Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Modelagem e costura: 6 dicas para deixar os processos mais eficientes

São diferentes e unidas ao mesmo tempo na mesma peça. Podem possuir técnicas diferentes mas juntas, a modelagem e costura marca fortes presenças em inúmeras peças de roupas.

Um processo essencial quando se trata de confeccionar roupas, a modelagem é responsável por trazer diferentes conceitos e estilos em moldes para que se transformem em peças de diferentes formatos e tamanhos.

É um processo pouco complexo e que junto ao desenvolvimento no momento de confeccionar, acabou sendo criada três formas de modelagem: bidimensional (plana), tridimensional (moulage) e vetorizada.

Modelagem e costura

A mais utilizada é a plana, em que o modelo são moldes em papéis que acabam sendo adaptados às linhas e proporções em um plano de duas dimensões. É necessário que aconteçam adaptações matemáticas e geográficas.

É considerada a principal forma de modelagem e costura, seu início é a partir de uma tabela de medidas e que logo após o modelista faz o desenho gráfico da peça e cria moldes básicos através de diferentes linhas curvas, paralelas e retas.

A técnica moulage (termo em francês de tridimensional) tem seu molde construído através de corpo ou busto de qualquer gênero, sendo estruturado com medidas exatas e precisas e quando finalizado não é necessário quase nenhum ajuste.

Pode ser considerado que os gregos, egípcios e romanos foram criadores desta técnica, por existir um enorme número de roupas exclusivas em cada povo que se foi adaptando com o passar dos anos.

A modelagem vetorizada tem seu início de forma plana e é inserida de forma vetorial fazendo com que o processo seja informatizado. É considerado o futuro da criação por ainda estar se desenvolvendo e aperfeiçoando.

Construir moldes direto do computador tem gerado cada vez mais vantagens para os alfaiates e estilistas como rapidez e menos tempo gasto em produtividade, já que também diminuem os riscos de erros serem cometidos ao cortar tamanhos errados.

Separamos algumas dicas de modelagem e costura para ajudar e facilitar nesse momento para quem é iniciante ou ainda está com dificuldades para prosseguir com os processos:

  1. Faça margens de costura em um papel mais grosso ao redor do molde e tecido para facilitar no momento que for cortar e fazer marcações de costura, isso garante segurança e facilidade;
  2. Coloque todos os dados necessários nos moldes como medidas, nomes, datas e o que mais achar que seja preciso. Organização em cada etapa é muito importante;
  3. Usar o esquadro é o material essencial para fazer moldes, por ter um ângulo de 90 graus ajuda na criação e marcação das medidas exatas, é facilmente encontrado e com um preço muito em conta;
  4. Faça moldes básicos de início até saber exatamente como vai ficar a peça finalizada, isso evita erros e desperdícios de tecidos, linhas e até perda de tempo tentando consertar o erro;
  5. Mantenha o rolo de linha bem preso e os materiais necessários organizados em sua volta e não perde tempo procurando algo no momento, muitos colocam em potes para que não caia e desenrole fazendo bagunça;
  6. Por último, procure métodos diferentes para realizar as marcações, cada tipo de tecido tem um recurso próprio para que não danifique o material ou não fique marcado o suficiente fazendo com que fique perdido onde costurar.

modelagem e costura

Conclusão

É muito importante que aprenda sobre modelagem e costura e seus variados tipos de tecidos e suas técnicas diferentes, muitos são necessários linhas próprias para não serem facilmente danificados ou ter um mal acabamento.

Acesse nosso curso de modelista e acesse nossa loja Maximus.

Aperte Aqui e Faça sua Assinatura de Moldes, Moda & Estilo e tenha acesso a Maior Biblioteca de Moldes de Costura do Brasil!

Matrículas Abertas Curso MODELISTA PROFISSIONAL Certificado pelo MEC através da FBr: Aperte Aqui!

Matrículas Abertas Curso MODELAGEM PROFISSIONAL DE MALHAS Certificado pelo MEC através da FBr: Aperte Aqui!

Assuntos Relacionados

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *