidade do seu trabalho.

Se você já costura ou quer iniciar, quer aprender novas técnicas, quer comprar tecidos de qualidade, a melhor qualidade de produtos e cursos de costura está na Maximus Tecidos, não perca sua chance.

Assuntos Relacionados

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *