Curvas e ângulos no curso de costura


1

As costuras curvas são muito utilizadas para confecção de quase todos os tipos de peças e roupas. As laterais e meios de peças costuram ser retas, mas os decotes, golas e outras cavas exigem o conhecimento e técnicas de costura em curva. Aqui hoje, temos dicas de curvas e ângulos no curso de costura para você.

Saiba mais sobre curvas e ângulos no curso de costura a seguir!

Os tipos mais comuns de curvas e ângulos são as costuras em V ou em U, mas há também formas mais assimétricas de costuras para alguns tipos de peças específicas. Como poucas peças contam com apenas costuras retas, preparamos um texto sobre as curvas e ângulos no curso de costura!

O que são curvas na costura

As curvas são as costuras redondas, circulares ou onduladas que existem em pelas e que exigem técnicas específicas para que a peça fique perfeita!

Apesar de exigirem uma costura diferenciada, elas precisam ficar lisas e sem rugas. Especialmente para tecidos finos, que se enrugam com maior facilidade, é preciso saber como costurar em curva.

Como abrir o ângulo da curva na costura

O ângulo é a medida de abertura de uma costura curva. Todas as curvas possuem ângulos diferenciados e é necessário compreender como funcionam esses ângulos para que o corte e o desenho dos moldes fiquem coerentes com a peça que se deseja costurar.

Há cursos específicos para costura de curvas e ângulos, no entanto, um item é o essencial a ser observado quando queremos costurar abrindo a roda é o pique. Compreendendo como fazer os piques adequadamente, as curvas e ângulos no curso de costura passam a ser feitos com maior facilidade!

Como fazer os piques no tecido

Os piques são os elementos que formam os decotes ou detalhes circulares de qualquer peça! O pique é realizado com a tesoura e seu tamanho depende do quanto você pretende abrir o ângulo da curva para a costura.

Antes de realizar o pique, após as margens serem costuradas, você pode optar por aplicar um quadradinho de tecido onde será dado o corte para evitar que o tecido esgarce ou desfie! Algumas costureiras costumam colocar quadrados de entretela ou malha, mas o importante é utilizar um tecido que afirme sua costura.

Quando fizer o pique, cuide para que ele não atinja o ponto da costura. Se você for costurar algo em formato redondo, vários piques serão necessários para abrir o ângulo da curva.

Nesse caso, como serão feitos vários piques ao redor da costura, procure fazer pontos mais curtos que não serão atingidos pela tesoura ao picar o tecido!

A costura de ângulos e curvas

As curvas e ângulos no curso de costura são elementos fundamentais porque, como dissemos, poucas peças contam com costuras somente em linha reta!

Os piques podem ser os diferenciais de um vestido ou roupa com caimento adequado e outra pesada. Isso ocorre porque são as curvas, cavas e piques que dão dinâmica às peças costuradas.

Cursos de costura

Qualquer curso que pretenda ensinar costura precisará conter em sua grade as curvas e ângulos sem exceção! Confira antes de iniciar seu curso como esses conteúdos são ensinados e se há aulas práticas sobre o tema.

Se você já costura e pretende se especializar em algum segmento que exija costura de ângulos e curvas, vale a mesma dica.

Antes de fazer um curso, verifique como ele trabalha esses temas fundamentais para qualquer Costura de Sucesso!

Há muitos tutoriais sobre o assunto na internet que podem ser acessados gratuitamente. Pode ser que somente através deles você não aprenda definitivamente a costurar as curvas, mas os vídeos dão uma boa ideia de como funciona esse tipo de costura!

E agora que você já sabe mais sobre as curvas e ângulos no curso de costura, comece logo o seu!

Conheça os cursos de corte e costura, modelagem e moulage da Escola de Moda Online da Maximus Tecidos: Clique Aqui!


Like it? Share with your friends!

1
Maximus Tecidos
A Maximus Tecidos é conhecida por ser a maior loja online de tecidos do Brasil, cujo propósito é resgatar o hábito de costurar. Este propósito se cumpre através da venda de tecidos e produtos de modelagem e desenho online, com um preço justo e acessível para chegar em todos os lugares do Brasil. E com o patrocínio da produção de conteúdo de moda gratuito na internet. Além da loja online com entrega em todo Brasil, temos lojas físicas em Toledo e Cascavel no Paraná. https://www.maximustecidos.com.br/

0 Comments

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *