O que é renda artesanal?


8
8 points

A renda é um tecido muito versátil. Possui suas variações, cores, tecidos da linha de muitas formas diferentes. Mas existe uma característica que torna a renda muito especial. Você sabe o que é renda artesanal?

Provavelmente você já se deparou com um tecido de renda produzido artesanalmente. Conhecer melhor os tecidos é muito importante para darmos o devido valor à sua confecção e história.

Por isso a seguir você verá mais sobre a renda e como esse tecido é produzido.

O que é renda artesanal e como é confeccionada

A renda possui origem no artesanato. É considerada uma arte histórica, passada de geração em geração em diversas famílias.

Mais que um simples tecido que acompanha algum look por aí, a renda tem história e diversas mãos que trabalham por trás do tecido pronto.

A renda renascença é um exemplo de renda exclusivamente artesanal. Sua confecção é feita por rendeiras que aprenderam a técnica e a passam adiante em suas comunidade e famílias.

A renda , especificamente a renascença, é muito forte no Nordeste do Brasil. Existem diversas famílias que tiram seu sustento produzindo as rendas artesanais.

A renda teve sua origem na Europa e hoje em dia as rendeiras do Nordeste exportam suas rendas para diversos países ao redor do mundo. É um ciclo que o tecido percorre até chegar em sua forma final.

Há diversos tipos de pontos, linhas, desenhos, apoios para produzir a renda artesanal. Quando falamos sobre o que é renda não podemos nos esquecer de todo o caminho que o tecido percorre.

A carga histórica e cultural torna o tecido ainda mais especial e com um charme único.

A importância da renda artesanal

Ao adquirir uma renda é ótimo que se saiba o que antecedeu o caimento final da peça. A renda artesanal fazia parte de uma indústria de confecções caseiras que hoje em dia não é tão forte.

A industrialização, a valorização de outros tecidos provou uma queda nessas pequenas produções que abasteciam diversos locais de venda de tecidos no Brasil.

Contudo, isso não significa o fim da renda. Muito pelo contrário. A renda artesanal ainda movimenta diversas famílias que sobrevivem de rendar.

E graças a tradição da renda artesanal, ainda é possível usufruir de toda elegância desse tecido.

Vestir uma renda é uma prova de muito bom gosto pela sofisticação. Além de manter uma produção tão importante, em funcionamento.

A indústria da moda se apropriou da renda artesanal e a incorporou em desfiles e roupas de grifes, dando mais visibilidade ao trabalho das rendeiras.

Como usar a renda artesanal

Diversas peças são produzidas com a renda artesanal:

  • Vestidos
  • Casacos
  • Mantas
  • Sobreposições
  • Saia
  • Acessórios
  • Vestidos de noiva

Depois que você descobre o que é renda fica difícil não querer pelo menos uma dessas peças pra compor os look no guarda-roupas.

A renda artesanal tem menos variações de cores do que os outros tipos de renda, porém sem perder a elegância. O branco básico é sua principal cor e as cores escuras passam a ser produzidas posteriormente.

Ao usar uma roupa de renda artesanal saiba que estará vestindo uma peça cheia de história, simplicidade, técnica e sofisticação. Tudo isso em uma mesma composição! A renda é pra lá de especial.

Valorizando o tecido

Agora que você já sabe o que é renda artesanal, é possível ampliar seu conhecimento sobre o mundo das rendas. Tanta coisa escondida por trás desses fios entrelaçados não é?

Confira aqui um post sobre os quatro principais tipos de rendas!

Confira todas as opções de renda no site da Maximus Tecidos aqui!


Gostou? Compartilhe com seus amigos!

8
8 points

O que você achou desse post?

Não Gostei Não Gostei
0
Não Gostei
Confuso Confuso
0
Confuso
Engraçado Engraçado
0
Engraçado
Amei Amei
14
Amei
Incrível Incrível
1
Incrível
O Melhor O Melhor
0
O Melhor
Maximus Tecidos

A Maximus Tecidos é conhecida por ser a maior loja online de tecidos do Brasil, cujo propósito é resgatar o hábito de costurar. Este propósito se cumpre através da venda de tecidos e produtos de modelagem e desenho online, com um preço justo e acessível para chegar em todos os lugares do Brasil. E com o patrocínio da produção de conteúdo de moda gratuito na internet. Além da loja online com entrega em todo Brasil, temos lojas físicas em Toledo e Cascavel no Paraná. https://www.maximustecidos.com.br/

2 Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escolha um formato
Postagem
Compartilhe imagens com textos do seu trabalho.
Vídeo
Compartilhe o vídeo do seu trabalho.
Imagem
Compartilhe o recebimento do seu tecido ou suas criações.