fbpx

Descubra qual é o tecido mais leve


7
7 points

Escolher o tecido mais leve é uma tarefa árdua. Muitos fatores devem considerados para classificar um tecido como mais leve ou mais pesado. Sua composição, a sua estrutura e caimento são essenciais.

Não estamos falando de peso de forma literal, mas da maneira como o tecido “se comporta” no momento da confecção das roupas. Isso torna os critérios subjetivos.

No entanto, para produzir este artigo, fizemos uma pesquisa extensa e usamos todo o nosso conhecimento para colocar a sua disposição dicas para escolher o tecido mais leve.

Créditos: Pinterest

O que compõe um tecido ser mais leve

Segundo a sua composição, os tecidos podem ser confeccionados a partir de fibras naturais ou sintéticas. Isso significa que eles podem ser extraídos da natureza ou produzidos a partir de produtos químicos.

Os tecidos de origem natural têm uma leveza maior devido a certas características que os de origem sintética não têm:

  • Possuem fios delicados e frágeis;
  • São frescos e permeáveis;
  • Não retêm umidade, nem calor;
  • São macios e confortáveis.

A Importância Da Estrutura Dos Fios

Os tecidos se formam a partir do entrelaçamento dos fios e a forma como isto é feito define a estrutura de cada material. É fundamental entender sobre as estruturas, para definir qual o tecido mais leve.

Este processo de trançar os fios se dá em três sentidos, que levam os seguintes nomes:

  • Trama:é fio no sentido da largura, de forma transversal;
  • Urdume: é o fio no sentido do comprimento, ou longitudinal;
  • Ourela: é o arremate lateral, feita no sentido do comprimento.

Quanto mais apertados são os fios no momento da tecelagem, mais resistente se torna o tecido. Consequentemente, fios muito fechados e resistentes, tendem a ser mais pesados.

Desta forma, os tecidos mais leves são constituídos pelo entrelaçamento de fios de maneira mais afrouxada ou solta. Isso os torna, por outro lado, mais frágeis e menos duráveis também.

O Caimento É Fundamental

Créditos: Pinterest

O que irá determinar o bom caimento de uma peça é a estrutura do tecido e, principalmente, a maneira como ele é manejado na hora do corte. Dependendo do sentido do fio, a roupa terá ou não um caimento adequado.

É importante conhecer qual é a forma de cada de tecido para que seu fio seja cortado no sentido correto, conferindo às roupas o resultado esperado. As boas costureiras sabem exatamente como cortar o tecido para conseguir peças mais estruturadas ou fluidas.

Exemplos de como cortar um tecido:

  • Quando a ourela cai de forma perpendicular em relação ao solo, o caimento da roupa é firme, porém não muito rígido.
  • Já se a ourela cair paralela ao solo, o resultado será uma roupa armada.
  • Para um caimento mole e fluido, o urdume e a trama têm que cair de forma diagonal em relação ao solo, ou seja, no viés.

Escolhendo O Tecido

Depois de apresentar todos estes detalhes técnicos, elencamos os tecidos que estão no topo da lista dos tecidos mais leves do mercado. São eles:

  • Gazar;
  • Musseline;
  • Cetim de seda;
  • Cambraia de algodão ou linho;
  • Algodão puro.

A seda é o mais nobre, caro e está em primeiro lugar por ser utilizada, desde a antiguidade para confeccionar as vestimentas dos nobres e da realeza.

Atualmente, roupas de seda são mais adequadas para ocasiões especiais e são um sinal de bom gosto e sofisticação. A Maximus Tecidos tem uma grande variedade deste, que é considerado o tecido mais leve.


Gostou? Compartilhe com seus amigos!

7
7 points

O que você achou desse post?

Não Gostei Não Gostei
0
Não Gostei
Confuso Confuso
0
Confuso
Engraçado Engraçado
1
Engraçado
Amei Amei
10
Amei
Incrível Incrível
0
Incrível
O Melhor O Melhor
0
O Melhor
Clube da Costureira
O Clube da Costureira é uma iniciativa Maximus Tecidos, a maior loja online de tecidos do Brasil, que tem como propósito resgatar o hábito de costurar. A nossa missão é criar conteúdo gratuito e de qualidade, voltados para capacitar cada vez mais as pessoas que trabalham com moda sob medida, impactando diretamente o valor de quem trabalha com costuras em todo país.

4 Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Quer aprender a Costurar?
    A Maximus Tecidos acaba de lançar um Curso de Costura Online super completo, com mais de 160 aulas. As alunas tem 5 anos de acesso as aulas, suporte por WhatsApp para dúvidas diretamente com Estilista e Professora Nea Santtana e Certificado de Costureira Profissional ao concluir todas as aulas,

    Clique no link para saber todos os detalhes, conteúdo das aulas, garantia, bônus, material de apoio e como fazer sua matrícula: https://materiais.maximustecidos.com.br/curso-de-costura-online-costura-de-sucesso-nea-santtana

  2. Amei o curso web série e estou emocionada por estar nesse também 😍estou completamente apaixonada pois assim posso ajudar minha mãe por eu ser cadeirante é difícil sair para trabalhar agora posso trabalhar em casa

  3. Amei aprendendo cada dia mais, sem sem saber já usei muito essa técnica no corpo das minhas clientes. Facilitava muito meu desempenho

Escolha um formato
Postagem
Compartilhe imagens com textos do seu trabalho.
Vídeo
Compartilhe o vídeo do seu trabalho.
Imagem
Compartilhe o recebimento do seu tecido ou suas criações.