Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Tudo sobre a modelagem de alfaiataria

Tudo sobre a modelagem de alfaiataria

A profissão de modelagem para alfaiataria teve início a muitos anos atrás, aproximadamente em 1927, segundo diz a história da moda.

É muito interessante pensar como a moda também conta a história da sociedade e assumiu um papel muito importante em todos os momentos de transição da história.

O papel do alfaiate foi de grande protagonismo para representar novos valores sociais no que se referia ao modo de se vestir.

No Renascimento, as formas do corpo passaram a ser mais estudadas e valorizadas. As roupas deveriam então assumir e valorizar mais essas formas.

Foi nessa época que o alfaiate se diferenciou do tecelão. Ele não só mais fazia roupas, ele estudava as formas do corpo e as melhores formas de valorizá-las.

Mais tarde, na Revolução Industrial, todos os trajes ingleses foram substituídos pelo dândis (terno completo e gravata) e novamente o alfaiate tornou-se protagonista, e não só na Inglaterra mas ao redor do mundo todo.

Hoje em dia já não é mais tão comum encontrarmos um alfaiate por aí.

As pessoas compram suas roupas em lojas e raramente buscam alguém para fazê-la sob medida como era de costume anos atrás.

Porém a modelagem para alfaiataria ainda é muito presente no mundo da moda. É mais do que uma profissão, é também uma referência de história e tradição e uma base de estudo para muitas modelistas e costureiras.

Neste artigo vamos falar tudo sobre a modelagem para alfaiataria! Confira:

O que é a alfaiataria?

A alfaiataria é a arte costureira voltada para o público masculino. De confeccionar ternos e paletós, camisas, calças e coletes e mais peças que tem a ver com o vestuário dos homens.

Essas peças são feitas sob medida de forma exclusiva e por tal, são totalmente personalizadas e até mesmo pode-se dizer que são como o trabalho de um artesão.

Essa profissão chegou ao Brasil com a corte portuguesa e foi passada de geração por geração até que acabou caindo em desuso.

Ainda é possível encontrar alfaiates, mas pouquíssimos. Aqui e ao redor do mundo este voltou a tornar-se um ofício bastante exclusivo.

São poucos os homens que optam por contratar a confecção de ternos e roupas personalizadas.

Mas para aqueles que o fazem, a diferença é notável e dificilmente eles voltam a usar ternos pre confeccionados novamente.

Um filme que, talvez sem querer mas que muito oportunamente, mostra a diferença da modelagem para alfaiataria notável em um terno feito sob medida é o 007 – Casino Royale.

James Bond, interpretado pelo ator Daniel Craig, ganha um terno feito sob suas medidas da personagem Vesper (Eva Green) para estrear na abertura do campeonato de pôquer que acontece no filme.

Ele fica até surpreso com a própria aparência diante do espelho e se destaca dos demais. Na cena em que ele retorna à mesa do jogo com outro terno, ele parece “menos elegante”.

Trajes de alfaiataria são mais requisitados para eventos de importância e são utilizados pelas classes mais altas da sociedade.

Quais as oportunidades para um alfaiate hoje em dia?

O profissional que faz essa opção sabe que terá menos clientes, porém seus clientes serão cativos e o acompanharão ao longo de sua trajetória.

Ele será mais independente, mas também responsável por cada etapa da confecção da roupa.

Esta é uma oportunidade de estudar os modelos e criar as peças perfeitas para seus clientes.

A rentabilidade dessa profissão é alta, pois ela é um artigo de luxo no mercado da moda.

A modelagem para alfaiataria pode ser considerada uma arte e quem segue por este caminho é porque realmente ama essa profissão!

Conheça o Livro de Modelagem Prática Especial Alfaiataria da Marlene Mukai aqui!

Assuntos Relacionados

Comentários

3 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *