Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

O que é esquadros na modelagem?

O esquadro é um instrumento que serve para medir as faces laterais e as superfícies dos tecidos, além de ser utilizado para medir os tamanhos dos moldes.

É importante lembrar que ele não pode ser usado como instrumento de medidas para calçados ou vestuário, pois não possui uma escala graduada em centímetros.

Com o papel de garantir transparência, legitimidade e qualidade dos produtos e do ensino, a Maximus Tecidos vem mostrar a você como funcionam os esquadros na modelagem.

Como fazer esquadros na modelagem?

Em cada processo da costura há etapas a serem seguidas, as peças possuem várias ‘partes’ a serem costuradas até formar uma peça completa.

Esquadros na modelagem são uma ótima maneira de aumentar a qualidade do seu trabalho.

Para fazer esquadros na modelagem, você precisa fazer um esquadro com duas linhas perpendiculares. Você pode usar fita métrica para isso, mas também pode fazê-lo com uma régua e um lápis.

O primeiro passo é colocar a fita métrica sobre o tecido e cortá-lo em linhas paralelas às bordas do tecido. Você vai precisar de duas linhas paralelas para criar um esquadro.

O segundo passo é marcar os pontos de encaixe nas extremidades das linhas. Os pontos de encaixe são os pares de pontos que estão na mesma distância da extremidade do tecido, em ambos os lados, então o esquadro fica perfeito.

O esquadro é um instrumento usado na costura para fazer cortes nas peças de tecido. Ele também pode ser utilizado para medir o tamanho de uma peça, que depois pode ser transferida para uma cinta de medida ou risca de cinta.

Para fazer um esquadro na modelagem, você precisará do seguinte:

  • – Um pedaço de papel (ou plástico) e uma régua.
  • – Um lápis ou caneta esferográfica.
  • – Um marcador de ponta fina e pontuda.
  • – Uma régua digital (opcional).

Siga este passo a passo:

  1. Coloque o papel diretamente sobre a mesa, com a face da folha voltada para baixo.
  2. Coloque a régua sobre ele e veja qual é a distância entre suas extremidades.
  3. Marque essa distância.
  4. Depois, você deve colocar o papel no esquadro para traçá-lo com um lápis preto. Para saber qual é o tamanho exato da peça final, você deve dividir a largura do papel em 12 partes iguais e obter o diâmetro dos esquadros. Em seguida, desenhe todos os círculos que comporão a estampa e corte-os.
  5. Agora você pode usar essa modelagem para “desenhar” e costurar suas peças.

A etapa de esquadros na modelagem é uma arte que requer muita paciência, determinação e dedicação. Ela envolve todo um processo de criação que envolve desde a escolha do tecido até as últimas alterações no modelado da peça finalizada.

Para quem é iniciante na área, pode ser confuso saber como fazer os esquadros da peça com precisão e sem errar.

Essas foram as dicas básicas, você pode aprender muito mais sobre como resolver fazer esquadros na modelagem na Maximus.

Contando com profissionais devidamente qualificados para exercício da atividade, por meio de aulas virtuais, profissionais interessados em se especializar na área poderão procurar nossa equipe para a compra do curso desejado.

Os cursos oferecidos pela Maximus não só possibilitam que você aprenda sobre  esquadros na modelagem, mas sobre todo o universo de aviamento e tecidos.

Se você já costura ou quer iniciar, quer aprender novas técnicas, quer comprar tecidos de qualidade, a melhor qualidade de produtos e cursos de costura está na Maximus Tecidos, não perca sua chance.

Assuntos Relacionados

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *