Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Modelagem De Bolso Para Peças

Os bolsos estão presentes em calças, blusas, macaquinhos, saias e até vestidos. Dependendo da roupa eles podem trazer, além de utilidade, muito estilo e sofisticação. Por isso, hoje iremos falar um pouco sobre a modelagem de bolso e como é importante garantir o tamanho ideal dessa parte da peça.

Os bolsos, quando bem modelados, agregam valor à peça. Mas, se estiverem em um tamanho maior ou muito pequeno, pode estragar completamente uma roupa que estaria impecável se não fosse por esse detalhe.

Por isso, aprender a modelagem de bolso pode ser fundamental. Confira mais sobre esse assunto.

Modelagem De Bolso Para Peças

Como deve ser a modelagem de bolso

Os bolsos podem ter diferentes tipos e modelos. Eles podem ser externos ou embutidos e dos mais variados tamanhos. A modelagem do bolso é simples e não requer muitos detalhes. Existem modelagens de bolso de calças, camisas e bermudas, mas no geral não existem tantas diferenças no modo de confecção.

Deve-se marcar no papel de modelagem as partes fundamentais do bolso, como a boca, o tamanho do forro, e a profundidade. Um bolso padrão possui 11cm de largura por 6 cm de comprimento, mas você pode modelar o bolso de acordo com suas preferências.

O bolso deve ter a abertura, que é a boca, ou o local onde é possível enfiar a mão. O forro será costurado contendo 2 partes: uma que ficara encostada na pele e a outra que deve ter o mesmo recorte da boca do forro.

O bolso da parte de trás de calças jeans, possui uma modelagem mais simples ainda. Ele é feito a partir de um quadrado de cerca de 14 centímetros por 14 centímetros. Nesse quadrado você deve encontrar a metade da parte de cima e a metade da parte de baixo. Marque esse centro e agora é só formar um triângulo na parte de baixo no bolso para criar o molde mais clássico de bolso de calça.

Você sempre pode modificar as medidas de acordo com o corpo que irá vestir a peça. Para corpos maiores é essencial aumentar as medidas do bolso.

Tipos de bolso

É interessante conhecer os diferentes tipos de bolso para aumentar o repertório de costura e modelagem que você já tem. Como dito, os bolsos podem estar presentes nos mais diversos tipos de peças e sua funcionalidade é bem apreciada por homens e mulheres. Por isso, investir na modelagem e costura de bolsos pode agregar mais valor à sua confecção.

  • Bolso faca: é o tipo de bolso que fica na lateral das calças. Ele tem esse nome pois em seu fundo é como se houvesse um bico, deixando o bolso com uma profundidade maior.

  • Bolso embutido: Esse bolso é bem comum em calças de alfaiataria e calças sociais. Nesse tipos de bolso a boca é reta e seu forro é bem discreto. É bem comum existirem “bolsos falsos” com esse estilo.

  • Bolso flap: Esse bolso possui uma aba que pode ou não ser presa por um botão por cima da abertura da boca. Esse tipo de bolso traz mais funcionalidade, pois objetos ficam mais seguros com esse modelo.

Os detalhes da modelagem

A modelagem de bolso é uma forma de agregar valor a suas confecções. Quando falamos de modelagem logo pensamos em grandes peças, mas pequenos detalhes, como os bolsos também são uma ótima opção para se especializar na modelagem.

Para quem está começando pode ser uma boa ideia começar na modelagem de bolso. E para deixar suas modelagens ainda melhores, você pode contar com a Maximus Tecidos. Conheça o curso on-line Modelista Profissional com a professora Marlene Mukai: Clique Aqui!

Assuntos Relacionados

Comentários

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *