Manual de conserto e transformação de roupas


60
10 compartilhadas, 60 points

Oi meninas e meninos! Tudo bem com vocês? Neste artigo vou compartilhar com vocês um manual para quem quer começar a trabalhar com conserto e transformação de roupas.

Quando se fala em conserto de roupas, logo se imagina ajuste, ampliação, troca de zíper e bainha, mas consertar uma roupa vai muito além.

Algumas peças são tão difíceis de consertar que necessitam serem totalmente refeitas. Não é uma tarefa fácil e exige habilidade. Assim como transformar uma roupa pronta em outra peça também necessita habilidade.

Uma costureira que trabalha com conserto e transformação de roupa precisa entender bem de costura e acabamento assim como saber interpretar a modelagem que foi utilizada na confecção da peça que se pretende modificar ou consertar.

Maximus Tecidos conserto de roupas Clube da Costureira 600x300
Foto: Freepik
  • CONSERTO DE ROUPAS

Consertar significa refazer algo que não está adequado. Engloba tanto fazer um remendo, trocar um zíper ou costurar uma costura que desmanchou quanto ajustar ou alargar uma peça que não está adequado ao manequim de quem a deseja vestir.

Maximus Tecidos conserto de roupas Clube da Costureira 600x300
Foto: Pinterest
  • AJUSTE DE ROUPAS
Maximus Tecidos conserto de roupas Clube da Costureira 600x300
Foto: Pinterest

Ajustar uma roupa significa diminuir o tamanho sem alterar o design da peça. Pode até desmanchar a peça inteira para diminuir o tamanho, mas ao costurá-la novamente deve-se manter o modelo tal qual era.

Quando a pessoa pede para ajustar uma peça, ela não quer vê-la modificada. Ela quer que a peça esteja tal qual o modelo original, mas ajustado ao seu biotipo.

  • REFORMA DE ROUPAS
Maximus Tecidos conserto de roupas Clube da Costureira 600x300
Foto: Pinterest

Reforma significa modificar a peça para que ela caiba no manequim. Colocar uma pence onde não havia, tirar um punho ou uma gola, acrescentar uma emenda ou um remendo, significa reformar a roupa porque se está alterando a forma original da peça.

  • TRANSFORMAÇÃO DE ROUPAS
Maximus Tecidos conserto de roupas Clube da Costureira 600x300
Foto: Freepik

Transformar uma roupa já é um conceito mais amplo porque você está mudando completamente a peça, está transformando uma coisa em outra.

Usar uma saia para fazer um vestido ou uma calça para fazer uma saia ou fazer um short de uma calça é transformar a roupa original em outra peça. Pode-se transformar uma roupa em acessório, como usar uma calça para fazer uma bolsa, por exemplo.

  • CUSTOMIZAÇÃO DE ROUPAS
Maximus Tecidos conserto de roupas Clube da Costureira 600x300
Foto: Pinterest

Customizar já é pegar uma peça e acrescentar detalhes que antes não havia como um barrado, um bordado, um retalho, um babado ou pedraria. Depende da criatividade de quem faz.

Precisa não só dominar a técnica quanto ter bom gosto. Pode transformar uma peça antiga e ultrapassada em algo moderno e atualizado só com a customização.

O UNIVERSO DE CONSERTO E TRANSFORMAÇÃO DE ROUPA É AMPLO

Maximus Tecidos conserto de roupas Clube da Costureira 600x300
Foto: Pinterest

Roupas são peças que são feitas para durar, mas o ser humano é mutante. Ele emagrece, engorda, enjoa do modelo e quer novidade. Isto porque a roupa é um acessório que reflete a personalidade de quem a veste. Ela molda o seu corpo e traduz o seu humor e sua personalidade. Ela te dá o estilo que é só seu.

Tudo que forem fazer no campo da costura, seja confeccionar roupas, reformar, ajustar, customizar ou transformar peças, façam com capricho. Quanto mais bem feito for o seu trabalho, mais valorizado ele será.

LIVRO COSTURA PRÁTICA ESPECIAL CONSERTO

O meu Livro Costura Prática Especial Conserto ensina técnicas de conserto, reforma e ajustes de roupas. Ensina também como transformar uma roupa em outra peça, como fazer customização e a modificar um molde para adaptá-lo a vários tipos de corpo.

As explicações são em forma de desenho e textos simples, concisos e fáceis de entender por todas as pessoas, profissionais ou leigos.

Maximus Tecidos conserto de roupas Clube da Costureira 600x300

Maximus Tecidos conserto de roupas Clube da Costureira 600x300 Maximus Tecidos conserto de roupas Clube da Costureira 600x300

Adquira agora mesmo o seu livro com Frete Grátis no site da Maximus Tecidos!

Clique aqui e confira também o meu artigo sobre acabamentos de costura!


Gostou? Compartilhe com seus amigos!

60
10 compartilhadas, 60 points

O que você achou desse post?

Não Gostei Não Gostei
9
Não Gostei
Confuso Confuso
4
Confuso
Engraçado Engraçado
5
Engraçado
Amei Amei
252
Amei
Incrível Incrível
36
Incrível
O Melhor O Melhor
26
O Melhor
Marlene Mukai

Me chamo Marlene Mukai. Formada em História e Geografia. Lecionei por 20 anos. Abandonei a carreira de professora para abrir minha própria loja e confecção de roupas. Costuro desde criança. O primeiro método que estudei foi um método misto alemão na Escola das Irmãs Sacramentinas em Minas Gerais aos 13 anos. Aprendi técnicas de costura com minha mãe, que já era costureira e fazia roupas sob medidas. Em São Paulo aprendi outros métodos como a alfaiataria Italiana, Inglesa, Francesa e o Método Coreano. Quando abri minha confecção percebi a necessidade de simplificar a modelagem para agilizar a produção. Pesquisei outros métodos e desenvolvi o meu próprio método. Tenho dois livros editados, Modelagem Prática para confecção de roupas e Modelagem Prática especial malhas. Este ano lançarei meu terceiro livro, Especial Acabamentos. Também tenho um canal no youtube com vídeo aulas de modelagem e acabamento.

15 Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Gosto muito dos posts!!!Conhey a Marlene há muito tempo,vendo os vídeos dela no YouTube!!!!Descobri esse blog faz pouco tempo e estou AMANDO!!!!! Muito obrigada por dividir tanto conhecimento!!!!

Escolha um formato
Postagem
Compartilhe imagens com textos do seu trabalho.
Vídeo
Compartilhe o vídeo do seu trabalho.
Imagem
Compartilhe o recebimento do seu tecido ou suas criações.