Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Escolhendo o Tecido

escolhendo o tecido

As pessoas que costuram ou pretende iniciar um curso de costura e se qualificar na área, certamente já pensou e teve duvidas escolhendo o tecido mais adequado para determinada peça.

Para criar uma peça de qualidade é necessário entender mais que apenas técnicas de costura. A arte de criar peças exige estudo e aperfeiçoamento, e escolhendo o tecido adequado é fundamental. 

As características de cada tipo de roupa

Ao criar uma nova peça de roupa é necessário compreender que cada roupa têm necessidades específicas em seu uso, devido este fato é importante questionar para que finalidade é a peça: 

  • Essa peça é para que estação do ano? 
  • Será uma peça de que categoria? Casual? Formal? Esportiva?
  • Para qual gênero e idade será destinada a peça? 

Esses questionamentos direcionam para que finalidade se destina a peça, importantes no momento escolhendo o tecido que visam melhor qualidade. 

 Se a peça de roupa a ser criada é casual e para uma criança, necessário que ao escolher o tecido observe se irá deixar a criança com uma boa mobilidade e conforto, compreendendo que crianças se movimentam em seu dia a dia. 

Seguindo a mesma linha de pensamento para outras peças, se é um vestido para festa, analisar o molde do vestido para ver qual tecido irá se encaixar melhor, analisar o caimento do tecido, cores e para que estação do ano.

Os tipos de tecido 

No mundo da moda há uma grande variedade de tecidos, com texturas, cores, materiais, caimentos diferentes, escolher o tecido pode ser uma grande experiência.

Ao mergulhar no mundo da costura é necessário um estudo sobre os tipos de tecidos, sua origem, textura, peso, caimento e as cominações que podem ser feitas entre tecidos. 

É importante ressaltar também a diferença entre tecido e malha: os tecidos os tecidos são feitos de componentes mais naturais, com menos elasticidade, já as malhas são feitas de materiais sintéticos e possuem mais elasticidade. 

Entendendo a diferença de tecido para malha é bom saber os quais são os principais tecidos utilizados no mundo da moda: 

  • Algodão: é um dos mais utilizados, devido ser de origem natural. É um tecido maleável, confortável, de boa absorção (importante para o tingimento do tecido) e por ser de origem natural tem menos chances de causar reações alérgicas; 
  • Lã: é um tecido famoso, muito conhecido por seu uso no inverno, fornecendo isolamento térmico. Possui várias fórmulas sintéticas, mas assim como o algodão é de fácil absorção; 
  • Viscose: é um tecido leve, com bom caimento e movimento, podendo ser utilizado na criação de vestidos, macacões, blusas, é um tecido respirável muito utilizado no verão; 
  • Seda: tecido famoso no mundo da moda devido a sua fabricação, a seda é um tecido delicado, com um caimento leve, é utilizado em peças sofisticadas, possui um brilho excepcional; 
  • Linho: é muito famoso por sua textura leve, sofisticada e respirável. A textura natural do linho é favorável para a confecção de camisas sociais; 
  • Veludo: este tecido pode ser produzido com algodão ou seda, é um tecido macio, de pelagem curta, com uma textura linda e cintilante; 

Esses são os principais tecidos utilizados no mundo da moda, juntamente com a malha. 

A malha é feita por componentes sintéticos, mas é muito utilizada na confecção de roupas, como de roupas esportivas e peças de praia, oferecendo mais conforto. 

E uma tendência que está em alta é a malha Lurex, que é cheio de brilho, flexível, se ajusta ao corpo, muito utilizado a noite  e em festas. 

Nós da Maximus Tecidos temos ótimos cursos de corte e costura para você que deseja ampliar seu conhecimento.  Se você deseja iniciar um curso nesta área ou se aprofundar ainda mais conheça: Gente que Ama Costurar! Venha conferir, trabalhamos com responsabilidade, ótimos professores e materiais!

Assuntos Relacionados

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cursos relacionados