Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Modelando com tecido ecológico

Modelando com tecido ecológico

Se você trabalha com a confecção de roupas, faça a sua parte com a natureza modelando com tecido ecológico.

As indústrias mundiais de fabricação de tecidos, em suas práticas, geram grande quantidade de poluição para o meio ambiente, além do gasto de grande quantidade de água, elas estão no ranking das indústrias que mais poluem.

Com a preocupação da qualidade do meio ambienta algumas fábricas de tecidos têm surgido com soluções inovadoras, desenvolvendo tecidos de alta qualidade e de forma muito mais sustentável.

Além disso, o público tem se tornado cada vez mais exigentes e mais conscientes, preocupando-se mais com o que consomem. É o caso dos veganos que não compram comidas e roupas de origem animal e que causam danos ao meio ambiente, na busca de maior qualidade de vida para todos.

A moda sustentável é uma tendência que está em alta e você pode entrar nessa onda também transparecendo isso em vestuários modelando com tecido ecológico.

O que é e qual a importância da modelagem com tecido ecológico?

O tecido ecológico é um termo utilizado para fazer referência a um grupo de tecidos que são produzidos através de métodos que reduzem o impacto ambiental.

Na produção é gerado menos quantidade de carbono, provocador de efeito estufa, de energia e da quantidade de químicos utilizados na fabricação tradicional de tecidos.

Esses tecidos podem ser divididos em dois grupos:

  • Tecidos com fibras 100% naturais: são os que, durante o processo de produção, não utiliza agentes químicos que possam prejudicar a saúde dos produtores, dos animais e até do solo. A produção desse tecido também leva em conta a redução do gasto de água.
  • Tecidos feitos a partir de substâncias recicladas como garrafas PET e retalhos utilizados na fabricação de novos tecidos.

6 Tipos de tecidos ecológicos para você usar na modelagem

São vários os benefícios de trabalhar modelando com tecido ecológico, e para você entrar nessa onda de sustentabilidade separamos alguns tecidos que você pode escolher para usar em seus modelos e agradar todo tipo de público.

  • Seda vegana de cactos

É um tipo de seda vegetal, retirada do agave, isso mesmo a mesma matéria prima que produz o Mezcal também é utilizada para fazer tecidos. O tecido é composto de uma mistura de seda cm fibras 100% vegetal.

  • Crailar

Uma fibra de linho, que em sua produção, reduz o uso de água e produtos químicos. É um tecido que tem grande semelhança com o algodão mas com uma produção mais “limpa”.

  • Econyl

Um tecido reciclado feito com 100% dos resíduos de redes de pesca feitas de nylon. O estilista Kelly Slater usa esse tecido em suas peças sustentáveis.

  • EcoCircle

Um tecido feito de PET com fibras de algumas plantas, substitui cerca de 30% do óleo necessário para produzir o poliéster tradicional. O tecido tem um sistema de reciclagem em circuito fechado, ao final de sua vida utili pode ser reutilizado na fabricação de um novo tecido. A Nissan usa esse tecido nos estofados de alguns modelos de carros.

  • Lenpur

É um tecido biodegradável feito do pinheiro branco e segundo o fabricante “oferece o conforto de seda e o toque de cashmere que dá leveza a roupa”. A fibra é usada em roupas jeans, íntimas e meias.

  • Urtiga

Um dos mais sustentáveis de todos já citados aqui, o tecido feito de urtiga ganha destaque pela qualidade da fibra que é forte, elástica e suave. Antes considerada uma praga agora os meios tecnológico vêm descobrindo o quanto ela pode ser útil na produção de tecidos.

Você também pode utilizar os retalhos e sobras de tecidos modelando com tecido ecológico para fazer uma roupa nova, também é uma forma de sustentabilidade reduzindo a quantidade de resíduo enviado para os aterros sanitários.

Faça a sua parte modelando com tecido ecológico, é uma prática com designer clean e sofisticação que vai valorizar a sua profissão de modelista.

Conheça a Escola de Moda On-line da Maximus Tecidos! Você pode aprender e se especializar em corte e costura, moulage, modelagem plana, costura pet e desenho de moda.

Clique aqui e saiba mais sobre os cursos!

Assuntos Relacionados

Comentários

3 respostas

  1. Somos seres em evolução constante o planeta agradece se constri

    construirmos um planeta melhor

    a

    os

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *