Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
img_00008

Qual a diferença de malha e tecido plano

Vamos iniciar dizendo que malha e tecido plano são amplamente aplicados e possuem muitas e variadas aplicações devido às suas diferentes propriedades. Atualmente não existem regras específicas para o uso desses tecidos. 

Está tudo nas mãos de um estilista que tem seus próprios objetivos e criatividade quando se trata de criar designs de produtos. Hoje em dia é cada vez mais comum encontrar peças que combinam diferentes bases têxteis. 

Por isso, para que o estilista alcance o melhor resultado desejado em sua criação, é importante que ele conheça muito bem as características de cada tecido.

Algumas características

Indiscutivelmente a principal diferença entre malha e tecido plano é que o tecido liso não estica muito quando as duas pontas da peça são puxadas no sentido contrário, a não ser que contenha elastano em sua composição. Por outro lado, a rede tem fios emaranhados. Portanto, é naturalmente mais flexível.

As roupas de malha e tecelagem podem ser confeccionadas a partir de uma grande variedade de fios de fibras têxteis, sejam elas naturais, modificadas ou sintéticas. Você pode encontrar tecidos lisos e malhas com diferentes misturas de fibras.

As fibras naturais incluem linho, algodão, lã e seda. Viscose, rayon  e cupro são fibras naturais modificadas (a matéria-prima é natural, mas passa por um processo de transformação).

Enquanto poliéster, nylon, poliamida e elastano são fibras artificiais. Os preços dos fios variam muito, mas dependem das fibras utilizadas, de sua combinação, da grossura do fio e da tecnologia utilizada no processo de fixação da malha e tecido plano.

Qual é o melhor tecido entre os dois?

Tudo depende dos objetivos da peça, como a silhueta e o corte desejados, ou seja, os atributos que se deseja alcançar na peça final. Em geral, o tecido plano é muito utilizado em alfaiataria e camisaria, enquanto a malha é mais indicada para moda praia e esportiva.

Tecido plano:

Graças a este processo de construção da fibra: emenda de fios de trama e urdume , os tecidos tendem a esticar menos (em comparação com as malhas) e a ter uma superfície mais plana, o que é versátil tanto para fatos formais mais sofisticados como para uso casual.

Com diferença entre malha e tecido plano, os ajustes para este tecido plano são variados, desde mais estruturados, como uma sarja pesada de corte reto, até mais fluidos, como viscose ou construções de cetim de seda. 

É ideal para criar peças desde a vestimenta mais formal. Eles variam de casuais (ternos e vestidos mais estruturados) a looks casuais como blazers e camisas esvoaçantes. Já na silhueta, ela pode ser acentuada com materiais lisos em peças justas, como o elastano, ou escondida em peças com corte solto.

A malha:

Muitas pessoas não sabem que existem diferentes tipos de malhas. Afinal, esse vocábulo é frequentemente usado para se referir a tecidos específicos. No entanto, malha e tecido plano são produtos têxteis diferentes. Simplificando, a malha é mais maleável, enquanto o tecido plano é rígido. 

A malha consiste em fios de tecido que são tecidos horizontalmente, sempre na mesma direção. Por isso, em relação à diferença da malha e tecido plano, a elasticidade da malha é superior, e seu uso é mais voltado para roupas confortáveis ​​e descontraídas.

A moda praia e esportiva são os dois grupos que mais aproveitam esta base pelo conforto e flexibilidade que oferecem. Agora é amplamente utilizado em roupas de rua, como suéteres e calças. Além da t-shirt clássica, outro tecido de malha comumente usado são as camisas polo.

Mas se você estiver procurando por esses e outros tecidos, na Maximus é possível encontrar uma diversidade de categorias que incluem: tecidos, aviamentos, livros, moldes entre, principalmente malha e tecido plano.

Assuntos Relacionados

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *