Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Guia completo da Renda Tule Bordado

Oi pessoal tudo bem com vocês? No vídeo de hoje a gente vai falar sobre um tipo de renda que a gente costuma chamar de tule bordado, ou renda bordada.

A renda/tule bordado é um bordado sobre uma base de tule, sendo uma renda muito usada na moda festa. Muito elegante, pode trazer bordados de pedraria ou bordados somente na linha de desenhos florais e desenhos arabescos.

Se preferir, você pode assistir este conteúdo dando play no vídeo abaixo:

Conheça as opções de Renda Bordada no site da Maximus Tecidos – Aperte Aqui!

O QUE É A RENDA E TULE BORDADO?

O tecido tule tem este nome porque surgiu na cidade francesa com este mesmo nome, Tulle, por volta de 1700. Mas foram alguns anos mais tarde, em meados de 1800, quando passou a fazer parte dos figurinos de ballet que o tecido se tornou conhecido.

O tule é construído com fios entrelaçados que criam uma rede transparente, mas bastante firme e estável. Apesar de ser bem fino, garante volume à peça. É muito usado em sobreposições nas saias, além de aparecer em babados e detalhes das roupas.

 

Saiba mais sobre a história da renda bordada clicando aqui!

DE QUAL MATERIAL É FEITO E QUANTO CUSTA?

Essas rendas são fabricadas em tecido sintético, geralmente em poliéster ou a poliamida.

Nesse tipo de renda você pode encontrá-las com muita pedraria, ou pouca pedraria, e até diferentes tipos de pedraria numa mesma renda. Paetês, pérolas, vidrilhos, e outros tipos de pedras como missangas e até mesmo flores 3D.

Aqui a gente tem os mais variados tipos e as mais variadas qualidades, sendo assim os mais variados preços também. Lembrando que uma renda com pedraria sempre vai ter um valor mais agregado.

 

QUANDO E EM QUAIS PEÇAS UTILIZAR A RENDA E TULE BORDADO?

Os tecidos de tule bordado possuem diferentes finalidades, e podem sem utilizados para confeccionar diversos estilos de roupas.

Além de sua versatilidade, este modelo de tecido é utilizado em muitas ocasiões, devido ao seu toque clássico e elegante mas, ao mesmo tempo, proporcionando muito conforto para quem o utiliza.

As rendas bordadas aplicadas sobre tules estão sempre presente nos vestidos mais luxuosos da moda noiva e moda festa. Podem aparecer em apenas algumas partes do vestido ou por todo ele.

Devido ao seu conforto e beleza, é um tecido que pode ser utilizado em diversas ocasiões, dependendo do modelo de roupa que for confeccionado. Podemos ver o tecido de renda e tule bordado em:

  • Casamentos;
  • Formaturas;
  • Jantares;
  • Reuniões de trabalho;
  • Festas de debutante, entre outras festas e bares;
  • Eventos no período da tarde.

Além das ocasiões listadas, este modelo de tecido pode ser utilizado em muitos outros momentos, dependendo do gosto de cada pessoa e do estilo.

QUAL TECIDO IDEAL PARA USAR DE FORRO?

  • Cetim com Elastano
  • Crepe Lorraine (Forro Chic)
  • Crepe Nuage (Forro Chic)
  • Seda Pluma (Forro chic)
  • Tafetá Madri
  • Tafetá Sevilha

Maximus Tecidos renda tule bordado maximus tecidos Clube da Costureira 600x300

A estilista ou o estilista conseguem trabalhar com diversas tonalidades e estilos, podendo ser um forro na cor nude para imitar como se fosse uma segunda pele por debaixo de todo o vestido, que traz até um ar mais de sensualidade para essa peça. Ou pode usar mesmo um tecido de forro da cor do próprio bordado para deixar como cor principal no vestido ou então o tule pode ter a mesma cor do bordado.

O caimento depende da composição do tule. Se for um tule de poliamida o caimento será mais macio e cederá melhor no corpo. Já os de poliéster são mais sequinhos mas igualmente confortáveis.

Independente de ser utilizado para fabricar vestidos ou blusas, o tecido de tule bordado é muito versátil e pode ser confeccionado de muitas formas, atendendo muitos gostos e modelos de corpos, proporcionando conforto e beleza para aquelas pessoas que buscam se vestir de forma mais bonita.

Agora que você conhece mais sobre a renda e tule bordado eu quero que você me conte aqui se você já usou em suas criações e se você gosta também. Compartilhe suas experiências e dicas nos comentários!

Não esqueça de curtir e compartilhar este artigo, e para mais conteúdos sobre costura e moda, siga a Maximus Tecidos no Instagram e inscreva-se em nosso canal no YouTube. Até o próximo artigo!

Assuntos Relacionados

Comentários

5 respostas

  1. Nossa mto lindos os tecidos, todos perfeitos. Como vocês tem bom gosto.

  2. Adorei conhecer a história sobre o tule .Obrigada por compartilhar conosco .Sempre utilizo os tecidos de renda em vestidos de festas infantis. As meninas ficam parecidas umas princesinhas.

  3. Adorei a história sobre o tule bordado, ainda não conhecia e agradeço a vcs por me proporcionar esse aprendizado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *