Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

O que é Método de Corte Centesimal?

O Método do corte centesimal é uma técnica de costura que consiste em medir as peças com precisão, para fazer um corte preciso e assim ter a certeza de que as peças saem perfeita

O método de corte surgiu na Grécia antiga, quando os homens não tinham nenhuma forma de medir suas roupas e precisavam confiar nas palavras dos desenhistas. Um grande problema com esse método era que os desenhistas erravam e não conseguiam dar aos homens roupas perfeitas.

Com o papel de garantir transparência, legitimidade e qualidade dos produtos e do ensino, a Maximus Tecidos vem mostrar a você como é Método de Corte Centesimal.

Como funciona o Método de Corte Centesimal?

 

Em cada processo da costura há etapas a serem seguidas, as peças possuem várias ‘partes’ a serem costuradas até formar uma peça completa.

A costura é um modelo do Método de Corte Centesimal. O método  é uma técnica que permite que o desenhista ou o modelista tenha certeza de que seu modelo está em perfeita proporção, pois ele usa um processo matemático para medir cada peça do corpo humano e obter uma média, que será usada para fazer as medidas das peças.

O Método de Corte é uma técnica muito utilizada para todo tipo de costura e confecção de peças. Alguns modelos de corte centesimal são:

Corte centesimal para estudantes – Este método é usado por estudantes de moda que aprendem sobre corte e costura. O objetivo é ter uma ideia geral do que é preciso saber para fazer uma peça perfeita.

 

Corte centesimal para vestidos – Este método pode ser usado em qualquer tipo de vestido, mas normalmente é usado para vestidos de festa. A tarefa é medir a altura do corpo da modelo no quadril e usar essa medida como base para o resto do vestido.

O Método de Corte Centesimal

 

É uma metodologia de design baseada em modelos e de cima para baixo que ajuda os designers de produtos a criar produtos de forma eficiente e eficaz.

O método é dividido em quatro estágios:

  • A primeira etapa é chamada de fase de “gerar”. Nesta fase, o designer desenvolve e testa ideias para um novo produto ou serviço.
  • A segunda etapa é chamada de fase de “modificar”. Nesta etapa, o designer ajusta e refinar o design com base no feedback de partes interessadas e usuários.
  • A terceira etapa é chamada de fase de “validação”. Nesta etapa, o designer verifica se seu design atende aos requisitos de desempenho e se ele pode ser fabricado com tecnologias existentes ou novas tecnologias (se necessário).
  • A quarta etapa é chamada de fase de “criar”. Nesta fase, o designer cria protótipos de seus projetos, em seguida, coloca-os através de testes rigorosos antes de trazê-los ao

Na indústria de vestuário, existem dois métodos principais para cortar padrões: o método tradicional e o Método de Corte Centesimal:

O método tradicional é feito à mão, medindo e marcando cada peça padrão usando uma fita métrica, régua e bússola. Este método ainda é usado hoje em dia, mas com o advento dos computadores, tornou-se menos comum.

O Método de Corte Centesimal (também conhecido como “método corte centesimal”), que significa “método de corte de centímetros”, foi desenvolvido na França em 1854 por Charles Frederick Worth.

Baseia-se na ideia de que cada peça tem um padrão que pode ser dividido em unidades de medida chamadas centesimais.

Por exemplo: centesimal representa uma certa quantidade de tecido; por exemplo, um centesimal é igual a 1/100 de polegada ou 2 milímetros (mm). Este sistema permite maior precisão ao criar padrões para roupas, porque não há necessidade de usar réguas ou bússolas — apenas matemática

Essas foram alguns conhecimentos básicos, você pode aprender muito mais sobre Método de Corte Centesimal na Maximus.

Contando com profissionais devidamente qualificados para exercício da atividade, por meio de aulas virtuais, profissionais interessados em se especializar na área poderão procurar nossa equipe para a compra do curso desejado.

Os cursos oferecidos pela Maximus não só possibilitam que você aprenda sobre  Método de Corte Centesimal, mas sobre todo o universo de aviamentos e tecidos.

Se você já costura ou quer iniciar, quer aprender novas técnicas, quer comprar tecidos de qualidade, a melhor qualidade de produtos e cursos de costura está na Maximus Tecidos, não perca sua chance.

Assuntos Relacionados

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *