Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

O que é microfibra?

O Que É Microfibra?

Certamente, você já deve ter ouvido falar em microfibra, seja no anúncio de um cobertor, ou uma roupa, é um tecido bem popular e confortável. Mas afinal, o que é microfibra?

Muito utilizado em roupas de cama, toalhas de banho, roupão, entre outros, esse tecido é composto por fibras sintéticas, e com certeza você tem um desses itens na sua casa.

Os produtos feitos com tecido o tecido são conhecidos por sua maciez e rápida absorção de umidade. Vamos nos aprofundar nos usos desses tecidos, que vão desde a alfaiataria ao cobertor.

 

O Que É Microfibra?

O que é microfibra e onde é utilizada?

Hoje são várias as opções de produtos no mercado que levam em sua composição a microfibra. Por ser de origem sintética, ela foi desenvolvida em laboratório, e é altamente comercializada, tendo também um preço acessível. A seguir, veremos alguns produtos que mais se utilizam desse tecido.

• Mantas:

Quem nunca dormiu com uma manta de microfibra, ainda não sabe o que é conforto. Indicadas para os dias mais frios, essas mantas aquecem ao mesmo tempo, em que absorvem a transpiração.

Por ser um material hipoalergênico, é também muito utilizado para confecção de mantas para bebês e crianças, sendo um dos poucos do mercado que atende essa categoria.

• Panos de microfibra

Aqui vemos o quão versátil é esse material. Por ter a vantagem de rápida absorção de umidade, é também utilizada como tecido principal em produtos para limpeza.

• Peças intimas

Nos climas mais frios, essas peças são bem populares. Usados principalmente na produção de sutiãs, a microfibra combinada com elastano proporciona um caimento super confortável.

• Alfaiataria

A microfibra é também utilizada nas peças dos trajes mais tradicionais da alfaiataria, como blazers e paletós.
As vantagens da microfibra

Agora que você já sabe o que é a microfibra, vamos listar algumas de suas vantagens, como por exemplo:

• Hipoalergênica

Essa é uma das maiores vantagens da microfibra, sendo uma das poucas opções do mercado que atende aos alérgicos e pessoas sensíveis.

• Confortável

Não é atoa que esse tecido se popularizou no mundo, a microfibra traz uma experiência única quando o quesito é conforto

• Versatilidade

É um tecido que pode ser usado em diferentes produtos

• Não precisa passar!

Sim, é isso mesmo. A microfibra não amassa.

As desvantagens

Como vimos acima, são muitas as vantagens da utilização desse tecido, mas assim como todo tecido, tem seus contras, que também devem ser considerados. Por isso é importante saber além do o que é a microfibra.

Abaixo, vamos listar alguns exemplos das desvantagens desse tecido

• Durabilidade:

Por ser de origem sintética, a microfibra tem uma durabilidade reduzida, podendo perder a qualidade conforme o uso e exposição a umidade.

• Retenção de calor.

Os produtos que utilizam o tecido de poliéster, são mais abafados, pois a respiração é dificultada por esse material

• Pode acumular bolinhas

Dependendo do tempo de utilização e da forma de armazenamento, esse tecido tem a tendência de acumular bolinhas, o que pode também interferir na qualidade e confortabilidade do produto.

 

Vale a pena?

Como vimos acima, além de descobrirmos o que é a microfibra, aprendemos que é extremamente versátil, que é utilizado nas altas costuras da alfaiataria tradicional, até panos para limpar o chão.

O custo desse tecido também é um atrativo a ser levado em consideração, já que é acessível e fácil de se encontrar e se utilizar para diferentes confecções.

Se você quer encontrar esse e outros vários tecidos para alfaiataria, visite o site da Maximus Tecidos, e conheça as várias opções oferecidas com um preço justo!

Você gostou de aprender o que é a microfibra e como utilizá-la? Não deixe também de ler nossos outros artigos.

Assuntos Relacionados

Comentários

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *