Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Confecção com modelagem plana para o algodão

Dentro do desenvolvimento da modelagem existem três formas de se trabalhar: a modelagem plana, a modelagem computadorizada, e a modelagem tridimensional (moulage).

A modelagem plana é uma das técnicas mais importantes, pois é uma ferramenta que possibilita a transformação de um desenho bidimensional para ser usado em um corpo humano tridimensional.

O processo de confecção de uma roupa implica em algumas etapas básicas: criação, modelagem, corte, costura e acabamento. Toda a roupa normalmente é desenvolvida por um molde básico, é feito a retirada das medidas da pessoa ou através de algumas medidas padrão e transfere para o papel.

É a técnica mais utilizada para produção industrial em larga escala, e também quem está aprendendo a confeccionar roupas geralmente começam com a técnica de modelagem plana.

Maximus Tecidos

Curso Modelista Profissional, com Marlene Mukai

Etapas para confecção com modelagem plana

No papel (bidimensional) tem informações e detalhes sobre as pences, as partes curvas e as retas, os cálculos necessários e tudo isso deve ser observado antes do corte do tecido e depois usar a geometria para montar a peça com a modelagem plana.

As etapas da modelagem plana consistem basicamente na interpretação de um molde, observando os detalhes do desenho, analisando as medidas, fazendo a modelagem sobre o molde base em papel, realizando o corte do tecido e a costura para a prova da peça final.

Depois de realizadas essas etapas você tem o produto final, o vestuário na forma tridimensional. Quando é feito a prova da roupa é possível ter uma ideia completa de que a base feita partindo do molde e das medidas foi feita corretamente.

Por esse motivo, na modelagem tem a etapa de teste fabricando primeiramente uma peça piloto.

A parte ruim da modelagem plana é que todo o processo demanda mais tempo e é necessário um conhecimento maior de cálculos, quando o processo é manual.

Mas também existe modelagem plana feita no computador com as ferramentas de alguns softwares proporcionando uma modelagem mais eficaz e pode ser criada em poucos minutos com uma tabela de medidas padrão.

Nos programas você tem as gradações, marcações de recortes e pics, depois de fazer o desenho com as medidas certas no programa você pode imprimir o desenho em tamanho real em uma impressora específica para desenhos maiores.

No caso da modelagem industrial as medidas são padronizadas para atender todos os tamanhos P, M, G, GG .

Modelagem em tecidos

Tanto o tecido plano como o algodão é fabricado com uma diversidade de fios de fibras têxteis que vão dar características ao tecido.

  • Modelagem em tecido plano

Tecidos planos são aqueles com elasticidade reduzida, apresentando uma superfície mais plana.

Quando se usa tecido plano em uma peça, a modelagem deve ser muito precisa já que alguns tecidos não possuem elastano como, por exemplo, a sarja, tricoline e o cetim.

São tecidos que proporcionam variedades de caimento, dos mais retos aos mais fluídos e são ideais para todos os tipos de ocasião. Geralmente em tecidos planos são usados pences para melhorar a silhueta do corpo e o caimento.

  • Modelagem plana para o algodão

O algodão na maioria das vezes apresenta certa elasticidade, proporcionando peças mais confortáveis e mais despojadas. É ideal para um vestuário esportivo, moda praia e pijamas por exemplo. E os tecidos podem ser malhas, moletons, viscolycra.

Podem ser feitos de forma mais largas e mais justas, dependendo da elasticidade do tecido e do modelo da roupa. Se for uma roupa muito justa você pode até fazer alguns centímetros menor, é o caso das roupas de ginásticas.

A maioria das peças encontradas nos guarda roupas são feitas em modelagem plana para o algodão. Para costurar com eficiência é de grande importância conhecer alguns conceitos e então tudo fica mais fácil.

Conheça o Curso Modelista Profissional com a lenda viva da modelagem plana no Brasil: https://materiais.maximustecidos.com.br/curso-online-modelista-profissional-marlene-mukai

Assuntos Relacionados

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *