Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Moldes e gabaritos de costura com envelopes vintage

A Maximus Tecidos está sempre buscando uma forma de se reinventar para cumprir o seu propósito que é resgatar o hábito de costurar. ✂ E que forma melhor de cumprir essa missão do que fazer uma viagem na história das costuras e resgatar os envelopes de moldes que eram usados antigamente! Quem aí conhece alguém […]

A Maximus Tecidos está sempre buscando uma forma de se reinventar para cumprir o seu propósito que é resgatar o hábito de costurar. ✂

E que forma melhor de cumprir essa missão do que fazer uma viagem na história das costuras e resgatar os envelopes de moldes que eram usados antigamente! Quem aí conhece alguém (mãe, vó, tia, vizinha…) que viveu a época de receber os moldes por correspondência ou ia comprar nas bancas de revista?

É hora de reviver isso! A novidade é que agora quando você comprar os moldes prontos da Marlene Mukai que são vendidos no site da Maximus Tecidos, eles vão com um envelope todo personalizado com estilo vintage!

Olha só que lindos:

Os desenhos dos envelopes foram criações exclusivas das nossas consultoras de moda: Paola Gomes e Maiara da Silva. Elas arrasaram muito!!! 😍

Os envelopes são personalizados de acordo com o tipo de modelagem: envelope para moldes de moda festa, moda lingerie, moda infantil, moda casual, moda pijama…

Molde baby look malha alta elasticidade P/GG da Marlene Mukai no site da Maximus Tecidos.
Molde lingerie calcinha boxer da Marlene Mukai no site da Maximus Tecidos.
Molde pijama babydoll TM P ao GG da Marlene Mukai no site da Maximus Tecidos.
Adquira os seus moldes prontos no site da Maximus Tecidos AQUI!

UMA VIAGEM NA HISTÓRIA DOS MOLDES

A inspiração para criação desses envelopes foram as editoras de revistas de moda sob medida que marcaram a história.

TUDO COMEÇOU COM A FAMÍLIA BUTTERICK

A Butterick Publishing Company foi a primeira editora a fabricar os primeiros moldes de costura graduados, no século XIX, nos Estados Unidos.

Tudo começou quando Ellen Butterick estava fazendo um vestido para seu bebê e na hora de modelar, comentou com o seu marido chamado Ebenezer Butterick que era alfaiate, o quanto seria mais fácil se existisse um padrão de modelagem que fosse do mesmo tamanho que seu filho para ela poder copiar. Antigamente os padrões de modelagem eram de um tamanho só, então precisava sempre aumentar ou diminuir.

Então Ebenezer Butterick teve a ideia de revolucionar a costura doméstica e criou o primeiro molde de costura graduado. Era uma camisa masculina.

Os moldes graduados em papel eram vendidos por correspondência para consumidores, varejistas e distribuídos em bancas de jornais em todo o mundo. Os envelopes eram personalizados com desenhos.

Foto: Pinterest.
Foto: Pinterest.
Foto: Pinterest.

Com a invenção desses moldes, a costura tornou-se muito mais fácil e a moda tornou-se disponível para homens, mulheres e crianças de todas as classes em todo o mundo.

Depois da sua invenção dos padrões de modelagem já graduados, no século seguinte outras editoras como a Vogue e a Burda também passaram a fabricar estes tipos de moldes. E cada vez mais esse método de modelagem foi ganhando popularidade.

Foto: Pinterest.
Foto: Pinterest.

Foi justamente pensando em resgatar a essência da modelagem que a Maximus Tecidos desenvolveu esses envelopes exclusivos. São muito mais do que simples envelopes, são um pouquinho de história. Relíquias que você pode colecionar!

Com o avanço da tecnologia, os moldes e suas formas de acesso foram sendo modernizados. Hoje em dia você não precisa comprar uma revista para ter um molde em mãos, pode encontrar facilmente na internet. No entanto, há muitas vantagens em adquirir um molde já em tamanho real e pronto para uso.

MOLDES PRONTOS E SUAS VANTAGENS

Os moldes são estratégias que facilitam e aprimoram o trabalho dos profissionais de moda. Com o mesmo molde você pode criar modelagens diferentes, com caimentos variados e tecidos distintos.

Embora existam muitos materiais de modelagem por aí, moldes de costura com modelagem de peças clássicas que apresentam as medidas dentro dos padrões e que garantam um excelente resultado, não são fáceis de encontrar.

Foi pensando em facilitar o trabalho de quem vai confeccionar peças em pequena ou larga escala, que a Marlene Mukai desenvolveu seus próprios moldes em parceria com a Maximus Tecidos. É um material prático, eficiente e pronto para uso!

Cada gabarito possui explicações sobre como costurar cada parte da peça, sobre margem, folga de vestibilidade, indicações de tamanho e tabela de medidas. Além de indicações de tecidos e metragem necessária para fazer a peça.

Outros benefícios do uso da técnica de gabarito são a economia de tecidos e de tempo. Tendo um molde como base, as chances de errar no corte diminuem drasticamente. Dessa forma, haverá melhor aproveitamento dos materiais utilizados, além de ser possível desenvolver mais peças em menos tempo.

O molde de costura ainda pode ser reaproveitado, por isso é mais econômico e viável. Por ser em tamanho real, não é em qualquer lugar que se pode imprimir o molde. É necessário uma impressora especial.

É por isso que comprando os seus moldes no site da Maximus Tecidos, além de ter a garantia de ser um produto de qualidade, ele chega pronto para uso na porta da sua casa em qualquer lugar do Brasil e com FRETE GRÁTIS. E além disso, nos envelopes exclusivos e personalizados!

CLIQUE AQUI para conferir todos os moldes prontos da Marlene Mukai!

O que você achou dos nossos envelopes? Quemos saber sua opinião, comenta aqui!

Aproveita e ouve o podcast com a Diana Demarchi uma viagem no tempo das costuras de antigamente, clique aqui!

Aperte Aqui e Faça sua Assinatura de Moldes, Moda & Estilo e tenha acesso a Maior Biblioteca de Moldes de Costura do Brasil!

Matrículas Abertas Curso MODELISTA PROFISSIONAL Certificado pelo MEC através da FBr: Aperte Aqui!

Matrículas Abertas Curso MODELAGEM PROFISSIONAL DE MALHAS Certificado pelo MEC através da FBr: Aperte Aqui!

Assuntos Relacionados

Comentários

Uma resposta

  1. Que aprender a Costurar? A Maximus Tecidos acaba de lançar um Curso de Costura Online super completo, com mais de 160 aulas. As alunas tem 5 anos de acesso as aulas, suporte por WhatsApp para dúvidas diretamente com a Estilista e Professora Nea Santtana e Certificado de Costureira Profissional ao concluir todas as aulas, Clique no link para saber todos os detalhes, conteúdo das aulas, garantia e como fazer sua matrícula: https://materiais.maximustecidos.com.br/curso-de-costura-online-costura-de-sucesso-nea-santtana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *