Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Renda Bordada E Sua História

A renda bordada é um tecido muito nobre e elegante, muito utilizado principalmente para confecções de vestidos. Hoje você vai conhecer um pouco mais sobre a renda bordada e sua história!

Quando pensamos nesse tecido, automaticamente lembramos de vestidos de noivas sofisticados e vestidos de festas muito elegantes, mas conhecer melhor a história desse nobre tecido vai te surpreender, e melhor ainda, te inspirar a criar peças incríveis!

Então, chegou a hora de conhecer melhor o tecido de renda bordada e sua história!

Renda Bordada E Sua História

Renda bordada e sua história: Onde surgiu e como se popularizou.

Se você quer conhecer de verdade a renda bordada e sua história, é preciso retornar nos primórdios de sua criação, e analisar como se popularizou ao longo dos anos, até os dias atuais.

Tudo começou em Veneza, aproximadamente no século XVII, quando a renda começou a ser utilizada nos mantos produzidos para a nobreza, e nos vestidos de casamento das famílias ricas. Na época, muitas poucas pessoas podiam ter acesso a esse tipo de tecido, e por isso era um artigo de luxo, inclusive utilizado para pagamentos de dotes.

Com o avanço das tecnologias após a primeira revolução industrial, a renda bordada começou finalmente a ser produzida em maior escala, e consequentemente ficou mais acessível para o restante da população, que começou a consumi-la em demasiado, pela sua elegância e estilo único.

Peças que levavam anos para serem produzidas!

Para contar mais sobre a renda bordada e sua história, uma curiosidade é muito importante. Hoje, quando pensamos em confeccionar uma peça a partir de renda bordada, as tecnologias e técnicas atuais permitem que esse trabalho seja relativamente mais fácil.

Nas épocas antes da evolução tecnológica, era comum que um vestido de casamento, por exemplo, levasse anos até que fosse confeccionado. E por isso, era comum que as famílias nobres, quando a filha alcançava a idade de 12 anos, já encomendassem os seus vestidos de casamento.

Por ser uma técnica muito delicada de confecção, isso também refletia no preço dessas peças, que eram muito elevadas. Até os dias atuais, a renda bordada também está na lista de tecidos nobres, que por consequência também é financeiramente mais elevada, em comparação com outros tecidos.

Os tipos de renda bordada

Agora que você já conhece um pouco mais de sua história, vamos descobrir quais são os diferentes e mais populares tipos de renda bordada utilizados.

• Renda de Bilros

Essa técnica é tão antiga, que nem mesmo se sabe sua origem. A renda de Bilros é muito popular em regiões como a Bélgica, mas também é muito popular no Brasil, principalmente nas cidades litorâneas.

• Renda de agulha

Essa é uma das mais populares rendas do mundo todo, feita em tela aberta ou filetes ligados. Essa técnica remete muito os nossos ancestrais, que utilizavam desse modelo para criar vários tipos de peças, inclusive roupas de cama e acessórios como luvas.

• Renda Renascença

Esse é um dos modelos mais elegantes e artesanais quando o assunto são rendas bordados. Essa é uma técnica muito delicada e difícil de dominar. Sua origem é europeia, e ela chegou ao Brasil através dos portugueses, durante a colonização.

Até hoje, uma peça confeccionada a partir dessa técnica, pode demorar até meses ou anos para ficar pronta, já que ela é muito precisa e delicada.

Agora que você já sabe tudo sobre renda bordada e sua história, use a sua criatividade e inspiração para criar peças incríveis, delicadas e sofisticadas!

Confira na Maximus Tecidos as novidades em renda e muito mias opções em tecidos.

Assuntos Relacionados

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *