Dicas sobre o caimento da roupa


6
6 points

O caimento da roupa é a forma como a roupa se ajusta no corpo. Está ligado ao tamanho da roupa e como ela se ajusta nas proporções do corpo. O caimento ideal depende de fatores como modelagem e corte também.

Deve-se buscar peças que se encaixam a cada tipo de corpo, em especial através do tecido, que tende a favorecer algumas características do corpo humano e desfavorecer outras.

Estar por dentro das grandes tendências de moda é importante para a escolha do look, mas é essencial que se observe o perfeito caimento da roupa, para que de fato ela transpareça elegância e estilo.

Separamos algumas dicas sobre como encontrar o caimento perfeito em cada peça, de acordo com o tipo de tecido e o tipo de corpo.

Dicas para cada peça de roupa

  • O tamanho ideal da peça para o corpo é que será o maior responsável por proporcionar equilíbrio e estilo àquela roupa.
  • Camisetas – A linha do ombro e a costura lateral devem ser respeitadas e nunca ultrapassar muito.
  • No caso de calças, devem ser ajustadas se estiverem muito compridas e não dobradas.
  • Caso uma roupa esteja desconfortável, é fato que ela apresentará um caimento ruim, pois provavelmente está no tamanho errado.
  • No caso da composição de 2 ou mais peças para o look, se elas não estiverem em harmonia, o caimento do conjunto estará comprometido. Por exemplo, a calça está do tamanho correto, mas a camisa não.
  • No caso do jeans, o bolso traseiro deve estar centralizado em cada lado. Evite os bolsos frontais e sempre compre do tamanho ideal, pois jeans muito justo ou muito largo apresenta um péssimo caimento.
  • Para as saias, a regra do conforto também é válida na avaliação do caimento, porém outros pontos também devem ser avaliados, tais como: o caimento em linha reta da bainha, sem enrolar e sem cortar no cós.
  • Para as camisas já não é tão fácil encontrar um caimento perfeito. Ombros, axilas e braços devem se manter confortáveis em caso de extremo relaxamento e os botões da frente devem fechar sem dificuldades.
  • No caso dos casacos, mesmo conseguindo vestir o tamanho desejado, se ele gera uma pressão ou incômodo nas costas e na parte de trás dos braços, significa que está no tamanho incorreto e precisa ser corrigido para apresentar um bom caimento.
  • De um modo geral, o principal teste a se fazer em uma roupa, para avaliar seu caimento é verificar se algo incomoda, se aparenta estar em tamanho menor ou maior que o correto.
  • Se sim, mesmo que seja uma peça da mais alta qualidade, o caimento estará comprometido.

Muitas pessoas ainda cometem o erro de usarem um tamanho menor por vergonha ou por não aceitarem o tamanho correto, mas com isso acabam prejudicando o caimento e beleza daquela roupa.

Como escolher a roupa com o melhor caimento

Mesmo achando aquela peça de roupa linda e que combina com o estilo dela, a pessoa deve se atentar a alguns pontos, antes de comprá-la, para ter o melhor aproveitamento da mesma. São eles:

  • Cuidado com a parte mais larga do corpo – Ao vestir a roupa, a parte mais larga do corpo deve caber certinho na peça, para que não fique desalinhada e em destaque.
  • Estampas e listras devem trabalhar a favor do seu corpo na peça. Listras verticais emagrecem, enquanto as de modelo animal print podem aumentar as medidas visualmente.
  • Calças de cintura e boca larga alongam, enquanto calças justas e pantacourts tendem a achatar o comprimento. Por isso, a escolha deve estar associada ao tipo de corpo, para se obter o melhor caimento da roupa.

Gostou? Compartilhe com seus amigos!

6
6 points

O que você achou desse post?

Não Gostei Não Gostei
0
Não Gostei
Confuso Confuso
0
Confuso
Engraçado Engraçado
0
Engraçado
Amei Amei
4
Amei
Incrível Incrível
0
Incrível
O Melhor O Melhor
0
O Melhor
Camila Nishida

Oi gente! Aqui quem fala é a Camila Nishida, apaixonada por moda, estilos e tendências que mantém a nossa identidade. Sou apresentadora do Canal da Maximus Tecidos Finos no YouTube, onde busco trazer a essência de cada tecido de um jeito único para que você aprenda cada vez mais sobre o universo têxtil. Psicóloga de formação, tive meu coraçãozinho arrebatado pelo Junior e pelo mundo da moda!

2 Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Que aprender a Costurar? A Maximus Tecidos acaba de lançar um Curso de Costura Online super completo, com mais de 160 aulas. As alunas tem 5 anos de acesso as aulas, suporte por WhatsApp para dúvidas diretamente com a Estilista e Professora Nea Santtana e Certificado de Costureira Profissional ao concluir todas as aulas, Clique no link para saber todos os detalhes, conteúdo das aulas, garantia e como fazer sua matrícula: https://materiais.maximustecidos.com.br/curso-de-costura-online-costura-de-sucesso-nea-santtana

Escolha um formato
Postagem
Compartilhe imagens com textos do seu trabalho.
Vídeo
Compartilhe o vídeo do seu trabalho.
Imagem
Compartilhe o recebimento do seu tecido ou suas criações.