Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

O fio reto da costura e sua importância

o fio reto da costura e sua importância

O fio reto da costura nada mais é do que o sentido do fio natural do tecido. No entanto, para saber costurar é fundamental compreender o fio reto da costura e sua importância, exatamente porque é esse fio o responsável pelo caimento da roupa.

Quando o fio reto não é considerado, o corte e a costura podem estar perfeitos que a roupa parecerá torta no corpo. Saiba tudo sobre o fio reto da costura e sua importância e não erre!

Fio reto do tecido

Para saber mais sobre o fio reto da costura e sua importância, é preciso compreender o que é o fio reto do tecido.

Os fios retos da costura são, na verdade, os fios da composição do tecido. Na fabricação do tecido, os fios são dispostos em dois sentidos: os fios retos e os fios atravessados, que também são chamados de tramas do tecido.

São os fios retos os fios de base do tecido. Eles são os fios tensionados e colocados lado a lado, paralelamente de forma a se tornarem a constituição inicial do fio no sentido do comprimento. Esses fios são muito firmes e esticados, diferentes dos outros fios que compõe a trama do tecido e que só preenchem os espaços deixados pelos fios retos.

Os fios retos dão o caimento do tecido exatamente porque são os fios tensionados, os fios que apresentam elasticidade diferente dos demais. Assim, quando colocamos uma roupa no corpo, geralmente notamos a direção dos fios principais do tecido. Esse direcionamento tem a ver com o fio reto da costura e sua importância para costura da peça!

Outros fios que formam o tecido

Há outros fios que são sobrepostos aos fios retos e que também são importantes para a fabricação dos tecidos. Há os fios atravessados, que são colocados de forma perpendicular aos fios paralelos e há o viés, que atravessa a trama do tecido em sentido diagonal.

Já dissemos que a roupa cortada sem considerar o fio reto do tecido fica com caimento estranho e pode ficar, inclusive, torta no corpo. Mas há modelos específicos em que o tecido precisa ser cortado no sentido do viés ou do atravessamento.

Exatamente por isso é muito importante que quem trabalha com costura saiba a diferença entre os fios e como cortar cada tecido para costurar as roupas de forma adequada.

Corte do tecido de acordo com o fio reto

O acabamento dado ao tecido segue o mesmo sentido dos fios retos e é chamado de ourela. Em geral, o corte do tecido é feito no sentido da ourela.

Para não errar o corte, os moldes devem indicar com setas os tipos principais de fios e serem colocados em cima do tecido a ser cortado de acordo a se considerar essas setas. Assim o corte obedecerá ao sentido do fio e a roupa terá o caimento adequado após a costura.

Embora haja tipos diferentes de tecidos, em geral a marca do fio reto pode ser feita com uma seta marcada por uma linha paralela no centro da frente ou das costas do molde.

O fio atravessado é sempre perpendicular ao reto e o viés é um fio diagonal em relação ao fio reto. Para traçar o viés, a linha deverá se abrir 45 graus em relação à linha do fio reto.

Agora que você já sabe mais sobre o fio reto da costura e sua importância para o caimento das peças, poderá confeccionar seus modelos sem o risco de fazer roupas tortas ou sem caimento no corpo de seus clientes!

Conheça a Escola de Moda On-line da Maximus Tecidos! Você pode aprender e se especializar em corte e costura, moulage, modelagem plana, costura pet e desenho de moda.

Clique aqui e saiba mais sobre os cursos!

Assuntos Relacionados

Comentários

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *