Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Materiais necessários para o bordado: confira algumas dicas

O bordado é um hobby divertido e acessível e que necessita apenas de algumas ferramentas e materiais básicos. Veja os materiais necessários para o bordado e como começar

Escolher materiais de boa qualidade e adequados para começar a bordar com certeza vai ajudar a progredir mais rápido no seu aprendizado, no entanto, alguns acessórios são opcionais.

Materiais necessários para o bordado

  • Bastidores de bordar

Os bastidores de bordado são um dos itens de materiais necessários para o bordado porque ajudam a manter o tecido firme enquanto você o costura. 

Isso ajuda a evitar que o tecido enrugue, melhora a qualidade e a aparência do bordado acabado e ajuda a evitar a fadiga das mãos.

Os aros vêm em uma variedade de materiais diferentes, incluindo metal, plástico, bambu e madeira. Há uma grande variedade de tipos e tamanhos disponíveis online e na maioria das lojas de artesanato.

  • Agulhas

Há diversos tipos diferentes tipos de agulhas na seção de costura de qualquer loja de artesanato e é claro que este item não poderia faltar na lista de materiais necessários para o bordado

Cada tipo de agulha é feito para tipos específicos de bordados, mas os mais comuns que você pode usar para bordar à mão são agulhas de bordado e agulhas de chenille.

  • Marcadores de tecido

Ao iniciar um novo projeto de bordado, você com certeza vai precisar de alguma ferramenta para transferir desenhos de bordado para o tecido.  Você pode fazer isso com marcadores de tecido, canetas termo-apagáveis, papel de transferência ou até mesmo com certas entretelas de bordado.

  • Linhas

Existem muitos tipos diferentes de linhas de bordado para escolher, mas o fio de algodão perlé são ótimas opções para iniciantes. Isso ocorre porque as fibras naturais são mais fáceis de usar e trabalhar do que suas contrapartes sintéticas.

  • Tesoura

Um bom par de tesouras de bordar afiadas e algumas tesouras de tecido são essenciais

  • Tecido para  bordado

Outro item essencial na lista de materiais necessários para o bordado. Os tecidos mais fáceis de trabalhar para bordados à mão são os tecidos naturais, como linho e algodão. 

Isso ocorre porque eles são relativamente duráveis, não têm elasticidade e a trama do tecido é uniforme. Bordar com esses tecidos facilitará a passagem da agulha e da linha e você não terá problemas com tecido enrugado ou muito rígido

Dicas para iniciantes no bordado

Muitas pessoas assumem que o bordado é muito difícil de fazer porque o efeito final parece tão detalhado e intrincado, mas não é tão difícil quanto você pensa. 

Se você quebrar o processo e se concentrar em desenvolver ponto por ponto, perceberá que é realmente muito fácil, mas que requer prática. 

Portanto, não se sinta sobrecarregado ou intimidado pelo ofício e nunca diga “é muito difícil”. Se você estiver disposto a praticar, você aprenderá rapidamente e errar é a melhor maneira de aprender a bordar. 

O conselho mais importante para aqueles que  estão começando a bordar é se divertir.  Para quem está trilhando o início do caminho de aprendizado, é importante dizer que ele  pode ser muito mais rápido se houver um guia prático para começar

E neste ponto os cursos online são grandes aliados, não é algo obrigatório na lista de materiais necessários para o bordado mas que definitivamente pode ajudar, mas é importante estar atento na qualidade do conteúdo.

Os cursos de bordado da Maximus Tecidos são preparados por professores experientes, com anos de atuação e que podem ensinar todas as dicas essenciais e também como  evitar erros comuns.

Esperamos que este texto com a lista de  materiais necessários para o bordado possa te ajudar a dar os primeiros passos!

 

Assuntos Relacionados

Comentários

Uma resposta

  1. Eu amo bordado tenho certeza que vou aprender a fazer meus vestidos eu já seio manusear a máquina faço roupa de boneca mais não consegui fazer pra mim mesmo tenho fé que vou aprender agora nesse curso obrigado pela oportunidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cursos relacionados