Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

O mapa do tesouro para aprender modelagem de tecidos de malha

Oi pessoal! Tudo bem?

Estou de volta para conversarmos de um novo assunto: modelagem em tecidos de malha.

Maximus Tecidos Clube da Costureira tecidos de malha 600x300
Os tecidos de malha são confortáveis e esticam bastante / Foto: Voo Solto.

Roupas feitas com tecidos de malha são muito procuradas por ter elasticidade e se adequarem ao corpo. A roupa feita em tecido plano precisa se ajustar com perfeição aos contornos do corpo. Precisa servir. Já a roupa de malha é mais maleável.

Se a pessoa for um pouquinho cheinha em determinadas regiões, a malha irá esticar e se adequar ao corpo. Mas não é porque a roupa de malha estica que você vai comprar dois números a menos só porque gostou da peça e ela vai esticar e entrar no seu corpo.

A malha deforma ao esticar demais. E ao esticar na largura, sobe no comprimento e fica visível que você está usando uma roupa que não é para o seu manequim.

Cada malha tem um comportamento, uma elasticidade diferente. Tecidos de malha 100% algodão, por exemplo, usados em camisetas esportivas, tendem a encolher. As medidas tiradas justas ao corpo não precisam de redução de medidas. E terá que dar folga de vestibilidade igual a que dá em tecido plano. Só não vai precisar dar pences. Aliás, uma das vantagens de se trabalhar com malha é que não precisa de pences. Ela faz o contorno do seio e cintura apenas com ajustes de medidas.

Maximus Tecidos Clube da Costureira tecidos de malha 600x300
Para fazer qualquer peça de malha, terá que ser definido antes qual peça será feita e qual tecido será usado, pois cada modelo tem uma modelagem e cada tecido tem uma elasticidade diferente / Foto: @moodfabrics.

Uma lycra usada em lingerie e moda praia, por exemplo, estica muito mais, tanto na largura quanto na altura. A viscolycra também estica muito, mas seu uso é mais comum em blusas e vestidos soltinhos. Portanto a redução de medidas usada para fazer lingerie não será a mesma usada para fazer uma blusinha de viscolycra, por exemplo.

Maximus Tecidos Clube da Costureira tecidos de malha 600x300
A Lycra de Biquíni é um tecido desenvolvido especialmente para confecção de moda praia.
Conheça os tecidos de malha da Maximus Tecidos AQUI!

Há malhas, como liganete de poliamida, que só esticam na largura. E o que acontece é que a roupa sobe muito quando esticada na largura. Já viram uma regatinha de viscolycra que você compra num determinado tamanho e quando veste, fica curta? É porque a elasticidade é maior na largura que na altura.

Portanto, precisa calcular a elasticidade de cada malha e reduzir as medidas conforme o modelo e o tecido que irá usar. Esta é a maior dificuldade de quem vai trabalhar com tecidos de malha.

Outra observação a se fazer em relação a malha é o corte. Se cortar um vestido ou saia evasê ou godê, a lateral terá que ser 3 a 4 cm mais curta porque o tecido vai ceder nesta região e embicar. Já viram um vestido de malha que fica curto na frente e atrás, mas a lateral fica formando bico? É porque uma malha, por ter elasticidade, vai esticar muito mais que um tecido plano.

O que aconselho para não acontecer isto é pendurar a saia ou vestido godê ou evasê num cabide por, no mínimo, 2 semanas até que as laterais embiquem o que tiver que embicar. Só depois corte o comprimento e faça bainha.

Maximus Tecidos Clube da Costureira tecidos de malha 600x300
Tenha cuidado, pois os tecidos de malha esticam muito mais do que os tecidos planos / Foto: Pinterest.

Houve uma época, final dos anos 90 e começo de 2000 que se começou a fazer vestidos, saias, blusas e até calças de malha apenas cortada a fio. Foi quando as confecções começaram a comprar máquinas de corte a laser.

Como elas conferiam uma melhor precisão, se lançou muitas peças com a barra apenas cortadas a laser, sem embainhar. Ainda bem que a moda acabou, porque não era bonito. Perdia a elegância. Uma peça de malha pode ser elegante e luxuosa, dependendo do corte e tecido usado. Não é porque é malha, que pode ser feita de qualquer jeito.

Maximus Tecidos Clube da Costureira tecidos de malha 600x300
Os tecidos de malha também pode ser usada na moda festa! / Foto: Pinterest.

Um dos tecidos de malha muito usado em vestidos de festa é o It span. É uma malha com a trama mais fechada, com bom caimento e leveza. Foi largamente usada na primeira década deste século, pois foi quando foi lançada popularmente.  É muito resistente, que não deforma e não desbota.

Malha, assim como tecido plano, tem qualidade e por isto varia muito o preço. Uma boa malha, não enrola na largura e nem no comprimento. Se for comprar uma malha, pendure-a no braço e veja se está enrolando as bordas. Se enrolar é porque não tem boa qualidade.

Outra forma de reconhecer uma boa malha, é verificando-a em cima de uma mesa. Ela não pode estar com a trama torcida, enviesada e nem enrugada em alguns pontos e lisa em outros. Uma boa viscolycra, por exemplo, tem a estampa dos dois lados, ou seja, a tinta vasa no avesso. Ela é pesada, não torce, não enrola e não enruga.

Existem tecidos de malha próprios para o inverno como as lãs, moletons, moletinhos, malha helanca piquet ou jacquard (piquet e jacquard é a trama da helanca e não o nome da malha. Exite tecido plano piquet ou jacquard).

Maximus Tecidos Clube da Costureira tecidos de malha 600x300
A malha tricô é chique e confortável, perfeita para a temporada de outono/inverno / Foto: @camilacoelho.
Maximus Tecidos Clube da Costureira tecidos de malha 600x300
Os tecidos de malha tricô têm a textura e aparência do tricô artesanal, mas com a maleabilidade e elasticidade da malha.
Maximus Tecidos Clube da Costureira tecidos de malha 600x300
O Jacquard de malha proporciona peças bem estruturadas, que não marcam o corpo. / Foto: Pinterest.
Maximus Tecidos Clube da Costureira tecidos de malha 600x300
Por apresentarem elasticidade, os tecidos de Jacquard de Malha se moldam perfeitamente ao manequim.
Conheça os tecidos de malha da Maximus Tecidos AQUI!

No final dos anos 80 surgiu a famosa “malha fria” que de fria não tem nada. Muito usada em camisetas, abadás e pólo por serem resistentes, deformar menos e serem muito baratas.

Mas são muito quentes. É o tipo de malha que cola no corpo com o calor. Uma malha proibida para quem trabalha com cozinha, pois pega fogo facilmente.

Em relação a modelagem e costura dos tecidos de malha, é mais simples se levar em conta que em uma peça de malha não vai pences. Mas para fazer um molde, precisa levar em conta a elasticidade da malha e o modelo como já falei anteriormente. E na costura necessita usar máquinas especiais como overloque e galoneira.

Isto se for costurar profissionalmente. Dá para costurar em máquina doméstica, mas não é todas as máquinas que costuram malha. Precisa de muita experiência, pé calcador e linhas especiais. Se não souber segurar a malha adequadamente quando for costurá-la, vai ficar com as costuras onduladas e dar diferença entre uma parte e outra.

Mas também não é um bicho de 7 cabeças. Nada que você não possa aprender. Biquínis, calcinhas, cuecas e sutiã, por exemplo, dá para serem feitos somente usando uma boa máquina doméstica.

Maximus Tecidos Clube da Costureira tecidos de malha 600x300
Vale lembrar que não são todas as máquinas que costuram tecidos de malha / Foto: Pinterest.

Eu ganhei muito dinheiro com roupas de malha. Fiz muitas blusas e vestidos soltinhos de viscolycra, lycra e liganete. Também fiz muito legging e calça bailarina de suplex, cotton e helanca piquet e jacquart. Uma peça bonita de malha é sempre a mais simples.

O custo de produção é muito barato, pois além de ser mais barata que o tecido plano, também é econômica no corte, pois as medidas são reduzidas e a margem de costura é pequena (0,5 cm).

E o erro na malha não é muito percebido, ou seja, se cortar uma blusa com um cm a menos, não vai fazer muito diferença no manequim, pois a malha vai esticar. Já um cm no tecido plano inutiliza a peça para a pessoa que for vestir.

Tecidos de malha também podem ser transparentes. Dependendo da qualidade da malha, precisa ser forrada. Helanquinha (helanca de baixa gramatura) é muito usada para forrar vestidos (mesmo de tecido plano) e biquinis, maiô e sungas. Mas até a helanquinha tem diferença de qualidade.

Há aquelas que desfiam demais e possuem uma superfície muito lisa e outras mais porosas, que desfiam menos. Precisa prestar atenção na qualidade. Observe se não enrola muito na largura e comprimento, se a superfície não é muito lisa, se a trama não está muito torcida ou muito junta. As helanquinhas muito sedosas desfiam mais e são muito quentes. Grudam no corpo e tendem a enrolar por baixo do vestido.

Maximus Tecidos Clube da Costureira tecidos de malha 600x300
A malha helanca é ideal para ser utilizada como forro na moda casual e na moda festa.
Maximus Tecidos Clube da Costureira tecidos de malha 600x300
É um tipo de malha que possui durabilidade, praticidade e um ótimo custo benefício.
Conheça os tecidos de malha da Maximus Tecidos AQUI!

Se for fazer peças plus size, procure malhas mais firmes, pesadas e não muito finas. Malhas com menos elasticidade tendem a ficar melhor em pessoas maiores. Isto porque aquelas muito finas e que esticam muito tendem a marcar todas as gordurinhas do corpo. E pior, acabam destacando estas gordurinhas que tanto desejamos esconder.

Volto a lembrar da qualidade da malha. Fuja dos tecidos de malha muito baratos. Costumam ter menos qualidade e deformar mais.

E preste atenção ao cortar a peça. Siga religiosamente o fio do tecido. Não é porque a malha estica em todas as direções que pode posicionar o molde de qualquer jeito em cima dela e cortar. Acho que todo mundo já comprou uma vez na vida uma camiseta linda que torceu toda na primeira lavagem.

Isto acontece porque não foi cortada no fio do tecido ou porque a malha já estava torcida ao ser cortada. E lembre-se de pendurar vestidos e saias antes de fazer a barra, de usar linha de qualidade, que não arrebentem fácil, de ajustar bem o ponto da máquina e de segurar adequadamente as partes ao costurar, para não torcer você mesmo.

A Malha é delicada. Tão delicada quanto uma seda ou musseline. Mas é confortável, prática e de custo benefício ótimo. Além de ser fácil de vender.

Maximus Tecidos Clube da Costureira tecidos de malha 600x300
Todo cuidado é pouco na hora de cortar um tecido de malha! / Foto: Pinterest.

Se quiserem aprender mais sobre modelagem de malha, adquiram o livro “Modelagem prática especial malhas que escrevi com todo carinho para vocês.

Maximus Tecidos Clube da Costureira tecidos de malha 600x300
Este é um guia completo de modelagem!
Maximus Tecidos Clube da Costureira tecidos de malha 600x300
São mais de 140 páginas com conteúdo riquíssimo sobre modelagem para confecção de roupas em malha.
Maximus Tecidos Clube da Costureira tecidos de malha 600x300
Nele ensino a fazer vários modelos de malha tanto para mulheres e homens adultos e crianças. Procurei ser o mais prática possível. Todas as modelagens são explicadas com desenhos diagramados.
Maximus Tecidos Clube da Costureira tecidos de malha 600x300
Também vem com as tabelas industriais para vários tipos de malha e peças.
Adquira agora o seu livro de Modelagem Prática especial Malhas. CLIQUE AQUI!

Você sabe quais são os meus 10 segredos sobre moldes de costura? Então leia AQUI!

Espero que gostem e aproveitem para fazer roupas para você, sua família e também para ganhar dinheiro!

Se você quer aprender a fazer os seus próprios moldes para ter mais liberdade na criação das roupas, conheça meu Curso Online Modelista Profissional: Saiba mais Aqui!

Também tenho o Curso Online Modelagem Profissional de Malhas: Saiba mais Aqui!

Os dois cursos são em parceria com a Escola de Moda Online da Maximus e são Certificados pelo MEC através da Faculdade Brasília.

Aperte Aqui e Faça sua Assinatura de Moldes, Moda & Estilo e tenha acesso a Maior Biblioteca de Moldes de Costura do Brasil!

Assuntos Relacionados

Comentários

4 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *