Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Como ser uma empreendedora na costura

Já faz algum tempo que o mercado de costuras não é somente uma forma de ganhar dinheiro extra. Ao contrário, o ramo das costuras cresce a cada dia mais e exige aperfeiçoamento e técnicas das costureiras.

Se você deseja aprimorar sua profissão, saiba como ser uma empreendedora na costura e deslanchar seu negócio!

Dicas de como ser uma empreendedora na costura

O segmento da moda é um dos que mais cresce no Brasil, mas como todo o setor de comércio, vendas e prestação de serviços, vem se modificando ao longo do tempo e com as novas exigências do mercado!

Há algum tempo, as costureiras eram trabalhadoras que costuravam em um cômodo da casa e eram especializadas em barras de calças e pequenos reparos. Esse nicho continua tendo demanda, mas é muito mais difícil encontrar costureiras para reparos, sobretudo nos grandes centros!

Isso ocorre porque as roupas não têm mais a vida útil que tinham há algumas décadas, além de serem bem mais acessíveis para quase toda a população do que na época de nossas avós.

Imagine que as calças eram feitas em alfaiates e os vestidos das mulheres costurados por costureiras. A quantidade de roupas que as pessoas possuíam era muito mais restrita, falando em termos gerais.

Atualmente, o mercado se ampliou imensamente, garantindo que você pode ser uma empreendedora na costura, dependendo da forma com que montar seu negócio dentro desse segmento. Para tanto, seguem algumas dicas que podem ser importantes:

  • Valorize seu trabalho

A costura é um talento valioso, não caia na armadilha de se desvalorizar!

Valorize cada peça que costura a preço justo, assim como os reparos, consertos e acabamentos que realizar!

Quando mais você conseguir trabalhar a preço justo, menor o risco de atrasar entregas e ter seu ateliê abarrotado de peças que não consegue terminar! Preço justo também é sinônimo de qualidade!

  • Escolha um nicho de mercado

Você precisa ter clareza do nicho em que deseja atuar dentro do segmento da costura! Isso porque ele é um ramo muito diversificado.

Existem costureiras somente de consertos e reparos, costureiras de peças sob encomenda, costureiras que trabalham somente na costura de vestidos finos, vestidos de noivas e madrinhas e ainda as costureiras de alta modelagem, que costuram para os ateliês mais renomados!

Assim, escolha seu nicho pelo que mais gosta de fazer e procure a partir daí os seus clientes!

  • Especialize-se no segmento em que escolher atuar

Se você quer saber como ser uma empreendedora no ramo da costura, claro que você não irá saber costurar apenas um tipo de peça, mas quanto mais especializada você for em seu segmento, mais seu trabalho será valorizado!

Se você optou por um ateliê de tecidos finos, por exemplo, especialize-se no ramo! Faça cursos, promova workshops e associe-os ao seu ateliê de costura. Apareça! Sempre esteja presente quando seu setor for mencionado ou quando houver eventos de costura!

Outra dica valiosa é oferecer pequenos cursos para costureiras iniciantes! Assim você pode fazer um valioso trabalho social e ainda divulgar seu nome e sua marca! Cursos rápidos de uma tarde podem fazer com que várias pessoas também se interessem pelo setor da costura e, como você, mudem de vida!

Conheça o Programa de Formação Gente que Ama Costurar!

  • Trabalhe sempre com materiais de alta qualidade

A moda é um dos setores mais exigentes que se pode ter! Quando o assunto é costura, essa exigência aumenta ainda mais, afinal, geralmente estamos falando de peças personalizadas, sonhadas pelos clientes que encomendaram o produto!

Não trabalhe com material de baixa qualidade. Uma ótima sugestão é adquirir seus tecidos na maior loja de tecidos online do Brasil! A Maximus Tecidos Finos, além de trabalhar com tecidos de diversos tipos, estampas e cores, garante qualidade para suas costuras!

Agora que você já sabe como ser uma empreendedora na costura, comece hoje mesmo a ampliar seu negócio!

Clique aqui e conheça o site da Maximus Tecidos!

Assuntos Relacionados

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *