Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Quais os melhores tecidos para roupas?

Quais os melhores tecidos para roupas? Hoje em dia, o mercado de tecidos é extenso, e saber o que escolher tanto na hora de comprar quanto para produzir nem sempre é simples.

A principais características que devem ser levadas em conta na hora de escolher um tecido são o conforto e a durabilidade. Mesmo assim, é necessário saber equilibrar as duas, para não acabar esquecendo de uma ou de outra.

A seguir, serão listados os tecidos para roupas mais comuns no mercado, e avaliar suas qualidades e defeitos.

Algodão 

O algodão é, de longe, o tecido mais comum utilizado para confecção de roupas. A preferência é óbvia: o algodão é macio ao toque, é leve e extremamente fresco. Além disso, ele tem uma aparência simples, mas muito charmosa.

O algodão é considerado por muito como um dos melhores tecidos para roupas. Seus defeitos mais destacáveis são a facilidades de aparecer amassados e o fato de a peça encolher após algumas lavagens.

Confira as opções de algodão no site da Maximus Tecidos aqui!

A lã é um tecido grosso feito a partir do pelo da ovelha. É um tecido extremamente confortável e quentinho, além de permitir a respiração natural da pele. A lã é muito usada na fabricação de roupas de frio.

A lã é um tecido muito durável e extremamente confortável. Não é dos tecidos mais leves, sendo reservado a climas mais frios. Assim como o algodão e a maioria das malhas naturais, a lã também costuma encolher com as lavagens.

Apesar disso, a lã tem a vantagem sobre o algodão de que é um tecido mais difícil de amassar. Por conta disso, é muito raro que se use ferro de passar em peças feitas de tal malha.

Confira as opções de lã no site da Maximus Tecidos aqui!

Linho

O linho é o tecido ideal para o verão. É leve, arejado e extremamente elegante. Peças de linho puro são uma raridade hoje em dia, encontrando-se mais em composições híbridas, geralmente com poliéster.

O principal uso de tecidos de linho nos dias de hoje é em camisas e calças sociais. Ternos masculinos e femininos também costumam ser feitos de tal material.

Como a maioria dos tecidos naturais, o linho também é propenso a encolhimentos. Apesar disso, é um dos melhores tecidos para roupas presentes no mercado. O linho é resistente ao calor, podendo ser passado normalmente em temperaturas altas.

Confira as opções de linho no site da Maximus Tecidos aqui!

Poliéster 

Hoje em dia, é impossível falar de tecidos para vestimenta sem mencionar o poliéster. O material é uma liga carbônica derivada do petróleo, sendo considerado uma malha sintética. A composição do poliéster é muito próxima de garrafas PET.

Sua importância na indústria têxtil está longe de ser descartada, podendo ser mencionados como seus principais usos:

  • Tecidos com composições híbridas – poliéster, algodão e linho

É comum encontrar alguma porcentagem de poliéster na maioria das malhas de algodão e linho. Isso porque o balanceamento correto dela na peça ajuda a equilibrar os males tanto das malhas naturais quanto das artificiais.

Por exemplo, tecidos feitos de algodão e poliéster tendem a ser mais duráveis que tecidos puros de algodão, e mais frescos que os feitos completamente de poliéster.

  • Roupas de frio 

O poliéster é comumente usado como um dos principais tecidos para roupas de frio. Isso porque ele é um ótimo isolante térmico, impedindo que o calor corporal saia para a atmosfera.

Assuntos Relacionados

Comentários

10 respostas

  1. Eu super recomendo.
    Assisto todos os vídeos e tenho aprendido muito com os profissionais da máximus.

  2. Amado tudo q estou aprendendo com os profissionais da maximus tecidos.

  3. Que aprender a Costurar? A Maximus Tecidos acaba de lançar um Curso de Costura Online super completo, com mais de 160 aulas. As alunas tem 5 anos de acesso as aulas, suporte por WhatsApp para dúvidas diretamente com a Estilista e Professora Nea Santtana e Certificado de Costureira Profissional ao concluir todas as aulas, Clique no link para saber todos os detalhes, conteúdo das aulas, garantia e como fazer sua matrícula: https://materiais.maximustecidos.com.br/curso-de-costura-online-costura-de-sucesso-nea-santtana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *